domingo, 29 de novembro de 2015

RAM 2016


Completando 10 anos no mercado brasileiro, a RAM traz a Laramie 2500 com motor Cummins recalibrado e rendendo 20cv e 20kgfm a mais que a versão anterior!

São seis cilindros em linha, 24 válvulas, 6,7 litros, 330cv e 104kgfm que fizeram a capacidade de reboque aumentar 2250kg e chegar em 7750kg (atingindo a sua capacidade máxima com o kit de engate da Mopar). Trabalhando em conjunto com esse “motorzinho” temos um câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na alavanca, e Tow/Haul, que evita trocas de marchas desnecessárias com a picape carregada ou usando o engate. A direção é hidráulica, de pinhão e cremalheira, com respostas mais do que adequadas à proposta da picape.


A tração pode ser traseira, 4x4 ou 4x4 reduzida. O sistema de freio motor, Diesel-Exhaust Brake, é um recurso ótimo para quando a RAM está com muita carga ou rebocando pois preserva os discos ventilados nas quatro rodas. A suspensão traseira, que trocou os feixes de molas longitudinais por uma arquitetura three-link com braço arrastado e molas helicoidais. Na frente, a estrutura é semelhante, mas com cinco pontos de suporte (five-link).

Sobre estética e conforto: rodas 18 polegadas, sensor crepuscular, faróis com projetores tipo canhão, lanternas traseiras retocadas e opção de pintura em dois tons – a parte inferior prata e o restante da carroceria com outra cor (opções: Vermelho Flame, Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel, Preto, Azul True, Verde Black Forest e Branco – ah, não tem acréscimo de preço em nenhuma das cores!).


No interior a novidade é o couro marrom, Castanho Canyon, o console central (com central multimídia, entradas USB, de cartão SD, auxiliar P2 e tomada 12V) e um porta objetos proporcional à picape (dividido em dois compartimentos pra que você não precise chamar a SWAT pra encontrar as suas chaves).


Ainda no interior da Laramie, para facilitar a vida do motorista temos um quadro de instrumentos em uma tela colorida de 7 polegadas que informa desde a temperatura externa até o percentual de vida útil do filtro de combustível, passando por manômetro de óleo e voltímetro, e com mostradores virtuais, como da pressão do turbo compressor Já na tela de 8,4 polegadas fica o sistema multimídia Uconnect, GPS, configurações do veículo – como câmera de ré e sistema de iluminação externa e interna – e recursos como ventilação dos bancos dianteiros e ajuste elétrico (duas memórias para o do motorista). A RAM ainda conta com aquecimentos de todos os bancos e um conjunto de áudio da marca Alpine com nove alto-falantes (incluindo dois no teto) e um subwoofer.



No quesito tranquilidade do mundo ao redor, a RAM 2500 Laramie traz sensores de estacionamento dianteiros (pra trabalhar em conjunto com a câmera de ré e ajudar a manobrar o pequeno caminhão) e, para a alegria dos ocupantes, ela tem chave de presença com a função Keyless Enter & Go que, além de destravar as portas ao puxar a maçaneta e ligar o carro por um botão no painel, dá partida remotamente e com isso é possível deixar a cabine com uma temperatura mais agradável, no frio ou calor, desde que o ar condicionado tenha ficado na temperatura desejada na saída anterior da picape. E mesmo com a ignição acionada remotamente (até 100m de distância) as portas continuam travadas.


A caçamba da Laramie agora oferece dois compartimentos fechados nas laterais, as Ram Box, com 132l de capacidade cada e com fechadura (que podem ser travadas e destravadas junto com as portas) e dreno, possibilitando o transporte de carnes ou bebidas envoltas em gelo e facilitando a limpeza dos compartimentos. A Ram também traz gavetas removíveis embutidas na parte traseira do assoalho interno, sob o tapete. Outro porta-objetos fica sob o assento traseiro, que é bipartido (60/40) e pode ser levantado, mostrando mais um recurso da Ram 2500 Laramie 2016: um sistema de placas dobráveis que nivelam o assoalho atrás dos bancos dianteiros, otimizando o transporte de cargas dentro da cabine.



No quesito segurança a RAM possui seis airbags (dois frontais de múltiplos estágios, dois laterais e dois de cortina), que totalizam oito pontos de proteção, ABS e ESC.



