quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
DE CARRO POR AÍ COM O NASSER
De
olho em Genebra
83ª. edição do Salão
Internacional de Genebra, país de pontual indústria automobilística, mas
referência anual para a Europa. Esperados 10 mil jornalistas e 700 mil
visitantes, metade estrangeira, verão nos 110 mil m2 – 11 campos de futebol, ou
11 fazendas europeias – 900 veículos e, nestes, 10% serão verdes – a classificação para os que combatem a poluição. Bandeira
vitoriosa levantada há cinco anos, tropeçou, mas incrementou a demanda exigindo
criar mais 5.000 m2 de área expositiva. A ser lembrado, não existe o lá fora, inviabilizado pelo frio, neste
ano entre -3 e +6 graus C. Reduzir consumo e emissões se transformou em
realidade da indústria e inequívoco caminho para o futuro se quisermos convívio
com os automóveis.
Novidades há, pois a
disputa de mercado é briga de foice a cada dia mais briga e mais foices, com
novos brigões chineses, malaios, indianos, tomando marcas ante ocidentalmente
tradicionais.
Numa olhada rápida:
4C
– Há
tempos sem atrações, a Alfa Romeo mostrará o 4C, produto em restritas 2.500 unidades: um
milhar aos EUA, restante ao mundo. Aqui, não, Argentina sim, até por orgulho
nacional: um de seus designers é hermano, Ruben Wainberg. Carro
interessantíssimo, chassi em alumínio, motor 1.7 com 240 cv, tração traseira,
900 kg. Tipo T Grande a quem sabe
conduzir.
Audi – Station
Avant com mecânica RS6 em 3ª. geração. Motor V8, bi turbo, 4.000 cm3 e 560
cv de potência, e o rótulo de mais rápida do mundo, 0 a 100 km/h em 4,5s, e
corte a 250 km/h. Difícil imaginá-la cumprindo sua função precípua de carro de família.
Qoros
– Conhece
? Ninguém conhece, mas é chinesa e escolheu Genebra para apresentar seus
produtos à Europa.
Rolls
– Um
cupê, resgatando o nome Wraith - Fantasma
– e característica linha quase reta ligando a Coluna A à parte traseira. O
máximo da esportividade visual consentida por marca com denso rigor estético.
Deve ser de condução interessante, por chassis mais leve, suspensão aprimorada,
freios melhorados, mecânica BMW, dona da marca, motor V12 6.600 cm3, bi turbo, circa 600 cv. Curiosidade, o
revestimento das portas é similar a madeira porosa, inspirado na esportividade
dos iates italianos dos anos 50 e 60.
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RR Wraith, silhueta meio fantasmagórica, coerente
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Subaru
– Alguma
versão do carro que cede à Toyota, um Subaru com tração traseira; Conceito
Viziv, base para crossovers da marca;
e Outback motor boxer, diesel.
VW
–
Amplo leque, mas foco institucional no XL1, de produção artesanal. É o mais
aerodinâmico automóvel já construído e sua combinação de motor diesel turbo, e
bateria recarregável em tomada permite fazer 111 km com um litro, recorde e
impossibilidade teórica.
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VW XL1. Desafio de
tecnologia: 111 km/litro de diesel
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Roda-a-Roda
Mais
vendido – Surpresa:
o carro mais vendido no mundo não é Toyota Corolla, Ford Focus, VW Golf, Honda
Civic, algum Chevrolet. Nada disto, é um furgãozinho ajanelado, chinês SGMW Sunshine.
Vendeu 1.212.179 em 2012 - 20% mais que Ford Focus; quase o dobro que Chevrolet
Cruze, Toyota Camry e Ford Fiesta. Varejo brasileiro, mais de cinco vezes o
volume de VW Gol.
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Lá –
Especialista internacional em vistorias e segurança veicular, a DEKKRA fez
pesquisa sobre carros usados e concluiu, o de menor índice de defeitos é o Audi
A4. Cenário não é o do Brasil onde são baratos, difíceis de vender, situação de
importados que foram caros, e hoje pela manutenção estratosférica, são mico.
