terça-feira, 30 de agosto de 2011

CHEVY 100: INACREDITÁVEL OPALA COM 127 KM RODADOS...

Há quem diga que isso é historinha de internet pra boi dormir, mas o carro é muito inteiro e não parece restaurado. Repare no estepe original Campeão Supremo diagonal, nos bancos, pedais, o interior do capô e o vão do motor, o rádio, o painel. Tudo perfeito. Só que esse Comodoro 4100 1979 é um autoimóvel, se andar estraga. Uma escultura, um pedaço do tempo preservado.






















13 comentários:

Anônimo disse...

Que sonho de carro!
Vendo a carroceria dessa forma, íntegra e impecável, realmente parece que os veículos antigos tinham mais esmero na produção que os atuais.

Dorso

Anônimo disse...

Meu ex-chefe tem um coupe SS 1977 com 300km rodados, herdou do falecido pai, um militar da marinha. Esta num galpão em MG na fazenda dele.

Anônimo disse...

Mestre Mahar, realmente esse Comodoro 79 me fez viajar no tempo, se não me falha a memória, essa cor chamava bege areia. Agora, uma dúvida, essas rodas da foto são mesmo originais?

Anônimo disse...

Senti o cheiro ... (literalmente).
Walkyr

FVG disse...

Mestre Mahar
Não resta dúvida quanto ao excelente estado de conservação do Opalão aí, mas, observando com bastante paciência as fotos, vários detalhes mostram que o carro pode ter rodado (bem) mais que 127 quilometros.
Mas uma dúvida me ficou na cabeça e tenho certeza de que você pode me dar a resposta: Esse painel, com velocímetro e conta-giros com escala até 200 km/h e 7000 rpm respectivamente não era da versão 250-S? O motor 250-S não era pintado de vermelho? Alguma coisa não bate aí ou esses trinta e dois anos afetaram seriamente minha memória.

Anônimo disse...

Bem FVG.

Esse painel era oferecido a todos os Opalas com 6 cilindros. Já o 250-S era a versão mais "picante" do 6 cilindros convencional...

Eurico Jr. disse...

Notem o desgaste no botão do limpador de pára-brisa. Bem suspeito para um carro com alegados 127 km rodados.

José Rezende - Mahar disse...

a RODA E O PNEU ORIGINAL ERAM IFUAIS AOS QUE ESTÃO NO ESTEPE

RUANN MACHADO disse...

Amigos essas rodas são de santa Matilde, Sei pois meu pai teve um comodoro lasvegas que colocamos essas rodas !

Alexandre Zamariolli disse...

FVG,
Sua memória vai muito bem, obrigado. Esse painel era mesmo dos Opalas 250-S (equipamento padrão da versão SS-6), e, neste caso, o motor era vermelho.
Ruann Bronson,
Isso aí. Essas rodas são do Santa Matilde de segunda geração (1985 em diante), com aro 15". Em relação às rodas do Omega, frequente - e indevidamente - usadas nos Opalas, ela tem a vantagem de manter a furação original, ou seja, 5 x 114 mm (as rodas do Omega, que usam 5 x 110 mm, só servem no Opala reposicionando os prisioneiros das rodas ou entortando-os).
E, pelas fotos, o carro em questão é de 1978. Dicas:
- os encostos de cabeça nos bancos são arredondados (retangulares no 79);
- o freio de estacionamento, do tipo "cabo de guarda-chuva" (no 79, a alavanca do freio foi montada sobre o console central);
- retrovisores externos redondos (o 79 adotou o modelo retangular do Chevette);
- logotipos "4100" nos para-lamas dianteiros, suprimidos a partir do ano-modelo 79.

Anônimo disse...

Bem, nao sei se eu sou "muito confiavel" a respeito, pois meu pai teve uma CARAVAN e nao um opala, mas vou colocar minha opiniao:

A Caravan do meu pai era marron metalica, 6cc, motor vermelho, com ar de fabrica e sem DH, entao completa de fabrica! Ele foi o segundo dono dela, tendo-a adquirida com 5 anos de uso, era de garagem, pois o dono so a tirava de la para viagens, fora isso utilizava o fusca dele, dessa forma, ela tinha alta quilometragem, porem estava conservaddissima!. Ficamos com ela ate 1990, lembro-me como se fosse ontem d termos "zerado" seu hodometro em uma viagem do Rio para minas, em plena Serra, e ainda rodamos mais 1.000Km antes de vende-la em 1990. A priori, deviamos ter feito o motor dela, mas o mecanico da concessionaria (sim Meu Pai so levava suas Caravans la!), disse q ele esava inteiro, so regulou os tuchos e disse q ainda rodava muito....

Por isso nao acredito em sua originalidade......

Bem entao vamos as diferencas:

1-Os bancos nao eram esses, mas como a GM parece q tinha um banco dif para cada modelo, nao considero;
2-Os arcos do velocimetro, contagiros e ate os "arrebites" de plastico que prendiam as tampas laterias do portamalas eram marrons;
3-O console nao era esse modelo e tinha um reloginho nele;
4-O q mais me suspreendeu: O freio de mao era no assoalho e nao abaixo do painel, esse tipo foi "deixado" de lado a partir dos modelos 77/78 se nao me engano (meu Pai teve outra caravan 75 q era assim);
5-Nem o painel e nem as portas tinham "detalhes" imitando madeira (a 75 tinha);
6-O escapamento e as rodas nao são originais;
7-O carpete do portamalas sim eh realmente original, o nosso er exatamente como esse: Notem o acabamento das beiradas, nao se ve mais isso...;

E para finalizar..... Para um carro com "ditos" 127Km rodados... a pintura do botao do limpador de parabrisas esta meio gastadinho, pois nao?

Anônimo disse...

Complementando o meu post anterior.....

Nao acredito na originalidade do Opala!

E o 4100 so foi abolido dos paralamas do ano/modelo 79/80, alguns 79 ainda sairam de fabrica com ele.

Nao falei nada sobre o hodometro pq sei q havia diferenca entre o 6cc "manso" e o 250s, q era a nossa.

E a informação do FVG sobre os bancos esta corretissima: a da nossa eram retangulares.

Alexandre Zamariolli disse...

Correção: a segunda geração do Santa Matilde saiu em 1983.