quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Histórias da pista para a passarela por Jason Vogel

Mostra no Salão de Paris liga o estilo dos carros à evolução da moda

Entre muitos lançamentos, sempre há lugar para um pouco de história. A cada edição do Salão de Paris há uma mostra especial dedicada a temas da sociologia automotiva. Já houve retrospectivas sobre os táxis do mundo, os carros na publicidade e os automóveis nos quadrinhos.

Na edição de 2014, aberta até o próximo domingo, a exposição no Pavilhão 8 de Porte de Versailles mostra as influências da indústria da moda no estilo dos carros (e vice-versa).

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Alta Roda com Fernando Calmon

TEIMOSIAS E AS ENCRENCAS

Durante os três dias do 23º Congresso da SAE Brasil, realizado recentemente em São Paulo, o tema central não poderia ser mais atual. O mote “Construindo a mobilidade inteligente – os veículos do futuro” representa uma vasta gama de interesses e de mudanças disruptivas que a indústria e a sociedade já iniciaram. Engenheiros da mobilidade têm enormes desafios pela frente e, no caso do Brasil, ainda mais em razão da atual situação econômica. A própria exposição agregada ao congresso encolheu 10% este ano.

Muitos dos avanços gravitam em torno da sigla ITS (em inglês, Sistema Inteligente de Transportes) e suas ramificações. Além de trazer soluções, ITS impõe novo conceitos para racionalizar o trânsito e dar mais segurança. Afinal, em 2020, o mundo terá mais de 1,2 bilhão de veículos leves e pesados em circulação, sem contar motos e bicicletas. Uma das preocupações é que os automóveis mostram longevidade maior que muitas das tecnologias atualmente nele aplicadas. Algum tipo de harmonização ou de atualização precisa ser avaliado.

Jaguar Heritage Driving Experience


A divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover anunciou o lançamento do Jaguar Heritage Driving Experience. A ação tem o objetivo de oferecer aos entusiastas da marca britânica uma série de programas condução já a partir do próximo mês de novembro e a oportunidade de uma experiência ao volante dos mais lendários veículos produzidos pela marca em seus mais de 75 anos de história.

Para o lançamento do Heritage Driving Experience, a Jaguar reuniu em uma coleção única no mundo, veículos como os icônicos D-type – modelo que brilhou na tradicional 24 Horas de Le Mans na década de 50 –, belíssimos exemplares do E-type e do mais potente Jaguar já produzido, o F-TYPE R Coupé, com motor V8 Supercharged de 550 cv. Muitos dos modelos disponíveis para testes fazem parte da coleção de aproximadamente 500 carros históricos e raros que a Jaguar adquiriu recentemente.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

De Carro por Aí com o Nasser 2014


Autoclásica, uma aula de antigomobilismo

Clube de Automóviles Clásicos de República Argentina organizou com brilho a 14ª. edição da Autoclásica, maior exposição de veículos antigos da América do Sul. Festa imponente, sempre em ascensão, neste ano criou novidades, como páreo entre cavalo puro sangue inglês e alsaciano Bugatti de 1926, e volta de 15 Bacquets – carroceria esportiva lembrando ou copiando os carros de corrida dos anos ’20 e ’30 – pelo circuito hípico. E prêmio ao casal vestido mais adequadamente à década de seu veículo exposto, uso dos veículos no circuito do Hipódromo de San Isidro, a 50 minutos de Buenos Aires, onde é realizada.

