sábado, 31 de agosto de 2013

ALTA RODA COM FERNANDO CALMON







Alta Roda nº 748 — Fernando Calmon — 27/8/13




INOVAR: DÚVIDAS E INCERTEZAS

Nunca se falou tanto sobre engenharia nacional, desenvolvimento e pesquisa em território brasileiro depois que o governo lançou o novo regime para a indústria automobilística batizado Inovar-Auto. Entre 2013 e 2017, são cinco anos corridos para um esforço concentrado em vários objetivos, entre eles eficiência energética, aumento de conteúdo local em autopeças e, especialmente, atrair novos fabricantes, inclusive de veículos premium.
No entanto, a complexidade do programa é de tal ordem que depois de quase um ano de seu anúncio oficial ainda permanecem dúvidas e incertezas. Agora mesmo, foi adiado desta semana para setembro uma parte importante e complicada sobre rastreamento do índice de nacionalização de autopeças enviadas à indústria. Seu viés intervencionista, a lentidão e eventual conflito com regras internacionais de comércio tornam difícil saber se, mesmo bem sucedido, terá valido a pena.
Esse adiamento repercutiu no XXI Simea 2013, simpósio organizado em São Paulo, semana passada, pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Sob o tema “Inovação e competitividade no novo regime automotivo” foi o mais completo e de maior importância, desde a fundação da entidade em 1984.

AS ALFA GTA BRASILEIRAS

A do Abílio Diniz está com o Frederico Della Noce e a do Piero Gancia com o ex-BNDES André Lara Resende, ambos correndo nos E.Unidos.
Até onde sei o quadro atual das GTA que foram importadas é esse. Alguns falam em 6 carros outros em 7. Quem saberá ao certo? EMAILS PARA A REDAÇÃO.
abs
DONO INICIAL MODELO DONO ATUAL PAÍS
1-Piero Gancia GTA A.Lara. Resende EUA
2-E.Zambello GTA Comerciante Suiça
3-M.Olivetti GTA JRL Petrop.
4-Irmãos Diniz GTAm F. de La Nocce EUA
5-Desconhecido GTA Xexé SP



sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ANIVERSÁRIO DO CLUBE DO CHEVROLET: 28 ANOS!


DE CARRO POR AÍ COM O NASSER





edita@rnasser.com.br           

Fax: 55.61.3225.5511 

Coluna 3513  28.Agosto.2013

Frankfurt, algumas novidades
Muitos salões internacionais de automóvel há, mas dois pontuam na Europa alternando anos. Pares, Paris. Ímpares, Frankfurt, o IAA. Na monumentalidade de seu espaço – uns 15 km para percorrer diária e estafantemente - neste ano  muitas novidades, conceitos e caminho que ao mercado brasileiro é folclórico-institucional, os carros híbridos. Lá, os combustíveis não petrolíferos evoluem. Aqui olhamos passar o bonde da tecnologia.
Lançamentos de ligação direta, os alemães. VW Golf sétima geração, a ser feito em Curitiba, Pr. E, como antevisão, especial versão R, quarta etapa do motor 2.0 16V, injeção direta, turbo, salta dos 210 cv do Tiguan e Jetta , expelindo 296 cv, indo da imobilidade a 100 km/h em 4,9s. Será opção nacional no Salão do Automóvel de S Paulo, daqui a um ano.
--------------------------------------------------------------------------------------------------- 
2015 Volkswagen Golf R
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Mercedes GLA – como CLA com produção nacional mundialmente antecipada pela Coluna  – deixará de ser protótipo e será produto. Nem automóvel nem utilitário esportivo, a inexplicável configuração dita crossover, mescla dos dois.
Motorização pequena, 2.0, de onde a AMG, a empresa de performance automobilística da Mercedes arranca 300 cv.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Mercedes GLA. Meio a meio
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Híbridos
Terão referência com o Porsche 918, modelo e quantidade a ser feita. Motor V8 somado a dois outros elétricos, um para cada eixo, gerando 887 cv de potência.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Porsche 918 Spyder. Híbrido esportivo em 918 unidades
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outros, Hybrid Range Rover Sport e Range Rover Sport, aparecerão em Frankfurt com vendas em 2015. Usam o atual pico de desenvolvimento com motor diesel e elétricos, permitindo as conhecidas habilidades fora de estrada, economia – faz até 14,5 km/l -, e aceleram como um carro esporte – aos 100 km/h em menos de 7s.
BMW terá dois I, com denomina seus híbridos. Um, da série 8, é esportivo capaz de recarregar baterias na corrente elétrica doméstica. Motor pequeno, o três cilindros 1.5 bi turbo e motor elétrico. No total 362 cv de potência.
Na mesma linha, o i3, pequeno, arranjo estético curioso, tendo como motor básico o três cilindros com 1,5 litro.
Um novo Mercedes com a mesma tecnologia de recarga, evoluiu para 500. Da luxuosa Classe S, V6 3.0 turbo, 328 cv, mais motor elétrico com 107 cv, dá-lhe esportividade e velocidade final cortada em 250 km/h.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

