sábado, 20 de agosto de 2011

CHEVY 100: CEM MILHOES DE V8 SMALL BLOCKS

O MOTOR ORIGINAL DE 1955

Além de ser o aniversário dos 100 anos da Chevrolet, em 2011 acontece um outro marco histórico da Gravatinha: A Chevrolet espera fabricar o Small Block V8 # 100 MILHÕES. Eles ainda não sabem qual motor vcai ser das variantes fabricadas, nem o que vçao fazer dele. Um porta voz da GM disse que deve ser um motor LS6 de Corvette e pode ser leiloado para caridade ou ir para o museu da GM. Deve saIr da linha de produção em algum dia de Dezembro deste ano.

CORVETTE 1955
O assim chamado Boco Pequeno veio ao mundo em 1955, projetado e desenvolvido porEdward "Ed" Cole, o Engenheiro Chefe da Chevrolet, depois manager da marca e Presidente da GM. O V8 265 pol³ tinha 4.346 cm³ e 160 cv com carburação simples de dois corpos ou 180 com quatro bocas e escape duplo. Veio ao mundo para oferecer uma alternativa moderna aos velhos confiáveis mas pesados e lerdos Stovebolt Six, verdadeiras âncoras de porta aviões: inclusive tive um deles no Mahalet, um 261 de 4300 cm³ e 149 cv fabricado no Brasil em 1966 parra o caminhão Chevrolet 6503.

SMALL BLOCK ATUAL, O 346
 Projetados em 1937, pesava 1uase 400 quilos, cem a mais do que o Small Block. Ainda por cima o novo motor tinha curso curto para girar mais e taxa de compressão bem maior, utilizando com vantagens  de maior potencia e menor consumo as novas gasolinas de mais elevada octanagem  chegando aos postos naquela época.

O VELHO, PESADO E AMADO STOVEBOLT
Cole não poda imaginar nunca que seu filho dileto e suas caracteristicas básicas como o Vê do bloco de 90 graus, a distancia entre centros de cilindros de 111,76 mm ou 4,4 polegadas e o trem de válvulas por varetas e balancins sem árvore de articulação iria sobreviver por 56 anos e ser conhecidas por small block, SBC V8 ou Mouse Motor.

CHEVROLET D5  V8 BABY GRAND 1918

Desde então a obra de Cole evoluiu em variadas gerações de motores GM -  A GM diz até que o motor supercomprimido de 638 CV do Corvette ZR1 é seu parente, naturalmente muito evoluído: 56 anos de trabalho na prancheta...


O V8 1918 DE 4,4 LITROS

A versatilidade do motor, que tanto servia para mover caminhhões como carros esportivos, leve e forte. o fêz o motor da América e dos amantes de mexer e embrabar carros país afora. Foram instalados em ventiladores, lanchas, picapes, Opels ( outra história... ), Corvettes, enormes e pesados Impalas. Um motor onipresente...

O FALCONER V12 DE 800 CV E 60.000 DÓLARES

Uma coisa que pouca gente sabe é que o Small Block não foi o primeiro V8 da marca. Em 1918, quando a GM não sabia ainda muito bem o que fazer com a gravatinha, foi lançado um carro caro chamado de D5 ou Baby Grand. Tinha 4.400 cm³ e 60 cavalos. Vendeu menos de 100 carros e saiu de linha, substituído por carros mais populares.

O PACKARD TWELVE MODERNO NO QUAL O V12 FOI USADO

Fácil de manter e modificar, toda uma industria crescei à sua sombra, chegando a  a existirem motores sem peça nenhuma GM, Tudo feito por fornecedores alheios à GM. Um deles, talvez o mais interessante, foi Ryan Falconer. Da arquiterura básica  do Small Block derivou um V12  todo em alumínio de 9.840 cm³, quase DEZ litros, e 800 CV/100 kgmf de torque na versão "mansa"...

U V12 Falconer:

http://falconerengines.com/main.php



O motor de verdade



A miniatura,  que funciona em ciclo dois tempos:


 

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