600 automóveis e 300 motocicletas, segmento em expansão. E abriu o leque expositivo com lanchas antigas – uma delas, com motor Maserati, foi premiada.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

São Paulo Harley Days 2014

Evento ocorre neste fim de semana e vai reunir cerca de 5.000 motos pelas ruas da Capital
 

O São Paulo Harley Days, evento internacional mais importante da Harley-Davidson no Brasil e que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, será marcado por um grande desfile de motocicletas Harley-Davidson pelas ruas da Cidade.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Alta Roda com Fernando Calmon


CORRIDA PELO CONSUMO

O clima em sentido figurado do Salão do Automóvel de Paris – que vai até 19 de outubro – estava tão morno como a temperatura externa em torno dos 24 °C da semana passada. De fato, não há tantas novidades, mas o que está sendo apresentado tem bastante relevância. Mais do que isso, os governos europeus continuam a empurrar os fabricantes na direção do menor consumo de combustível e, por consequência, redução de emissão de gás carbônico (CO2).
Na França há uma desafio governamental para os carros novos convergirem para 50 km/l ou 2 L/100 km com motores a gasolina preferencialmente. Citroën, Peugeot e Renault apresentaram modelos ainda experimentais, embora o novo Passat GTE híbrido plugável (bem mais caro) tenha estreado no salão com credenciais para alcançar 1,6 L/100 km no específico ciclo europeu de consumo. Bem interessante é o Renault Eolab, carro-laboratório que promete 100 km/l (gasolina) no futuro, diferença de apenas 10% em relação ao VW XL1 a diesel, um 2-lugares vendido sob encomenda por estratosféricos R$ 340.000.
Mais um carro esporte superlativo abraçou a “causa” híbrida. O Lamborghini Asterión, para quatro passageiros, desenvolve 910 cv com a ajuda de três motores elétricos. No outro extremo, com motorização convencional (versão elétrica em 2015), fica o minúsculo novo smart ForTwo 2-lugares, acompanhado pelo ForFour de quatro lugares. MINI também resolveu esticar seu tradicional modelo de 2 portas para abrigar outras duas laterais, que tiraram a pureza de linhas do modelo. Audi igualmente surfou nessa onda com o Audi TT de quatro portas, por ora, apenas conceitual.
Monovolumes, lançados há 30 anos, continuam a sofrer forte concorrência de SUVs e crossovers e precisam se reciclar. Casos do Mercedes-Benz Classe B e do Ford S-Max (arquitetura Fusion/Mondeo). Renault reagiu com o novo Espace, agora mais crossover do que monovolume. Peugeot exibiu sua proposta para um futuro “quase-SUV”, o Quartz. Citroën, por sua vez, preferiu apresentar o Divine DS, guia conceitual para a submarca que terá seis versões (hoje, três), inclusive SUV.
Paris marcou a estreia do Fiat 500 X de mesma arquitetura do futuro pernambucano Jeep Renegade. Pena que o 500 X não será feito aqui, pois exibe linhas bem mais elegantes e suaves. Dois estreantes do Grupo JLR despertam especial interesse para produção no Brasil: Land Rover Discovery Sport (sucessor do Freelander) para até sete passageiros e Jaguar XE de tração traseira e muitas partes em alumínio.
Entre outros lançamentos mundiais destacaram-se as novas gerações do BMW X6 e Suzuki Vitara a serem importados em 2015.
Praticamente todos os executivos de topo costumam estar nos grandes salões internacionais. Dieter Zetsche, da Daimler, afirmou a essa coluna que a nova fábrica de Iracemápolis (SP) não ficará “amarrada” a apenas dois produtos, dando a entender que outros (como o hatch Classe A) estão nos planos. Carlos Tavares, da PSA Peugeot Citroën, acenou que a linha nova de motores poderia incluir versão de 1 litro como decisão pragmática e confirmou ampliação da linha DS importada da China ou da França. Carlos Ghosn, da Renault Nissan, disse estar impressionado com a competitividade da produção no México.