VERSÕES
Laramie Crew Cab 6.7 Cummins ® Turbodiesel AT6 4x4

Número de portas: 4 | Número de lugares: 5

MOTOR
6.7 24V Cummins ® Turbodiesel

características

Número de cilindros
6 em linha

Posição
Longitudinal, motor dianteiro

Cilindrada total
6.690,0 cm³

Diâmetro x Curso
107 x 124 mm

Taxa de compressão
16,2:1

performance
Combustível: Diesel S10

Potência máxima ABNT
330 cv a 2.800 rpm

Torque máximo ABNT
104 kgfm a 1.600 rpm

distribuição
4 válvulas por cilindro

alimentação
Injeção eletrônica a alta pressão common rail

TRANSMISSÃO
tração 4x2 traseira; 4x4; Neutro; 4x4 reduzida

embreagem
Embreagem auto ajustável, com 318 mm de diâmetro

câmbio

Número de marchas
6 à frente e uma à ré

Descrição do Câmbio
Câmbio FCA 66RFE automático de 6 marchas com 3 conjuntos de planetárias, controle eletrônico e bloqueio do conversor de torque

Relações de marcha

3,230

1,840

1,410

1,000

0,820

0,630

4,440

diferencial


Posição
Diferenciais de deslizamento limitado disponíveis. Diferenciais abertos disponíveis.

Grupo de redução
NV273, uso temporário, comando elétrico

Relação de redução
2,640:1

FREIOS
Comando Hydro-boost

rodas anteriores

Sistema
A disco ventilado, com pinça pin-slider e pistão duplo com ABS para cada roda. Controles EBD e BAS.

Diâmetro x espessura do disco
359 x 39 mm

rodas posteriores

Sistema
a disco ventilado, com pinça pin-slider e pistão duplo com ABS para cada roda

Diâmetro x espessura do disco
358 x 34 mm

Correção de Frenagem
Correção eletrônica

Freio de estacionamento
Hidro acionado

DIREÇÃO

Sistema
com pinhão e cremalheira com assistência hidráulica

Coluna de direção
articulada com juntas universais com regulagem de altura e profundidade

Diâmetro mínimo de giro
10,84 m

Diâmetro de giro
13,38 metros

SUSPENSÕES

dianteira


Tipo
Five-link com braço arrastado, molas helicoidais

barra estabilizadora e eixo rígido

Amortecedores
Tubo duplo Magnetti

traseira
Three-link com braço arrastado, molas helicoidais

Tipo
barra estabilizadora e eixo rígido

Amortecedores
Tubo duplo Magnetti

RODAS
18" em alumínio polido

PNEUS
275 / 70 R18

MEDIDAS

externas
Comprimento
6030 mm

Largura da carroceria
2009 mm

Largura entre retrovisores
2019 mm

Altura
1974 mm

Distância entre eixos
3797 mm

Bitola dianteira
1735 mm

Bitola traseira
1732 mm

internas


caçamba


Capacidade (litros)
1.240

Comprimento
1900 mm

Largura
1300 mm

Altura
500 mm

Ram Box ®


Capacidade (litros)
132 (cada Ram Box)

Comprimento
1540 mm

Largura
250 mm

RESERVATÓRIOS


Tanque de combustível
117 litros

Óleo do motor
11,3 litros

Sistema de Arrefecimento
28 litros

PESOS
total (Kg)

Peso em ordem de marcha
3410

Capacidade de carga útil (kg)
1.030

Carga máxima rebocável (Kg)
7.750

Peso Bruto Total - PBT (kg)
4.536

Relação peso / potência (Diesel S10)
13,75 Kg/CV (carregado)
10,33 Kg/CV (sem carga)

ÂNGULOS / ALTURA LIVRE


Ângulo de ataque
21,8°

Ângulo de saída
27,0°

Ângulo de Rampa
18,2°

Altura livre do solo entre os eixos
188 mm


A Ram 2500 Laramie é importada da fábrica de Saltillo, no México, tem preço sugerido de R$ 249.900, sem frete, conta com garantia de 3 anos e é necessário ter habilitação C para dirigi-la. Você pode compra-la em um dos 48 pontos de venda no país.