O S – Chinês, completo, por R$ 37.490 é o J3 S 1.5 com o carimbo de Jet Flex,
desenvolvimento entre a JAC e a Delphi, 125 cv com gasálcool ou 127 cv com
etanol – com pré aquecimento dos bicos injetores, dispensando o tanquinho para
partidas a frio. Março.
Mercado – É adaptação à clientela, motor do Jac J5, e ao
programa Inovar-Auto, exibindo o flex
como aplicação de tecnologia nacional. O S indica aumento de cilindrada,
potência, rendimento. Não é esportivo de adesivo, mania local. Vai a 100 por
hora em 9,7s e arranha 200 km/h de final. Para motor 1.500, temporal.
Vergonha – Aqui p’ra
nós, após carro chinês com partida aquecida, difícil às montadoras nacionais
justificar o primário tanquinho.
Inovar-Auto – Assinando contrato com o Governo Federal
para implantar fábrica na catarinense Araquari, a BMW cortou preços na marca e
nos Mini – Rolls-Royce, não. Reduções entre 2, 20 e 60% para carros em estoque.
Grand Coupé 640, sedã, tremenda barata,
de fora, a R$ 400 mil.
Festas – Ano importante para a Ford, 150 anos do
nascimento de Henry Ford. Um dos eventos, emissão de selo filatélico homenageia
o engenheiro húngaro József Galamb, um dos formuladores do sistema de produção
em série.
Seleção – Ford e Audi na lista das 50 companhias mais
inovadoras do mundo. A primeira pelo lançamento do novo Fusion, o sistema SYNC,
e instalação de laboratório no Vale do Silício para absorver inovação por
osmose.
A
outra, tecnologia do carro que dispensa motorista somando os conceitos de
controle de velocidade adaptativo, e sistema de orientação lateral.
Utilidade – Clésio Andrade, presidente
da Confederação Nacional do Transporte, senador, propôs projeto aplicando o
valor arrecadado em multas de trânsito no financiar carteira de motorista a
quem ganha até três salários mínimos.
Adequação – Idéia
boa, melhor se direcionasse motoristas barbeiros
a uma especialização no dirigir. Estamos atingindo inacreditáveis níveis de
gente despreparada e despreocupada conduzindo veículos.
Do patrão – Quando lançado o
Mercedes Actros, tecnologicamente refinado, e preço superior ganhou da Coluna o designativo de Caminhão do Patrão. Sofreu um up grading e a versão 2655 6x4 passa a
ter motor V8, antes exclusividade Scania. Transmissão automatizada, dá conforto
e segurança ao motorista para viagens com elevadas médias horárias ou deslocar
cargas brutas como bi trem ou rodotrem com 9 eixos e até 74 toneladas de PBCT.
Bici-Pati – Junção da prefeitura da
cidade francesa de Bordeaux, o designer
Philipe Starck e a Peugeot, desaguou na bicicleta-patinete Pibal. A cidade está
na vanguarda da substituição dos carros; o designer
é lápis livre; e a Peugeot, com bicicletas há mais de século, está para
negócios de aumentar faturamento – e diminuir perdas. Em acertos para produção.
Re call - A BMW
chama donos de 320i, 328i Coupé, 328i Cabrio, 335i, 335i Coupé, X1 Sdrive 18i e
X1 xDrive 28i, fabricados entre 2007 e 2011, à rede concessionária para
substituir o terminal do cabo positivo da bateria. Apenas 10 unidades com problemas. Confira pelo 0800-707-3578, h.c. ou no sítio www.bmw.com.br .
Utilidade – Questão de sobrevivência, o
regulamento da Fórmula 1 para 2014 forçará grande desenvolvimento tecnológico nos
motores térmicos, operação, consumo, emissões e recuperação de energia
para acionar dois motores elétricos. Serão V6, 1.6 litro, turbo. Parece ideal
para a Renault com seus programas de carros elétricos e tecnologia na área.