RODA VIVA

ESTE ano está mais difícil que o esperado em termos de vendas (exportações terão queda ainda maior em razão da crise argentina). Média diária de julho a setembro cresceu 4% em relação ao primeiro semestre, porém longe de compensar resultados negativos. Estoques totais do mês passado davam para 41 dias de comercialização ou 20% acima do máximo aceitável.
PESQUISA da Anfavea demonstra forte interiorização do mercado brasileiro no últimos seis anos (2007 a 2013). Ao contrário do pensamento corrente, grandes capitais têm frotas verdadeiras (não as teóricas informadas pelo Denatran) acrescendo a ritmo muito lento. No caso de São Paulo mal consegue acompanhar o crescimento vegetativo da população, já bem baixo.
DUSTER reestilizado aparece no final do mês no Salão do Automóvel de São Paulo, mas a coluna apurou que início de produção só em fevereiro de 2015, seguido pela aguardada versão picape seis meses depois. Quanto ao SUV compacto Captur (projeto HHA), esperado para início de 2016, não é o modelo francês baseado no novo Clio. Aqui sua base será a mesma do Duster.
FIAT adiou, mas não desistiu de desenvolver motor de três cilindros – hoje só os de quatro e de dois cilindros existem no portfólio da marca. Essa falha de planejamento, em especial para o Brasil, será sanada com o projeto GSE, ainda sem data. Já a GM insiste: sem planos para um 3-cilindros aqui, embora exista na Europa.
ESTUDOS da Ford para produzir na Argentina o utilitário esporte Everest, com mesmo chassi da picape Ranger, não chegaram ao ponto de se transformar em plano primário. Com a situação econômica e política cada vez mais difícil no país vizinho, a ideia foi descartada. O Kuga então, SUV construído com base no Focus, nem pensar.

Homenagem aos 50 anos do Puma: Evento Cancelado!


Evento cancelado devido a data coincidir com o Anual do VW RJ que acontecerá no dia 02/11/2014, às 9h, no Station Mall na Barra da Tijuca.

De carro por ai com o Nasser 2014


Paris, Salão, consequências

Maior festa anual do automóvel nos anos pares, o Salon d’Automobile realizado em Paris há muitas décadas, sinaliza o mercado europeu e projeta novidades a países periféricos. Nesta edição, além das demonstrações com produtos híbridos, todos em acatamento às novas regras de consumo e emissões, haviam poucas novidades - 57. Algumas em tecnologia, outras nos automóveis de maior preço, dedicados a compradores acima de crises de consumo e pane de bolso. Paris mostrou a elevação dos produtos, o Premium do Luxo.

Novidades, porém poucas aparecerão em nosso mercado.

Acima

Num mundo em crise, desarmônico, entre picos e vales, um valor é inatingível pelas crises: o muito dinheiro de quem o tem em grande volume. Assim, a percepção geral é das fabricantes darem mais conteúdo e refinamento aos veículos caros para torná-los mais caros – e cada vez mais diferenciados dos outros, sujeitos às crises. Explica tal caminho o crescimento dos Mercedes versões AMG – venderam-se 32 mil unidades ano passado e o total aumentará neste. E Ferrari, e conceito Lamborghini com quatro portas e quatro lugares, o AMG GT, e Audis implementados, como o TT Concept em suas cinco portas. E Infiniti, e DS, ... O mercado dos carros de luxo era 10% do volume global. Está em 11,5%, mostrando tendência ascendente. Quem tem, tem.

Tecnologia

Há duas indissociáveis palavras de ordem na Europa e EUA: consumo e emissões. São o aríete da tecnologia e das providências. Estamos na ponta do rabo deste animal eco tecnológico. Andamos muito atrás, com nossa legislação concedendo anos para um ganho de 12% em consumo – na verdade, retornar aos níveis obtidos quando se criou o motor flex, um breve contra a tecnologia e um incentivo ao desperdício energético. Europeus mostram veículos com motor com o dobro da cilindrada média utilizada no Brasil, 1,5, 1,6 litro, fazendo quase o dobro da quilometragem/litro.

Buscam-se tecnologias para economia. De motor tocando gerador de energia alimentando motores elétricos para acionar as rodas, à nova tecnologia da PSA utilizando ar comprimido. Também, a edição revista e melhorada do projeto XL e seu recorde de economia, de andar 100 km com 1 litro de diesel, tem a variante dita Sport Concept da Volkswagen, mudando linhas, acertando suspensões, e motor, bi cilíndrico, 1.197 cm3, de motocicleta Ducati, empresa VW. Pesa 800 quilos e acelera de 0 a 100 km/h em 5,7s e faz mais de 100 km/litro. Lembra a filosofia Lotus, e é bandeira de tecnologia.