REUNIÃO EM JUIZ DE FORA


INSCRIÇÕES   www.lgvelocimetros.com.br
VALOR DA INSCRIÇÃO R$40,00 PARA EXPOR O VEICULO
INSCRIÇÕES LIMITADAS

TROFEU DE PARTICIPAÇÃO E CAMISETA DO EVENTO PARA OS 50 PRIMEIROS INSCRITOS
TROFEU PARA O VEICULO MAIS ANTIGO
TROFEU PARA O VEICULO QUE VIER RODANDO DE MAIOR DISTANCIA
TROFEU PARA O MAIS JOVEM ANTIGOMOBILISTA
TROFEU PARA O MAIS VELHO ANTIGOMOBILISTA
TROFEU PARA O VEICULO MAIS APRECIADO PELO PUBLICO
CONTATO:
(32)84023033  /   32113507  -  LUIS FERNANDO

ENCONTRO NACIONAL DE PUMA

Amigos Antigomobilistas,
 
Segue a página para inscrição do Encontro Nacional do Puma que acontecerá em Guarujá no litoral de São Paulo.
 
Quaisquer dúvidas e informações, por favor entrem em contato com os contatos contidos nesta página. Assim, como a inscrição no Evento.
 
 
Em breve estaremos divulgando data e hora da carreata que sairá do Rio de Janeiro e que se dirigirá a este evento em Outubro.
 
Forte Abraço!
                              

OS VIDEOS DO RALLY INTERNACIONAL DO CLASSIC RS

As boas produções do Programa Curva do S mostrando que os gaúchos sabem explicar o que é automóvel, embora as descrições sejam meio....o vídeo final é feito dentro do Lotus Elan dos Tumelero pai e filho, um carrito fantástico junto com o Europa que correu. 





quarta-feira, 28 de agosto de 2013

NSU SPORT PRINZ, UM ATO DE AMOR



A empresa de Neckarsulm, mãe de todos os Vokswagens a água, teve um momento inesquecível nesse pequ8eno cup}e de dois lugares. Projetado por Franco Scaglione enquanto no Studio Bertonee, o Sport Prinz tinha um pequeno motor de 1.000 cm³ e 65 CV, enquanto os derradeiros tinham o 1.200 de 80 CV que moveu uma moto lendária, a Mammoth Munch 1200 TTS. Prestem atenção no estado em que ele foi achado. Está à venda em Israeel no Ebay. http://cgi.ebay.com/ebaymotors/NSU-Sport-Prinz-Typ-67-Motor-suspensions-Beautiful-Rare-/281146193672?ViewItem=&item=281146193672&forcev4exp=true






terça-feira, 27 de agosto de 2013

CIDADE DOS SONHOS, POR FERNANDO CALMON


CIDADE DOS SONHOS



Por Fernando Calmon

Até que ponto o futuro pode ser utópico? Nada como discutir com especialistas. Foi a intenção da Daimler ao reunir em Berlim, capital da Alemanha, professores e técnicos para vislumbrar cidades. Futurologistas e visionários concordam sobre mudanças comportamentais dos cidadãos. Aos fabricantes de veículos restarão desafios e oportunidades.
Entre cenários possíveis, elegeram-se quatro. Não houve preocupação de apontar o mais viável, embora exista algum desconforto na sociedade atual sobre a falta de direção clara a seguir. As opções são tentativas de adivinhar o porvir, em simbiose entre criatividade e utopia. Também consideraram o que, no passado, se pensava ser o melhor no futuro e não se concretizou. 