Futuro –
Escreva aí, deve ser o maior pulo de tecnologia dado em curto prazo, e estes
ganhos influenciarão, rapidamente, os carros comuns.
Evento – Para aproveitar a massa
de interessados na corrida de Fórmula 1 – maior faturamento turístico como
evento em SP – Reed Exibitions, organizadora do
Salão do Automóvel, fará paralelo encontro com automóveis. Tipo salada mista
sobre rodas, carros tunados, hots, antigos, acessórios.
Antigos –
Sucede ao fugaz Salão Internacional do Veículo Antigo que, sem entender
o colecionismo brasileiro não se impôs, inexpressivo em expositores, perdeu da
oportunidade de fazer evento para atender às partes: faturamento para a Reed,
evento sólido para os antigomobilistas.
Mão
de obra
– Quer aprimorar sua especialidade de
conduzir, tipo fazê-lo como um piloto ? A Mitsubishi aproveitou o mais novo
autódromo do país, o Velo Cittá, em
Mogi Guaçu, SP, e criou sua Premium
Racing School .
Fino - Coordenação de Ingo
Hoffman, multi campeão, intimidades com carros atualizados, Lancer Evolution X
e Evo R. Coisa exclusiva, oito pessoas, três instrutores. Pegue R$ 2.200 e vá nesta. Muito a contar depois. Inscrições Renato Perotti - renatoperotti@mmcb.com.br.
De volta – A Ford começou com corridas de automóveis e nestes 110
anos se alterna em vai e vem. Agora foi, de novo, com Fusion Stock Car na
NASCAR.
Amenidades
– A
Mercedes-Benz faz merchandising com
14 veículos no filme “Duro de matar: Um
bom dia para morrer”, na série com Bruce Willis. Há de tudo: caminhão
Zetros, Unimog, Sprinter, Vito, GL, automóveis Classe C, e até o charmoso e
caro tiro n’água, o Maybach 57. Nos cinemas.
Gente –Julio Ott, 92, fordista, passou. OOOO Instrutor da Ford, visitava agentes, treinava mecânicos, assistia
clientes, disseminava a estrutura assistencial da marca. Deu base à operação de
montadora no país continental. OOOO Aposentado
restaurou Fords antigos, auxiliou formar o Clube V8. OOOO Talvez fosse o último representante da época de viabilização do
automóvel no Brasil. OOOO Dieter
Zetsche, 59, CEO da Daimler, fica.
OOOO Contrato estendido até final 2016. OOOO Acionistas e Conselho gostam do projeto de trazer a Mercedes á
liderança de vendas sobre Audi e BMW, e querem ver sinais. Recordista no cargo.
OOOO
Fiat e recordes de velocidade Brasil Argentina
Curioso
associar a Fiat e seus carros pequenos a recordes de velocidade no Brasil e
Argentina. Pois verdade.
A
jovem Fiat fez carros de corrida – incluindo recordista modelo 4 cilindros, 300
hp em 28.000 cm3 – igual a 28 carros mil... Tinha piloto especial: Pietro
Bordino, filho de vigia, a fábrica em Turim era seu quintal, e experimentar
carros de corrida, diversão e aplicação. Delgado, pequeno, magro, talentoso ao
sugerir, acertar, e valente no conduzir. Com Fiat ganhou a inauguração do
Autódromo de Monza e muitos GPs.
O
senador Agnelli, criador da marca, quis sair das corridas, mas área comercial
improvisou: se havia a equipe, que tal um
périplo de promoção internacional ?
O
automóvel era o biposto 805, 1923, talvez o primeiro a usar compressor. 1.979
cm3, 8 cilindros em linha, compressor Rootes, 150 hp a 5.500 rpm, 220 km/h – então líder o Ford modelo T, 3.900 cm3, 20 hp a 1.400 rpm, 70 km/h.
Era
biposto, mas Bordino deslocara a pilotagem mais ao centro. Chegou em 10º.