VW XL Concept. Bandeira de tecnologia com jeito de produção

Brasil

Muitos veículos para o mercado mundial, poucos ao nacional, alguns para ser importados, outros, em menor escala, para construção local. Em escala mista, novo Land Rover Discovery Sport com dúvida de ser um dos modelos a ser produzido na usina prometida pela marca em Itatiaia, RJ. Da Jaguar Land Rover, outro cotado para a mesma fábrica, o Jaguar XE, carro de entrada, para concorrer com Mercedes C, BMW 3. Mais refinado e caro disputará com automóveis de maior porte.

Importado em poucas unidades referenciais, o Mercedes C em versão 63 AMG, e o AMG GT, sucessor do Mercedes SLS. Bela peça de engenharia, chassis, carroceria e intenso uso de alumínio, demarra nova família e, para quem gosta de automóvel e performance, deve puxar a fila de vendas.

AMG GT. A divisão de preparação da Mercedes virou marca

Houvesse bolsa de apostas, apostaria minhas fichas em navio aportando em Pernambuco para viabilizar a produção do Fiat 500X no Brasil. Atende às demandas da Fiat para um novo produto. Dizem-no um Crossover, mas para mercado desconhecedor de tal carimbo, tem as formas rotuladas pela superioridade de alguns jornalistas nacionais pela generalidade do termo jipinho. A Fiat precisa de produto novo para ocupar a faixa superior, e para o segmento onde utilitários esportivos regem o mercado. Aí anda de Palio Weekend Adventure.

O 500X tem plataforma e restante da mecânica igual à do Jeep Renegade entrando em produção na fábrica FCA em Pernambuco. É 70% do caminho andado. Aliás os executivos da FCA na Itália seguem trilha comum: será feito na fábrica de Melfi, na mesma linha de produção do Jeep Renegade. E se casa com o esforço para ampliar o rótulo dos carros Fiat deixando de ser vistos apenas como econômicos, bonitinhos, mestres em espaço interno. A alta administração quer torná-los, no jargão do marketing, funcionais e aspiracionais – ou seja objetos de desejo. O 500X abre este caminho.