Retribuição às cidades
Abordagem filantrópica e holística com objetivo de a tecnologia criar outros benefícios à comunidade. Carros transportam pessoas e bens, de modo confortável e conveniente, mas o que oferecem enquanto estão estacionados?
Automóveis acumularão cada vez mais informações dos arredores de onde circulam ou param. Serão como robôs e terão inteligência própria para agir. Qualquer veículo em uma vaga de rua poderia sinalizar o local de travessia segura, Iluminar calçadas ou indicar direção a seguir, se alguém estivesse perdido. Laterais dos carros transformadas em painéis informativos poderiam funcionar como mapas ou servir de vitrine eletrônica para escolha e compra de produtos.
Cruzamentos nunca provocariam acidentes em razão da troca de informações contínuas entre veículos totalmente interconectados, 24 horas por dia, sete dias por semana, por qualquer lugar que circulassem.

Dupla utilização
Carros podem ter uso privado ou público. Ser todo seu: para rir, chorar, ouvir música a todo volume, ficar do seu jeito. Já um automóvel de aluguel é totalmente limpo e desprovido de quaisquer sinais, após cada jornada. Mas poderia gerar renda extra ao dono, se convertido para uso compartilhado ou táxi robotizado. E, no dia seguinte, reconfigurado à sua forma original.

DOMINGO, DIA 1º, TEM REUNIÃO EM NITERÓI!

DIANTE DO MEGA PROTESTO ANUNCIADO PARA O DIA 7 DE SETEMBRO, DATA TRADICIONAL DA REUNIÃO  ANUAL DO VETERAN CAR CLUB DO RIO DE JANEIRO, ESTAREMOS EM NITERÓI UMA SEMANA ANTES JUNTO COM NOSSOS COMPANHEIROS ULTRAMARINOS. NO DIA DE CÃO ESTAREMOS NAS RUAS A PÉ...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A FERRARI BREADVAN

No começo dos anos 60 o CondeVolpi, dono da Scuderia Serenissima,  queria fazer frente aos  Ferrari de fábrica, na época as imortais GTO projetadas pelo brilhante Giotto Bizzarrini. Assim chamou-o depois de sua célebre rebelião contra as ordens do Commendatore e encomendou a evolução da GTO: 
Um carro 65 kg mais leve, com menor área frontal, motor recuado para favorecer a distribuição de peso e um sistema de freios bem mais eficiente. 
Esse carro foi executado por Piero Drogo em cima de um chassi modificado do carro mais lindo do mundo, o Ferrari 250 Passo Corto ou SWB, segundo os princípios aerodinâmicos expostos pelo Prof Wunibald Kamm. 
A 250 SWB
Possui uma traseira cortada bruscamente como uma camionete de entregas urbanas, ou uma Breadvan, como foi apelidada pela irônica imprensa inglesa desses tempos. Juliano Kowalski achou um vídeo fantástico de uma volta desse carro no Oldtimer Graqnd Prix de Nurburgring de pouco tempo atrás que é musica pura nos ouvidos dos que amam carros, com o três litros Colombo cantando tudo o que pode e sabe. Enjoy!


sábado, 24 de agosto de 2013

LIRA DO DELÍRIO: JIPE E CHARRETE...



Cada uma que se vê...o jipe pode andar 125 por hora em terra e 70 por hora na água... A charrete dispensa explicações...

JAY LENO E O MAZDA COSMO WANKEL


Não sei como mas tinha um carro desses em ão Paulo nos anos 60, que eu vi em uma agencia da Boca. Para minha grande admiração...

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

BEECH 18 DE ACROBACIA...



Um avião dos final dos anos 30 com dois motores P&W de 15 litros, nove cilindros adiais e 450 cv que era originalmente destinado à aviação executiva na era pré jato... Foi o avião a hélice de mais longa produção, sendo fabricado até 1970. uma modificação interessante foi o trem de pouso triciclo.

