Saiu no AUTOentusiastas, texto de Bob Sharp:
Esse post foi sugestão do leitor Daniel Shimomoto de Araújo. Como o próprio título diz, trata-se de modificações efetuadas nas oficinas ou recomendações sem o devido respaldo técnico que acabam por prejudicar de alguma maneira o funcionameno do veículo ou levar o proprietário a gastar mais com manutenção.
- Há dias o leitor mandou o link no qual era oferecida adaptação do carburador Solex-Brosol H30 PIC de Fusca no coletor de admissão do motor VW AP 1,6, 1,8 e 2 litros. Na foto vê-se ainda que a cuba de nível constante está voltada para o lado esquerdo e não para frente, como manda a técnica.
- Motor superaquecendo? Tirar a válvula termostática resolve, opinam alguns mecânicos, pois ela só atrapalha. O resultado é a fase de aquecimento do motor demorar muito mais e numa descida de serra o motor esfriar muito. A consequência mais imediata é mais consumo de combustível.
- Essa é bem antiga, do tempo do DKW-Vemag. O sistema de arrefecimento era pressurizado, a 1 bar, como em todos os carros do seu tempo. Muitos mecânicos, inclusive de concessionárias, faziam o sistema passar a funcionar sem pressão removendo a pequena válvula de retorno existente na tampa do radiador, dizendo que o motor funcionava mais frio. Os benefícios da pressão são elevar a temperatura de ebulição da água (130 °C com 1 bar) e aumentar a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura da água, ou seja, retira-se mais calor de onde interessa, do motor.
- "Não precisa pôr tanto aditivo na água do radiador, isso é mais para os países frios, para a água não congelar" - e não se observa a proporção recomendada pelo fabricante, muitas vezes 50-50% em sistemas de 6 a 8 litros.
- Barra compensadora da suspensão traseira do Fusca e derivados: só serve para ocasionar barulho e gastar as borrachas de batente da barra. Melhor tirar, aconselham. E o carro passa a sair mais de traseira.
- "A melhor coisa para diminuir a saída de traseira do seu Fusca é colocar uma barra estabilizadora na suspensão traseira", era comum essa recomandação nos anos 1960 e 1970. Só que a barra aumenta a saída de traseira em vez de diminuir.
- Nos carros mais rodados, quando o compressor do ar-condicionado estraga definitivamente, não comprime mais o gás refrigerante, aconselham a retirar o compressor, pois ele faz gastar mais combustível mesmo sem desempenhar seu papel ou desligado.
- A fábrica recomenda o trocar o óleo a cada 15.000 km. "Não faça isso", muitos dizem, "o óleo fica fino muito antes disso e acaba prejudicando o motor. Troque a cada 5.000 km".
- A presença do "Jaques" - o famoso "já que...". Se a embreagem gasta, recomendam trocar o kit - disco, platô e rolamento - quando só o disco bastaria. "Já que desmontou a embreagem, é bom trocar tudo". E tome despesa para o dono do carro.
- As tais trocas "preventivas", uma já falamos bastante aqui: a o do rolamento do tensionador da correia dentada, que resula na troca do tensionador.
- "Não precisa do catalisador, a genta abre ele, tira o o miolo, carro funciona igual". Só que toda a calibração do motor, que leva em conta a contrapressão do sistema de escapamento com o catalisador, altera-se, normalmente aumentando o consumo de combustível. Fora que o carro não passa na inspeção anual.
- "Não precisa usar porca nova, não, pode ficar a mesma" - referente à porca do cubo de roda dianteira da maioria dos carros de tração dianteira. Essas porcas têm uma deformação específica para, na hora da montagem e aperto, frenarem-se na ponta de eixo. Ou então é amassada no colar, por meio de punção, no rasgo existente para esse fim na própria ponta de eixo. Desmontou, porca nova.
- O Fiat 147 trouxe uma inovação, o corretor de frenagem traseira sensível à carga a bordo, que evita o travamento das rodas traseiras estando o carro só com o motorista. Muitas vezes a peça apresentava vazamento de fluido hidráulico e era sumariamente eliminada do circuito traseiro em vez de ser substituída. Numa freada mais forte as rodas traseiras bloqueam-se sem o corretor.
O "dá-se um jeito" tem mesmo limites.
Um comentário:
Solex-Brosol H30 PIC de Fusca no coletor de admissão do motor VW AP 1,6, 1,8 e 2 litros.
Uma baita de uma barbaridade, o rendimento deve ficar um M...
abs
Helio
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