End eletrônico: edita@rnasser.com.br Fax: (61)3225.5511
Coluna 2911 20jul2011
Automóveis. O que queremos, mercado ou produção?
Dúvida dos consumidores assumida por jornalistas especializados, em visões opostas, ocupam a mídia impressa últimos dias.
O carro nacional é caro? E é pelos elevados impostos e no Custo Brasil?
Certo para quem marcou as duas respostas.
O veículo nacional é caro, muito, relativamente ao que é e ao que contém. Maioria dos exemplos não escapa da combinação de três itens: plataforma antiga, carroceria idem, motor defasado. Ás vezes, mudança nas latas, saudada pela imprensa de visão tópica como novo produto – caso do GM Ágile, feito sobre o Corsa de 1994!
Projetos mais novos disparam nos preços, como, por citar, os Honda Fit e City. Mas há exemplos outros, como o Ford EcoSport, avaliado como detentor do maior lucro líquido dentre os nacionais, ou o inexplicável pulo de preço do Ford Focus – R$ 10 mil, 25% sobre a tabela anterior.