ALTA RODA COM FERNANDO CALMON




Alta Roda nº 747 — Fernando Calmon — 20/8/13





BUSCA DE QUALIDADE PERCEBIDA



Segundo segmento mais importante em vendas (na Europa, é o primeiro), o dos médios compactos apresenta acomodação em sua participação no mercado brasileiro, por volta de pouco menos de 10%. Nessa faixa está a menor defasagem tecnológica em relação ao que se oferece nos países de alto poder aquisitivo. Segmentações superiores são 100% dominadas por importados.
Há outra diferença em relação aos europeus. Lá, preferem quase exclusivamente os hatches. Aqui os sedãs subiram rapidamente na preferência. Nos últimos quatro anos passaram de 38% para 50% das vendas, com tendência a subir. E a concorrência é bastante acirrada entre 10 modelos. Mais recente é o Citroën C4 Lounge, sucessor do Pallas, que chega seis anos depois. Em geral as gerações se sucedem a cada sete anos ou se antecipam, quando há perda de interesse dos compradores. Versão hatch do C4 ficou para final de 2014, a fim de alinhá-lo ao modelo francês.
Produzido em El Palomar, Argentina, na mesma linha do Peugeot 408, o C4 Lounge encolheu 16 cm no comprimento, porém ficou 2 cm mais largo e manteve a ótima distância entre eixos de 2,71 m. Embora o volume do porta-malas tenha diminuído em 12% para 450 litros, o espaço interno se destaca. Exigência do mercado chinês, onde já está à venda (aqui a partir de 23 de setembro), o encosto do banco traseiro tem 29 graus de inclinação (3° a mais). Elevou o nível de conforto, nitidamente sentido quando se viaja em distâncias maiores, como na região de Mendoza, no país vizinho, onde foi o lançamento.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DE CARRO OR AÍ COM O NASSER





edita@rnasser.com.br           

Fax: 55.61.3225.5511 

Coluna 3413  21.Agosto.2013


Packard V12 carroceria Dietrich, o mais na festa dos mais.

Quem foi ao gramado no. 18 do Pebble Beach Golf Links, no resort e prainha com o mesmo nome, entre Carmel e Monterey, Califórnia, apreciou entre 248 veículos expostos – 48 idos do exterior –, a evolução do mais charmoso encontro de automóveis antigos. A 63ª edição mostrou não apenas os mais referenciais do setor, - 25% por extra fronteiras -, e o desdobramento do evento em gigantesco palco gramado, elegante, expondo o futuro ao lado do passado. A grande rampa gramada, de acesso ao plano inferior do evento, vem evoluindo como exposição inclinada e, neste ano, ali 20 veículos de conceito, sinalizavam o futuro.
Aumentar o número de veículos expostos; internacionalizar PB; ampliar atrações, com ênfase em automobilia; atrair montadoras e importadoras como patrocinadores, e expositores para lançamentos e mostrar carros conceito; crescer a área expositiva; incrementar a visitação.
São as mudanças e a expansão do evento nos recentes cinco anos na gestão de dona Sandra Button. PB não é clube de veículos antigos, mas portentoso negócio, provocando e aproveitando o recordista fluxo turístico recebido pela Península, superior à etapa do mundial de Golf realizado no mesmo gramado.

PÁTEO DO MARAZZI DIA 25/8!


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A SEMANA SANTA DE PEBBLE BEACH 2013


TODOS OS CARROS QUE CONCORREM AO CONCOURS D´ELEGANCE TÊM OBRIGATORIAMENTE QUE PERCORRER A ESTRADA COSTEIRA DE PEBBLE BEACH A CARMEL, A FAMOSA 17 MILE DRIVE. ISSO É  PARA MOSTRAR QUE SÃO AUTOMÓVEIS E NÃO AUTOFIXOS, ANÕES DE JARDIM. AÍ ESTÁ A LARGADA.


SEMANA SANTA: RECORDE NO LEILÃO....

27,5 MILHÕES DE DÓLARES...FERRARI 275 NART SPYDER, REALMENTE UM CARRO RARO FEITO A PEDIDO DE LUIGI CHINETTI, O DISTRIBUIDOR FERRARI NOS ESTADOS UNIDOS DOS ANOS 50 E 60. V12 DE 3,3 LITROS, PARENTE DOS MOTORES COLOMBO DAS GTO COM 300 CV, OS PRIMEIROS DE RUA COM SUSPENSÃO INDEPENDENTE TRASEIRA. QUANDO ORIGINAIS E NÃO CORTADOS VALEM REALMENTE MUITO...