Fiat 500X. Coloco minhas fichas

Roda-a-Roda
Caminho – Nas medidas de sobrevivência adotadas pela PSA – Peugeot- Citroën, uma foi dar autonomia à DS, então sub marca Citroën. No Salão dela haviam exemplares, liderados pelo Divine, protótipo de sedã enfeitado. Quer mandar a linha aos EUA, segundo maior mercado mundial.
Foco – Na briga de foices entre cegos que é a indústria automobilística mundial, não há sobrevivência sem vendas em elevada escala. E não há escala aos ausentes no mercado norte-americano. A Peugeot já esteve lá, mas desistiu em 1991. Retomará em 2020 com vendas nas 30 maiores cidades.
Brasil – Brasileiro, liderando a Aliança Renault-Nissan, dos maiores grupos automobilísticos mundiais, Carlos Ghosn fez evento privado à imprensa mundial. A Coluna não estava lá. Entretanto coleguinhas registraram análise clara da marca no mercado mundial e interpretações da situação do nacional.
Razões – Segundo o executivo vendas no Brasil devem encolher 10%, queda superior aos números projetados ao início do ano. Entretanto, disse Ghosn aos formadores de opinião, não há razões para isto ante a baixa relação entre habitante e automóveis.
Eufemismo – Disse, a situação é desapontadora e classificou o ocorrido no Brasil como não relacionado à indústria automobilística. Respeitador da imagem do país natal aos estrangeiros, não pintou o cenário de preto mas disse, no momento específico de eleições há fatores desconhecidos, e o país voltará a crescer quando a situação ficar mais clara. O eufemismo aparentemente significa mudança na política econômica e/ou no governo federal.
Exceção – Quanto à Renault, em ascensão de vendas e cravando quase 8% de participação nas vendas, Ghosn disse não reduzir investimentos da marca. Pelo visto, fazê-lo deteria o projeto de crescimento e sedimentação no mercado doméstico.
Foco – Executivos das matrizes das indústrias automobilísticas mundiais que encontrei no Salão, tinham perguntas assemelhadas à afirmação do brasileiro Ghosn: o que está acontecendo com a economia do Brasil? E porque o país parou de crescer?
Tropeço – Consciência do refluxo econômico, ao momento não deterá investimentos contratados, pois a indústria projeta a longo prazo. Mas criará um vale a ser ultrapassado até a volta da confiança. Entenda-se deter o crescimento da economia, de emprego, renda, aumento de vendas.
Dobradinha – Sempre alinhando economias brasileira e argentina, com governos peculiares, mercado em queda, inflação aumentando, promessas vãs, moeda desvalorizando e queda diária do valor do patrimônio individual, a região antes vista como alavanca de crescimento da indústria automobilística perderá investimentos para os próximos anos.
Aqui e lá – No Brasil produção caiu 16,8%, e vendas 9,1% nos nove primeiros meses. Na Argentina, redução de 24% na produção, com expectativa de alguma recuperação dentro do programa Pro.Cre.Auto de incentivos e financiamento do banco estatal.
Situação – Maior salão do Ocidente nos anos pares, esta edição mostrou controle absoluto de custos. Os estandes eram corretos, porem hígidos. Shows e atrações, exceto por conjunto musical na Volkswagen, permeando sons aos estandes de suas associadas, nada mais houve.
Freio - Até o material de imprensa, antes peças de grande qualidade gráfica, resumiu-se a, no máximo, modesto pen drive. Na maioria das marcas, pífio cartão com código QR resolvia o assunto.
Outro – Não mostrado no Salão, mas apenas de produção confirmada, o próximo Renault pequeno, para ser carro de entrada, deve aparecer ano próximo na mostra de Frankfurt.
Início – Divide plataforma com Nissan, construção, vendas e operação extremamente econômicas – neste caminho, novo motor três cilindros, rodas voltaram à assinatura francesa de usar apenas três parafusos – de quatro para três, só aí 25% de economia.
Aqui - Segundo Caíque Ferreira, gerente de comunicação em estágio probatório para a diretoria no Brasil, apenas será factível no Mercosul se conseguir custar o mais barato da linha, o Renault Clio: R$ 25 mil. Mas são carros incomparáveis.
Prisma – Carlos Ghosn, presidente da aliança Renault-Nissan anunciou sua produção na Índia, a custar menos de 5 mil euros – uns R$ 16 mil. Acenou com a possibilidade de fazê-lo na América do Sul. Situação óbvia, pois o Clio é o mais vendido na Argentina e ganharia no comparativo de espaço e construção. Assim, a seu substituto há apenas o argumento preço menor.
Troca-Troca – Presidentes da Mercedes e da Renault ampliaram sinergias, incrementando de três para doze projetos de colaboração, válidos na Europa, Ásia e América do Norte. De início três veículos com plataforma comum: Renault Twingo, Smart For Two e ForFour, este feito em fábrica da Renault.
Mais – Mantida a pretensão de fazer carros das duas marcas em única fábrica, em Aguascalientes, México. Infiniti, a marca de luxo da Nissan, com motor Mercedes-Benz, em 2017 e, no ano seguinte, os da marca alemã.
Sem pátria – Capital não tem pátria, ditado antigo, muito válido agora. Novos Mercedes Classe C, e o multiuso Vito – a ser feito na Argentina – usam motores diesel 1,6 litro Renault. Mercedes são motores do Renault Twingo e dos novos Smart. E em fábrica da Nissan, em Tennessee, EUA farão motor Mercedes 2.0 Turbo para o Infiniti e os Mercedes Classe C.
Leque – Aliança no Japão, entre a Mitsubishi Fuso, de utilitários leves, e a Nissan, farão produto comum para exportação.
Pé na bunda – Repito a expressão do inglês Jeremy Clark, o polêmico jornalista do Top Gear, fazendo matérias na Argentina. Habitantes do fim sul do continente não entenderam o humor britânico. O programa quis gracejar com a derrota da Argentina para a Inglaterra na Guerra das Malvinas. População local destruiu os automóveis, botou a equipe numa fuga por sobrevivência.

