domingo, 7 de agosto de 2011

OS RECORDES DO GORDINI...50 ANOS



Quando lançou os primeiros Gordini brasileiros, a Willys fez um contrato que não lhe permitia modificar muito o carro, e assim adaptá-lo ao piso maldito do Brasil dequeles tempos. Imagine o leitor, se hoje não é lá essas coca-colas todas, em 1961 então... O resultado foi um apelido cruel: "Leite Glória", o leite em pó instantâneo que era a grande novidade da epóca: desmancha sem bater...

A Willys então bolou um truque de RP: recapear perfeitamente o anel externo de Interlagos, bater múltiplos recordes internacionais de endurance em autódromo e mostrar a "resistência" do produto, já que o problema era a famosa suspensão AEROSTABLE.

Já o Gordini IV de 1968 era outra coisa... A mesma história do Dodginho 1800, um carro legal lançado sem a necessária validação para o ambiente tupiniquim.
Como na dualidade do setor de carros brasileiros maiores, o Aero-Willys 2600 e o Simca Chambord, o Gordini andava mais que o Fusquinha 1200, era mais emocionante de dirigir mas quebrava muito, principalmente a suspensão, que só foi modificada bem mais tarde.

Aí vai o filme de promoção do evento em que, justiça seja feita, a Willys botou para quebrar em termos de esforço, energia e investimento, quebrando um monte de recordes internacionais além do objetivo inicial: o de menor tempo para realizar os 50.000 quilômetros. Os tempos eram outros, nos quais a indústria automobilistica brasileira era uma pálida semente do gigante que é hoje, a sexta do mundo. Ali  mostrou o que viria a ser: como dizia o samba de Assis Valente, chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor...

Filme P/B achado pelo inimitável cearense Roberto Costa, testemunha ocular da história toda....Quase 100 anos de experiência... O Blog dele está aqui:
http://robertopcosta.blogspot.com/2011/08/50000km-gordini-em-interlagos-1964wmv.html

Artes por Dan Palatnik, o mago dos pincéis automobilísticos. Visitem o site dele:  http://www.palat.com.br/





4 comentários:

Dan Palatnik disse...

Obrigado pelo destaque, Mestre!

Pedro Watson disse...

Mahar,
Só uma ressalva: em 1967 era Gordini III; o IV foi o último, em 1968.

André Lemes disse...

Eu não sabia desse video,Muito Legal,não creio que a suspensão dava tanto problema assim.Com certeza podia quebrar,mas não muito..Acho que o brasileiro não gosta de carro bom,Lada,Alfa Romeo,Mercedes,qualquer carro bom é ruim na opinião do povo,e o fusca sempre sera o melhor carro do mundo rsrsrsr.Um fenomeno parcecido com a venda do fusca é a venda do Camaro,é inacreditavel a quantidade de Camaros que se ve nas ruas,acho que nunca foram vendidos tantos esportivos de um determinado modelo especifico quanto esses Camaros.Valew!

Unknown disse...

nossa que saudade de crianca meu pai teve o gordini e o dolfini, eles eram lindos
mas infelizmente quebrava muito, e esquentava demais.
quem me dera se eu tivesse um hoje adoraria.