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PEBBLE BEACH 21'013: THE WINNER

O vencedor neste ano - O CONCOURS D´ELEGANCE FOI ANTEONTEM -  foi este excepcional Packard 1934 V12 1108 Dietrich Victoria, uma carrosseria única em sua forma, pertencente a Joseph Cassini. Lindo! 




AR COMPRIMIDO MOSTRA SUA FORÇA POR FERNANDO CALMON

AR COMPRIMIDO MOSTRA SUA FORÇA



Por Fernando Calmon

Veículos híbridos tendem a avançar por ser o meio-termo viável entre motores a combustão e puramente elétricos. Suas vantagens principais são custo menor e redução de emissões tóxicas (CO, HC e Nox) ou não (CO2, o gás carbônico). Maior eficiência se dá em cidade, onde o consumo de combustível é alto.
Há vários graus de hibridização: micro (desliga-liga), média (alternador reversível), total com bateria (série, paralelo e combinado) e total plugável em tomada. Agora, existe uma sétima opção, baseada em tecnologia conhecida e aplicada, de modo tímido, em veículos pesados de uso intensivo no para-e-anda.
Batizado de Hybrid Air, é aposta da PSA Peugeot Citroën para 2016/17. Na realidade combina motor a combustão tradicional, caixa de câmbio automática de variação contínua e sistema hidropneumático. Este se compõe de motor hidráulico (reversível em bomba) e dois reservatórios de ar de alta pressão (250 bar) e baixa pressão.

ONTEM...

Nelson Piquet fez 61 anos. Aqui comemoramos o grande Campeão, com o qual tive o privilégio de conversar muito no SIVA de 2012. Happy Birthday, Nelson!

OS SEGREDOS DA ALFA ROMEO GTAM

Nos anos 60 e 70 quem não quis uma? Os triunfos nas pistas da Equipe Jolly,  de Piero Gancia foram mais do que suficientes como motivos de desejo desenfreado como o de Mario Bartolini, feliz dono dessa Alfa Romeo Giulia GT 1750 que aparece no vídeo, da qual a GTaM e a irmã "maldosa". Um belo vídeos do "Sapore di Super". Preste atenção que você vai entender o que os caras dizem...

SEGUNDA FEIRA É DIA DE BUDDY GUY E JIMI HENDRIX...

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

DREAM CARS DOS ANOS 50

UM CADILLAC ACIMA E TRES MOPAR, TUDO DESIGN GHIA. AMANHÃ TEM MAIS!



SOCORRO RAPIDO NA SUÉCIA

O trailer se desdobra para sustentar o carro atrás da potente Honda GL1800. Uma variação disso também é usada pela Polícia Rodoviária Japonesa em intervenções rápidas.

ALTA RODA COM FERNANDO CALMON





Alta Roda nº 746 — Fernando Calmon — 13/8/13



TRÂNSITO SEM DEMAGOGIA



“Uma pessoa não pode se sentir culpada só por entrar em seu carro e dar partida para ir trabalhar.” Frase curta do presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti, refletiu simples desabafo durante a abertura, semana passada em São Paulo, do 23º Congresso anual da entidade que engloba 7.000 concessionárias do País. Cerca de dois terços delas focam seus negócios em automóveis e comerciais leves.
De fato, existe tendência de demonizar os motoristas pela maior parte dos males, em especial o trânsito, das cidades. Poucos falam é que todo o setor automobilístico representa em torno de 5% do PIB (soma de tudo que um país produz), mas responde por 12% da arrecadação total de impostos. Em outros termos, os veículos geram recursos bem mais do que suficientes para investimentos em transporte de massa sobre trilhos, infraestrutura viária e ferramentas modernas de gerenciamento de trânsito.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER



edita@rnasser.com.br           

Fax: 55.61.3225.5511 

Coluna 3313  14.Agosto.2013




Que quer o novo Citroën C4 agora chamado Lounge ?


