OS ANÉIS VEDAM ENCAIXADOS NAS ... |
Anéis para mais economia e menos emissões
Federal-Mogul Corporation desenvolveu um novo revestimento de anéis de pistão que leva a motores mais energeticamente eficientes, que reduz atrito nos anéis de até 20% em relação a nitreto ou outros revestimentos comumente usados e patenteou sob o nome CargoGlide. Sua alta resistência a desgaste se manterá durante toda a vida operacional do motor – mesmo os da mais recente geração, com turbocompressor e injeção direta. Devido à sua alta estabilidade química e física, o revestimento protegerá a superfície do cilindro contra riscos e arranhões.
Seu coeficiente de atrito é baixíssimo e sua vida útil muito longa, ambos advindos de sua microestrutura de multi-camadas, da composição de carbono em forma de diamante, além de hidrogênio e tungstênio, e de sua espessura de 10 microns, mais de três vezes a de revestimentos atuais. Um processo avançado baseado na combinação de Deposição Física por Vapor e na Deposição Química Assistida a Plasma possibilita a aplicação CarboGlide. O revestimento foi desenvolvido em Burscheid, na Alemanha, um dos 18 centros técnicos da companhia, todos trabalhando em rede.
N. da R.: Correndo perigo de estender as sábias palavras de meu Mestre, esclareço que em um motor mais de 30% da energia produzida é gasta em vencer os atritos internos entre as partes deslizantes e rotativas. Por isso o motor de dois tempos rende muito mais potência: não tem um monte de coisas se esfregando e jogando fora combustível. São os comandos de válvulas, as bronzinas, casquilhos e retentores que roçam uns nos outros e no virabrequim e gastam a potência, Um dos piores desperdícios é o sistema de vedação dos cilindros, em que os anéis roçam com força contra a parede dos cilindros para vedar e permitir a indispensável compressão, sem o que o motor não funciona a contento. Mais ainda agora, quando os motores de qualquer carro tem mais de 10:1 de taxa, os anéis são vitais. Com esse revestimento, eles ao mesmo tempo que vedam a câmara de combustão, deslizam com mais facilidade; um achado genial da engenharia automobilística.
http://www.cargaetransporte.com.br/index.php?pagina=tech_by_mail.php?id=1871
DENTRO DOS CILINDROS; |
http://www.cargaetransporte.com.br/index.php?pagina=tech_by_mail.php?id=1871
3 comentários:
Ansioso pra ver uma comparação entre um motor com anéis comuns e esses novos.
não tem nada haver com o post em questão mas talvez o amigo goste de ver uns stukas em ação.
http://www.youtube.com/watch?v=YufX9ouHIRU&feature=related
abs
Helio Mendonça
A parada das perdas é ainda pior :
Uma máquina térmica tal como os "nossos" motores ciclo Otto, tem seu rendimento na ordem de 30 e poucos porcento. Ou seja, da energia total produzida na explosão, somente uma terça parte vai ser aproveitada como energia mecânica, sendo que outros terços são "dissipados" sob a forma de calor, um deles no radiador, e outro no escapamento, isso pelo fato de nossas ligas metálicas serem ainda incapazes de lidar com temperaturas mais altas sem fundir... quando fizermos motores cerâmicos, quem sabe ?
Então, dessa energia mecânica restante, parte é perdida devido aos atritos...
Postar um comentário