O novo motor 1.0 três
cilindros e o Fox
Um
Fox capaz até 17% de economia sobre a versão 1.0 e quatro cilindros, é a
proposta da VW para incrementar vendas por atualização e redução de consumo.
Custa mais R$ 750, e diz a VW, recuperados por economia em até um ano.
Pulando
a parte do automóvel, sem trocadilho mero veículo para apresentar o motor,
parte mais importante da história.
É
remédio tecnológico, iniciando curar carência da VW há anos, com motores de
baixa potência específica, convencionais, duas válvulas por cilindro, sem
brilho ou t grande. Novo, há pouco lançado
na origem alemã movendo o UP!, primeiro degrau em tamanho e preço na marca.
Como é
Atual
em conceitos por exigências de consumo e emissões, sonho de projetista: começar
em tela branca, criando coisas novas e aperfeiçoando conceitos. Os três cilindros
estão no caminho para motores pequenos, reduzidos em peças, custos de produção,
consumo, emissões. Exigindo menor baia para o motor, permitem projetar carros
menores, mais leves e econômicos.
Une
conceitos atuais: todo em alumínio, 4 válvulas por cilindro, e funde o coletor
de escape no cabeçote, aí aplicando o catalisador. Gere temperaturas
diferentes, maior no bloco e menor no cabeçote, esta para diminuir a
possibilidade de auto ignição, a batida
de pinos, ante a taxa de compressão de 11,5:1.
Outras
novidades, virabrequim com contrapesos especiais para absorver as vibrações do
número ímpar de cilindros, bielas mais leves e, novidade maior – e pânico para
reparos grandes –, os dois comandos de válvulas não são seculares eixos com
excêntricos, mas a junção, por diferença de temperatura, ambiente e criogênica
– 150 C graus negativos -, de pequenos pedaços de eixo e os cames. Juntam-se
definitivamente em 30s. Para reparos, troca da tampa do cabeçote.
As
válvulas tem aberturas variáveis, para mais torque ante demanda, balancins
sobre rolamentos reduzindo atrito, e polias irregulares nos eixos baixando
tensões na correia dentada. Pistões com saia curta, grafitada.
Na
prática da teoria, reduzir partes, pesos, atritos = + disposição + economia.
Assim, …
Em
relação ao 1.0 de quatro cilindros mantido em produção, é 24 kg mais leve,
produz mais 3 cv, indo a 75 com gasálcool e e adicionais 6 - 82 com álcool. Em
torque, respectivos – 9,7 e 10,4 kgmf - a 2.000 rpm dispõe de 85%, conforto ao
uso urbano, sem exigir muitas trocas de marchas.
Impressões
sobre o conduzir o conjunto, próxima semana. Aviso importante, não é
substituição de motores em São Carlos, SP. Apenas inicia inexorável processo.
Os atuais 1.0 e 1.6 8V continuam em linha - por pouco tempo, espera-se, trocados
pelos 1.4 turbo.
Um up no
Fiat Idea
Outra
demonstração de competência da Fiat em seu aclamado projeto de mudar
constantemente a aparência de seus produtos, sem mudar de produtos. Desta vez
foi o Idea, com grades frontais novas, diferenciadas entre si para identificar
as versões de decoração Attrative, superior, e Essence, de base. Completa com
molduras nos faróis de neblina, calotas e rodas. Trato interno, com mudança do
painel, comandos e volante multi funcional. Agregação de itens de conforto,
como ar condicionado, antes opcional, agora são de fábrica.
E ?
Quanto:
Idea Essence
1.6 16V R$ 45.370
|
Idea Adventure 1.8 16V R$ 52.400
|
Idea Attractive 1.4 R$43.290
|
Tiggo,
revisto e melhorado
É como os dicionários: a nova edição é
revista e melhorada. A Chery fez isto com o Tiggo, utilitário esportivo médio,
aqui apresentado em 2009. Mudanças para caracterizar a nova modelia: frente –
faróis, grade e para-choque; traseira – lanternas; interior – painel,
indicadores curiosos e ociosos como indicador de pressão atmosférica, altitude.
Também há bússola no país que se orienta por direita-esquerda-atrás-e-frente.