Depois,
exibição na Sul América. Rio de Janeiro, sede da empresa, cravou 191 km/h em
local não registrado. Mesma fonte diz, em S Paulo, agrado ao Conde Matarazzo,
montador da marca, arranhou 185 km/h na Avenida Paulista. Depois, Argentina,
entre Morón e Bella Vista, curiosíssimo 1 km/h mais que no Brasil.
O
entusiasmo evoluiu ao Tipo 806: 1.484 cm3, 12 cilindros, 4 comandos de
válvulas, compressor Rootes, 187 cv a 8.500 rpm, e à vitória no GP de Milão. O Senatore, feliz pela vitória,
desrespeitado pelo carro feito à sua revelia, manda destruir todos. Bordino,
com Bugatti, foi-se logo após no circuito de Alexandria.
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Fiat 805 na Argentina.
Pietro Bordino,
de boné Borsallino, a quase 200 km/h.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
O ELETROTURBO POR FERNANDO CALMON
DAS
PISTAS PARA AS RUAS
Por Fernando Calmon
O automobilismo de competição sempre teve
papel primordial para o desenvolvimento dos carros comuns desde a primeira
corrida realizada no mundo, em 1894, entre as cidades francesas de Paris e
Rouen. Essa migração de tecnologia aconteceu em praticamente todos os
componentes e sistemas, em maior ou menor grau, muitas vezes sofrendo
adaptações por razões práticas e/ou de custos.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
FORDISTA JULIO OTT PASSOU
Júlio nos deixou no dia 15 de fevereiro último, em São Paulo, depois de ter trabalhado 37 anos na área de Serviço da Ford e de ter como importante legado a fundação, juntamente com seu filho Nelson, do Clube do Ford V8.
Imaginar o cenário de 1919, quando a Ford se instalou no Brasil e começou a montar e vender o Ford T é uma viagem no tempo, para uma época em que, praticamente, não havia estradas no país.
Com o desenvolvimento da produção em massa, os automóveis ganharam o mundo e também o Brasil. Foi uma época de prosperidade, logo após o fim da primeira guerra mundial, na Europa.
SEXTA FEIRA FOI DIA DE BLUES: CELSO BLUES BOY
UMA HOMENAGEM A UM DOS MAIORES BLUESMEN DO BRASIL, QUE SE FOI NO ANO PASSADO. O HINO: AUMENTA QUE ISSO AÍ É ROCKN´ROLL
CD COMP-LETO: QUEM FOI QUE DISSE QUE ACABOU O ROCKN ROLL?
CD COMP-LETO: QUEM FOI QUE DISSE QUE ACABOU O ROCKN ROLL?
domingo, 24 de fevereiro de 2013
CAMPOMOVIL DE TULIO CRESPI
O Jerico argentino, algo que teria futuro por essas bandas. Impressionante é o isolamento entre nós: o motor é B&S americano e nós fabricamos coisas aqui bem adequadas a um veiculo desse tipo...
Tulio Crespi, o famoso construtor de carros de corrida argentino de Balcarce, ideou um pequeno caminhão ou picape que pesa 430 kg e carrega 800 kg de carga. Anda 25 km/h e tem uma solução mecânica genial: o motor toca uma bomba parecida com aquela usada em direções hidráulicas, a qual gera impulso para motores hidráulicos nas rodas. Isso possibilita até tração nas quatro rodas, se necessário, elimina o uso de caixa de cambio e a embreagem, e simplificando muito a produção.
sábado, 23 de fevereiro de 2013
ALTA RODA COM FERNANDO CALMON
Alta Roda nº 721 — Fernando Calmon — 19/2/13
PAGAR
E FICAR CALADO
Prioridade para circulação dos automóveis
nas cidades é a regra no Brasil. Todos estão cansados de ouvir. Será mesmo que
existe esse “privilégio”? Em função de arrecadação de impostos, a lógica
econômica diz que quem paga a conta deve (ou deveria) usufruir, se não os
melhores serviços, pelo menos algo proporcional ao desembolso.