Com abertura de pré vendas dia 20 de agosto e vendas com entregas aos 22 de setembro - a data pode ser mudada pois coincide com o dia mundial sem uso de automóvel -, o substituto do C4 Pallas quer concorrer com os japoneses Toyota Corolla, Honda Civic, Mitsubishi Lancer; coreano Elantra; alemão VW; com argentino e próximo Ford Focus; GM Cruze; e primo Peugeot 408, todos frequentadores da fatia dos sedãs médios no mercado nacional. Francesco Abbruzesi,  italiano, diretor geral da marca no Brasil, não apresenta números, mas aposta que duas dentre as três versões de decoração serão as mais demandadas. Tendance, intermediária, motor 2.0, câmbio mecânico – R$ 62.500 - ou automático, de R$ 67.000 e Exclusive, com motor 1.6 com turbo, automático, a R$ 72.500. Versão de entrada a R$ 60 mil e de topo a R$ 78 mil. Argumenta entre novidade, formulação, conteúdo e preço. Como enfatiza, é o turbo mais barato do Brasil. Afirmativa coerente, não apenas pela palavra Turbo e seu fetiche, mas pelo bom resultado oferecido pelo motor que o recebe, o THP – publicitariamente iniciais do equivalente termo inglês de Turbo de Alta Pressão. Mesma a quem não saiba especificamente do que se trata, se é turbo é bom e se a pressão é alta, melhor ainda.
Como é
Considerado a partir de suas linhas, harmônicas, frente bem assinalada pela logo que separa capô de para choques, é peculiar, dando forma concreta à filosofia do grupo PSA, francês, controlador das marcas Citroën e Peugeot. Com quedas de vendas e problemas de caixa na Europa, a PSA decidiu apostar em mercados externos. Vem conseguindo bons resultados, com mais vendas mundiais que européias. Tal mudança despadronizou os veículos, pela criação de linhas paralelas – para europeus um tipo de modelo; para mercados emergentes, especialmente Rússia, China e Brasil, outros.
O C4  chamado Lounge exclusivamente no Brasil – nos outros países C4 L – e há pequenas diferenças entre eles, traçada entre entendimentos e divergências com as equipes de design da empresa, incluindo palpites dos 15 profissionais deste ramo  do PSA Latin America Tech Center. 
Lounge, no linguajar dos nossos frequentadores de Miami significando área de conforto, quer remeter à maior distância entre eixos entre os concorrentes e, daí, a capacidade de bem receber os passageiros dos bancos dianteiro e traseiro – neste, a possibilidade de reclinar o encosto em até 29 graus. 
Há caracterização local, com o trato da suspensão para resistir à aspereza, agruras, irregularidades, desníveis e buracos das ruas e estradas nacionais, a capacidade de queimar gasálcool sem danos pelo motor 1.6 THP, e ter habilidade flex no 2.0. É atualizado com as tecnologias e confortos, desde o uso contido de 2 bolsas de ar na versão de entrada, crescendo até seis nas superiores, até a aplicação de sistema Keyless, que permite abrir e fechar o carro tendo a chave por perto, ligar e desligar por botão, piscas nos retrovisores externos, sistema de navegação com tela de 7 polegadas, de som  Arkamys, câmera de ré, faróis bi xênon auto direcionais, teto solar eletrônico, ar condicionado bi zone. Serão sete as cores, e as rodas em liga leve, tampando os freios a disco nas 4 rodas com auxiliares eletrônicos, como ABS e AFU, podem ser em aros 16 ou 17”.

DOMINGO TEM MUSEU DO EXÉRCITO!


E NO DIA 22 DE SETEMBRO...TEM CAXAMBU:


CHEVROLET TRACKER NA ARGENTINA...

 Foi lançado hoje no mercado argentino o contendor da GM no rico setor dos mini suvs, a classe EcoDuster. Com tração dupla ou simples, o Tracker tem o motor do Cruze, um 1,8 litro com 140 cavalos. 
O 4X2 tem caixa manual de cinco velocidades e o o 4X4 tem tração sob demanda e caixa auto de seis marchas. o mais caros, o LTZ, tem controle de estabilidade e assistência em subidas. em breve no mercado brasileiro.