De conforto, sem TV para orientar manobras, mas apenas sensores de
estacionamento na traseira.
Mecânica intocada, motor 4 cilindros
dianteiro, transversal, 2.0 cm3 e potência abaixo do nível mundial: 138 cv.
Torque, discreto: 18,2 mkgf, explicando letargia em reações – O a 100 km/h em
15s e velocidade final aos 170 km/h são dados conseguidos por alguns 1.0.
Como todo automóvel feito para conquistar o
mundo, é equipado ao mínimo das exigências mundiais. Assim, cumpre a função
educativa dos chineses, explicar ao comprador brasileiro que pode ter mais por
menos. Vem com ar condicionado, acionamento elétrico para vidros, travas e
retrovisores; radio-cd; rodas em liga leve, freios anti bloqueio - o ABS, seu
gestor EBD e bolsas de ar na dianteira.
A R$ 52 mil. Não é chinês, mas em caminho
que se alarga, sino-mercosulino,
indicando um processo industrial tributário. Sai da China, para no Uruguai onde
a Chery e um sócio argentino aplicam mão de obra em alguns processos e agregam
o dito “Conteúdo Regional” – peças
feitas no âmbito do Mercosul. Tal atividade permite apor o carimbo de produto
uruguaio, e assim entrar no país sem pagar os 35% de imposto de importação, e
adicional de 30 pontos percentuais sobre o IPI.
Os JAC
J3, já aperfeiçoados
Dois anos não é medida de tempo
justificadora para investir e mudar um produto, mas a chinesa JAC o fez em seus
modelos J3, hatch, e sua versão sedã,
no Brasil dita Turin. Explicação simples, a excepcionalidade.
O Brasil é o mercado mais importante da JAC,
único país fora da China onde a empresa tem um sócio – 2/3 – e constrói
fábrica. O sócio, Sérgio Habib, fez o dever de casa direitinho, conformou o
automóvel, investiu em engenharia brasileira para acertá-lo a condições e
gostos nacionais. Vinha em sucesso na fórmula de carro completo a preço de
carro pelado, provocando a indústria nacional em suas enfumaçadas relações com
o poder central, a gestar projeto que taxa ou limita a entrada de importados.
Ou seja, eleva o preço dos bem equipados ao consumidor para não concorrer com
os simplórios.
A medida legal construiu um muro à frente da
JAC, tentando se adequar, construindo a fábrica, conseguindo cota de
importação, limitando-se até iniciar a produção local no próximo ano. As
mudanças no J3 são consequência da importância do mercado – e da necessidade de
aumentar vendas. Hoje, absolutamente contidas, apesar do preço quase histórico.
Apenas 2.205 J3 deixaram as revendas e cerca de 1.300 Turin. Números pequenos.
Mudaram a frente e no Turin também o
conjunto óptico e para choques posterior. Interior revisto e aperfeiçoado,
mudanças nos instrumentos, tentativa de oferecer ideia de luxo, em especial no
Turin, com volante revestido em couro.
Soluções agradáveis, italianas. O conteúdo
permite manter o conceito – completo, nada a acrescentar, melhor da categoria e
preço: direção assistida; bolsas de ar na dianteira; freios anti bloqueio –
ABS, e seu gerente EBD; faróis com regulagem de altura; rodas em liga leve;
auxílio elétrico para vidros, trancas e retrovisores externos, ar condicionado,
sensores traseiros para estacionamento, ...
O motor mantém-se pequeno. Ágil, moderno,
mas limitado pelo peso do carro. Assim, os 1.250 cm3 produzem atrevidos 108 cv,
mas seu torque só aparece depois das 3.000 rotações – como o motorista
brasileiro dirige sem saber que o conta giros é uma referência visual para
compatibilizar o motor com o andamento, pode achar que o carro é completo,
barato, porém fraco. Injustificadamente. O problema está no equipamento sobre o
banco dianteiro esquerdo, entre os pedais e o volante...
Preços imexíveis
pois são completos, sem opcionais: J3 hatch
R$ 35 mil; Turin R$ 38 mil. Garantia 6 anos.