Fique de lado toda a imensa cadeia de
impostos, taxas, tarifas e penduricalhos fiscais e parafiscais, em níveis federal,
estadual e municipal, que incide sobre os motoristas ao longo de toda a vida de
suas máquinas. De longe, a maior carga fiscal do mundo, direta e indireta. Foco
é no IPVA. O Imposto sobre Propriedade
de Veículos Automotores (inclui barcos e aviões, mas quase tudo vem de veículos
sobre pneus), apenas em 2012, arrecadou nada menos de R$ 27 bilhões (cerca de
US$ 14 bilhões), segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. E US$
14 bilhões, só como ordem de grandeza, foi o custo histórico da hidrelétrica de
Itaipu, ainda hoje a maior do mundo em geração efetiva, que levou sete anos em
construção.
Metade de apenas esse único volumoso
imposto vai para Estados e a outra metade, dividida entre municípios. Então,
prioridade mínima para a circulação de veículos deveria incluir coisas
corriqueiras como manutenção das vias e, mais do que isso, a sinalização
semafórica. Seria absurdo, então, pedir câmaras de vigilância (em funcionamento
efetivo) e painéis eletrônicos que indicassem situações de emergência, mais do
que previsíveis em cidades do porte de São Paulo? A resposta, provavelmente, é
que se trata de privilégios.
FOTOS DA RAF NA IIª GUERRA
UM ARQUIVO FABULOSO, PARA PASSAR HORAS VENDO LINDOS AVIÕES...
http://www.mission4today.com/ index.php?name=ForumsPro&file= viewtopic&t=14429
http://www.mission4today.com/
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
DE CARRO POR AÍ COM O NASSER
Interessante, diferente,
nacional, o Suzuki Jimny
Único pequeno jipe nacional com motor a gasolina – 1.3,
85 cv, 16v, duplo comando variável, gasolina – o Jimny iniciou ser
produzido no Brasil, primeira corporificação do acordo Inovar-Auto, pacote de
medidas oficiais para conter importações e instigar nacionalizações. Embora
Suzuki, quem o faz é a Mitsubishi, em Catalão, GO, forma de harmonizar
processos industriais e atingir o nível de nacionalização, dispensando-o dos
ônus de produtos importados. Projeta Luiz Rosenfeld, engenheiro, presidente da
Suzuki, a venda de 2500 unidades em 2013, através da rede com 60 concessionários. Como
veículo é muito interessante, o pico de projeto específico praticado há 43
anos. Carroceria com desenho personalista, sobre chassis para ser resistente a
maus pisos e acidentes de percurso, mecânica simples, caixa mecânica 5
velocidades e de transferência para a tração nas 4 rodas e a marcha reduzida.
Acionamento por botões no painel. Eixos nas extremidades do chassi dão-lhe
ângulos de entrada e saída muito agudos, e invejável capacidade de enfrentar
valas, buracos, irregularidades. É de construção simples, robusta, sem
frescuras, positiva. O motor de pequena cilindrada é valente, funciona limpo e
sem hesitações, alegre ao esticar as marchas à faixa vermelha. Oferece operação
simples, com os órgãos mecânicos bem integrados, pedais de bom tamanho,
embreagem de boa atuação e maciez. Suspensão de bom curso e a altura dos pneus
215/75 bem absorvendo as irregularidades do solo e integrando o elemento
elástico. Ar-condicionado – exige ser melhorado, direção hidráulica. ABS e
almofadas do ar, final do ano. Fácil a interessados decidir após dirigi-lo.
Difícil para a rede de concessionários convencer os clientes da capacidade do
Jimny em vencer situações. Não é apenas versão aventuresca, a sugerir valentia
e habilidades fora da estrada. Para superar dificuldades, é o cara.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
ALFA ROMEO 4C BY JLV
Em Genebra, o Alfa Romeo 4C
Projetado pelos engenheiros da Alfa Romeo e produzido na fábrica de Modena da Maserati, o novo supercarro 4C chegará ao mercado ainda este ano inaugurando o novo plano global da marca e seu retorno ao mercado americano.
