segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SPA RACE TAXI, A KOMBI DOS INFERNOS...



A exemplo do Nürburgring, no circuito belga de  Spa-Francorchamps existe um racing taxi, um veiculo de aluguel onde você pode andar na pista em velocidades de corrida conduzido por um piloto experiente. Normalmente o cara, como só acelera ali, conhece a pista como a palma de sua mão, a exemplo da linda moça que faz isso em Nürburgring, da qual não me lembro o nome...

Só que eles são belgas e diferentes: fizeram uma Kombi infernal, com 400 cv pendurados ao rabinho.... O desatino mecânico começou com um Porsche 911 capotado, doador do trem de força. A plataforma é de uma Kombi que não tivemos aqui, a Wasserboxer, motor de quatro cilindros contrapostos de dois litros refrigerado a água.


A grande vantagem é a suspensão de Variantão, com  braço semiarrastado atrás, não semieixos oscilantes como se vê nas fotos. Claro que de Kombi mesmo sobrou uma casca de lata alargada pra caber direito em cima das rodas e caixa de 911, bem mais largas que as da Kombi doadora. Esta matéria é uma homenagem às almas torturadas que montam AP dois-litros em velhas Kombi diesel: 170 km/h...


O resultado é um sonho para quem, como eu, tem mais de meio milhão de km em Kombi, com diploma de Kombinauta. Quem diz que Kombi não faz curva não sabe o que fala nem sabe dominar um carro de equilíbrio instável, meio motocicleta... Tem que ter nervos de aço, ouvido interno muito bom a dar equilíbrio mas dá trabalho a muita gente boa. O melhor utilitário de sua época e uma emoção só de tocar rápido...Depois do vídeo estão as fotos da construção da doideira sobre rodas. Divirta-se!


















5 comentários:

Alexandre Zamariolli disse...

Mahar,
O nome da garota do 'Ring é Sabine Schmidt. É uma simpatia e anda horrores.

Anônimo disse...

Minha 2012 está chegando Mestre; depois de alguns milhares de kms,vou escrever o teste dela para saber a quantas anda a "nova geração" da velha senhora.

Mister Fórmula Finesse

Sallorenzo Luz Imagem disse...

Quando dirigi uma Kombi zerinho (anos 80) senti um prazer grande. Visibilidade, manobrabilidade e até umas esticadas gostosas.
Nessa época montava exposições fotográficas promocionais para um plano de saúde. Um final de tarde voltando de Niteroi, sozinho, Kombi vazia, sem bancos, e entrando uma forte frente fria, senti decolar no vão central da ponte. Sensação horrível! Ela "levantava" e "baixava"(juro!), traumatizante!

Wilson disse...

Inferno????
Então todo Porsche que morre vai para o inferno??? No inferno tem Nurburgring e Spa-francorchamps e ainda a Sabine Shimidt está lá.
Quero o endereço do inferno!!!!!
Wilson

Unknown disse...

Tenho uma 87. mesmo sem entender quase nada de mecânica eu mesmo rebaixei e coloquei rodas 17.
Praticamente vc não precisa de mecânico kkk