Ajude a resgatar a história deste Fiat

Parece Alfa Romeo, tem grade de Alfa Romeo, emblema de Alfa Romeo, e acreditado como Alfa Romeo. Mas é um Fiat.

Estava no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, tido como o Alfa pertencente à corredora francesa Hellé Nice, protagonista de acidente de monta ao disputar o I Grand Prix de S Paulo, em 1936. Os restos do verdadeiro Alfa 8C 2300 de Nice estava em galpão adjacente e, sumiu com o passamento do colecionador Roberto Lee, titular do Museu.

O Fiat é um modelo 525, transformado pelo mecânico e piloto argentino Vittorio Rosa em 1928, competindo no Circuito da Gávea, prova brasileira da temporada mundial, em 1934 como bi posto e no ano seguinte como monolugar. Resgate histórico pelo engenheiro Antônio Carlos Buarque Lima, conta estas e outras peculiaridades, como ter sido vendido em 1935 ao ítalo-brasileiro Dante Di Bartolomeu, e sua equipe de competição Escuderie Excelsior, onde competiam Francisco Chico Landi, e seu irmão Quirino. Pilotaram-no em provas nacionais e argentinas entre 1935 e 1938.

Em 1935 Chico cravou sua primeira vitória, no Circuito do Chapadão, em Campinas, SP, participou de prova argentina, e do Circuito da Gávea, e em 1936 mesmo em grande desvantagem liderou o fatídico GP de São Paulo. Em 1939 mudou a estética, com grade inspirada em Alfa Romeo.

De 1938 a 1941 o piloto Santos Soeiro, de Santos, SP, conduziu-o no Circuito da Gávea e Subida da Tijuca. Última referência documentada foi acidente nesta prova em 1941, com o ativo carioca Henrique Casini. Daí em diante, desapareceu, sendo achado ao final dos anos ’60 em destroços num posto de gasolina na base do Retiro das Pedras, hoje chique condomínio da estrada que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.

O que fazia em Minas, onde a última corrida fora em 1940 ? Quando chegou ao posto? Que caminhos percorreu como carro de corridas em quase duas décadas entre o acidente carioca e o posto mineiro?

O Fiat é a única referência esportiva remanescente desta marca no Brasil. Conhece uma parte desta história? Ajude a salvá-la. Escreva e conte à Coluna .

Parece Alfa, mas é Fiat. ( foto R Nasser )

A Cooperárvore lança coleção para o Dia das Crianças


A Cooperárvore lança a coleção especial “Diversão de Outro Mundo” para o Dia das Crianças. A nova linha de produtos reúne a Mochila Monstrinho, a Sacola Divertida, a Pasta Lápis e Papel, o puff Dado e o puff Jogos. Os preços variam de R$ 30 a R$ 45.

Diversão com o Clubinho Honda em São Paulo

No mês das crianças, o sinal está verde para a diversão. É com esse espírito que a Honda, por meio do projeto Clubinho Honda - Trânsito Amigo, e a Livraria da Vila firmam parceria para levar cultura e educação às crianças da capital paulista. Neste final de semana, 11 e 12 de outubro, a criançada está convidada para a atração infantil que acontece no Teatro da Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi, na zona sul de São Paulo, às 15 horas.

Concurso cultural infantil na Toyota do Brasil


A Toyota do Brasil abriu no dia 1º de outubro as inscrições para a terceira edição do Dream Car Art, concurso infantil de desenho, que pode levar vencedores para o Japão. Os interessados poderão efetuar o cadastro pela internet, acessando o endereço: www.toyotadreamcar.com.br até 15 de dezembro. Neste ano, os participantes poderão entregar seus trabalhos também por correspondência no endereço descrito no regulamento ou em qualquer concessionária Toyota no Brasil também até o limite da data de inscrições.