O 4C deriva diretamente do carro-conceito mostrado em Genebra dois anos atrás, onde recebeu três prêmios – o AutoBild alemão de design, o Design Award de carros conceito e protótipos 2012 italiano e o What Car? Inglês de 2013.
A designação 4C é um acrônimo que lembra o passado de glórias da marca nas décadas de trinta e quarenta, com os modelos 8C (2.3 oito cilindros) e 6C (2.3 seis cilindros com duplo eixo comando sobre o cabeçote) que em conjunto venceram todas as Mille Miglia de 1928 a 1938, com exceção de 1931.
O DESEMPRENHO GLOBAL PELA JATO DYNAMICS
DESEMPENHO GLOBAL DO SETOR AUTOMOTIVO – Fechamento 2012
§ China cresce 7,4% em vendas de veículos
§ Brasil mantém a 4ª colocação no ranking
§ Toyota ocupa na primeira colocação entre as marcas
A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release de fechamento global com os dados de veículos vendidos no ano de 2012. Conforme resultados abaixo, não houve alterações no ranking para os sete maiores mercados. A China encerrou o ano como a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 7,4% em comparação ao ano de 2011, ultrapassando a marca de 16 milhões de automóveis vendidos. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 13,4% em relação ao ano passado. O Japão ficou em terceiro lugar, desta vez com resultado positivo com crescimento nas vendas de 27,6% se comparado ao ano anterior. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
O Brasil manteve o quarto lugar com aumento de 6,1% nas vendas de veículos se comparado a 2011. A Alemanha apresentou queda de 3,1% nas vendas, mas mesmo assim continuou na quinta colocação. A Índia fechou o ano com aumento de 10,4%, ficando em sexto lugar.
A Rússia e a Grã Bretanha, na sétima e oitava colocação, registraram crescimento de 10,6% e 3,8%, respectivamente.
A França, ainda afetada pela crise econômica, apresentou queda significativa nas vendas de 13,3% em relação a 2011, ocupando a nona posição. O Canadá ultrapassou a Itália e encerrou o ano entre os dez maiores mercados com crescimento de 5,7% nas vendas em relação ao ano anterior.
* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.
Desempenho das marcas
A Toyota ultrapassou a Volkswagen e encerrou o ano na liderança em vendas de 2012 com crescimento significativo de 24,1% em comparação ao ano passado. A Volkswagen ficou em segundo lugar também com resultado positivo de 11,1% nas vendas. A Ford e a Chevrolet mantiveram a terceira e quarta posição com 1,7% e 5,5% de aumento nas vendas do ano, respectivamente. Destaque para a Honda que obteve a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 25,2% em relação ao ano anterior.
*carros e comerciais leves
** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.
Modelos mais vendidos entre os 10 maiores mercados
O modelo mais vendido no mundo continua sendo o Sunshine Series (marca Wuling), uma pequena minivan de sete lugares, com mais de 1 milhão de carros vendidos no ano de 2012. O Ford Focus, o Chevrolet Cruze e o Toyota Camry ocuparam a segunda, terceira e quarta posições, sendo que os maiores mercados de atuações foram a China e os EUA.
Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, a empresa de consultoria da JATO Dynamics qual fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite www.jato.com/brazil.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
BMW CAR ClUB: REGULARIDADE EM 2 DE MARÇO
Não deixem de fazer sua inscrição, vai ser espetacular, o evento será no mais moderno
Autódromo do Brasil.
Prezado Entusiasta BMW,
O Clube Se7en está promovendo o evento "SE7EN Classic Days" no novíssimo
autódromo particular Velo Cittá, localizado em uma Fazenda em Mogi Guaçu no interior de SP.
Autódromo Vello Cittá
Trata-se de um Torneio de Regularidade para Automóveis Clássicos bem interessante e inovador, com 04 categorias, a ser realizado em 02 de março próximo, sábado.
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Automóveis BMW: Puro Prazer de Dirigir
Antonio Munhoz
BMW Car Club Brasil
BMW Clubs Federação Latino Americana
Presidente
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