Realizada pela Toyota do Brasil, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, o concurso com o tema “O carro dos sonhos” objetiva estimular a criatividade e trabalhar a educação no trânsito junto aos jovens. O concurso irá premiar vencedores em três categorias por faixa etária: de quatro a sete anos, de oito a 11 anos e de 12 a 15 anos.

Novidades da Chevrolet Fan Store para o Dia das Crianças


A Chevrolet Fan Store preparou lançamentos especiais para o Dia das Crianças em parceria com a Brinquedos Bandeirantes.

O Camaro R/C – EI 6V tem um design exclusivo e pode ser utilizado de duas formas: a criança dirigindo e acelerando o pequeno veículo, ou com controle remoto, situação na qual o adulto auxilia as crianças iniciantes a interagirem com o brinquedo. O preço público sugerido da miniatura do Camaro é de R$ 1289,90.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Homenagem aos 50 anos do Puma no Brasil


No dia 2 de Novembro, no Rio de Janeiro/RJ, uma carreata vai homenagear os 50 anos de fabricação do Puma no Brasil.

O evento, organizado pelo Puma Club RJ e o Nictheroy Clube de Veículos, começa com a concentração às 8h30 no MAM (Museu de Arte Moderna), localizado no Aterro do Flamengo, com saída prevista para às 9h, em direção à Niterói (confira o local aqui: http://goo.gl/8ZVJbX).

Rally MG90: 81º RAID do MG Club do Brasil


O MG Club Brasil realizará dia 18 de outubro, sábado, o Rally MG90, em comemoração mundial aos 90 anos de história da marca MG.

O evento começará em São Paulo, no sábado de manhã, com destino a Amparo, em estradas bucólicas pelo interior do estado. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Domingo é dia Veteran no Flamengo


Promoção Chevrolet: Satisfação ou seu dinheiro de volta!

A Chevrolet inicia nesta quinta-feira, dia 9 de outubro, uma inovadora e ousada ação de varejo, balizada de “Promoção das Américas”. Nela, a marca convida o consumidor a adquirir um Chevrolet zero quilômetro e, caso o cliente não se sinta satisfeito com o produto em até 30 dias de uso, o veículo será recomprado pela empresa pelo mesmo valor pago.

A campanha ocorre simultaneamente no Brasil, Chile, Equador e Colômbia, em condições semelhantes. São os próprios presidentes da empresa nesses respectivos países que estão indo à mídia para fazer o convite.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Alta Roda com Fernando Calmon


SEM FRONTEIRAS

Nessas últimas semanas as pouquíssimas fronteiras automobilísticas que, teoricamente, ainda existiam para separar mercados e mesmo marcas foram fortemente abaladas. E isso aconteceu dos dois lados do norte do Oceano Atlântico. Os protagonistas foram Ford e Mercedes-Benz e os carros o novo Mustang (vendas começam agora nos EUA) e o completamente repensado Mercedes-AMG GT (disponível na Europa no primeiro trimestre de 2015). Ambos estarão no Salão do Automóvel de São Paulo e serão comercializados aqui dentro de até um ano e meio.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Atrações da Jaguar Land Rover para Paris e São Paulo


A Jaguar Land Rover prepara grandes atrações para dois dos mais importantes salões do automóvel do mundo neste ano.

O Salão de Paris será marcado pela apresentação global ao público do Discovery Sport, SUV compacto com capacidade para até sete pessoas que, junto com o atual Discovery, formará uma nova família de veículos da Land Rover, e também do novíssimo Jaguar XE, sedã esportivo com estrutura em alumínio que representa a maior aposta da Jaguar nos últimos anos.

Todos os visitantes da 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo terão a oportunidade de conhecer na prática algumas das capacidades dos veículos Land Rover. Uma ação promovida pelo Land Rover Experience Centre leva ao estacionamento do pavilhão do Anhembi uma estrutura de metal que simula os mais desafiadores obstáculos encontrados em situações de off road.