Roda-a-Roda
Limpeza – Montadoras e
importadoras estão em plena operação limpa pátio para não ter estoques com a
chegada da modelia nova. Volkswagen reduziu preço do Touareg V8, 4.2, injeção
direta, para R$ 267.990 – menos R$ 40 mil. V6, 3.6, R$ 220.990. No super sedã
CC, V 6, 3.6, 300 cv, o mais rápido dos VW, redução de
R$ 23 mil, leva-o a R$ 184.990.
Extremo – Em outro extremo a Chery varre
o estacionamento dos baratos QQ. Nova linha QQ3 iniciou ser montada no Uruguai
e chegará aqui.
Pendenga – Chegou a meio termo nos Eua a
questão da garantia que a Fiat teria a honrar agora como dona da Chrysler,
quanto a riscos de vazamentos em tanques de Cherokees antigos. A Fiat disse que
não faria o re-call, mas propôs conta
de chegar: examinará os carros e, nos de maior risco, colocará armação de
engate, capaz de diminuir os danos em caso de futura pancada traseira.
Tim-Tim – Na Alemanha leitores da revista Sport Auto elegeram os carros mais esportivos de 2013. Deu Mercedes nas três categorias: Classe A 45 AMG, C 63 AMG e SLS AMG GT. Vitória para encher a cara com Krugg Sekt, o espumante alemão visto como champagne. A Mercedes está engatada em recuperar a liderança na venda de automóveis frente às não escolhidas Audi e BMW.
Tim-Tim – Na Alemanha leitores da revista Sport Auto elegeram os carros mais esportivos de 2013. Deu Mercedes nas três categorias: Classe A 45 AMG, C 63 AMG e SLS AMG GT. Vitória para encher a cara com Krugg Sekt, o espumante alemão visto como champagne. A Mercedes está engatada em recuperar a liderança na venda de automóveis frente às não escolhidas Audi e BMW.
Pacote – A Fiat não foi sozinha
para os EUA ao assumir a Chrysler. Foi de turma. Mais recente a se instalar
para fornecer às outras marcas de lá – Ford, Chevrolet, Honda, Toyota, Nissan,
BMW, Mercedes ... – é sua fabricante de peças Magneti Marelli. No Tennesse para
fazer faróis, lanternas, lâmpadas. Inicia fornecendo para o Jeep Cherokee 2014.
Big Brother – Num Ethios exposto no Salón del Automóvil, Buenos Aires pequena câmara de vídeo
apontava para quem se sentasse à frente do volante. Explicações cobradas à
Toyota pelo sítio Autoblog.ar discreparam: identificava o sexo do interessado e
transmitia informações; idem, para mudar a programação do som. Jornalista do
blog não percebeu tais opções e restou a opinião de arapongagem.
Razão – Líder na Argentina, a PSA
somando Citroën e Peugeot marcou novo recorde de venda nos cinco primeiros
meses: 62.000 veículos, mais 28,6% em relação a idêntico período de 2012.
Mercado cresceu 8%. Apenas para provar quanto custa um erro de estratégia, no
Brasil somadas vendas de Peugeot e Citroën, equivalem a menos de 1/6 da Fiat.
A holding
investe fora da Europa. Quer 50% das vendas em outros continentes.
Segura – Mercado sugere cautela com a
inadimplência na venda de carros novos. Falta convencimento que o país tenha um
plano econômico, as mudanças dos índices, o dólar indomado e a redução no nível
de emprego afetarão o pagamento das prestações.
Recorde –
Fábrica de motores VW na universitária cidade de São Carlos, SP, comemora
produção de 8 milhões de 1.0 e 1.6. Fornece ao Brasil e à Argentina.
Especialização
– Nissan inaugurou Centro de Treinamento em Jundiaí,
SP. Quer se preparar aos planos e ordens de ter 5% do mercado em 2016 – hoje
tem a metade. Treinará especialistas: comerciais; pós venda e mecânica.
Cunha – A chinesa Shinerai fez o
impensável: meteu o pé e abriu a porta das vendas oficiais: fornecerá 100 vans
ao Ministério da Saúde para campanha contra Dengue. Preço. O fim da Kombi em
dezembro deixará o segmento para os chineses. É prova de fogo.
Parâmetro – Valor de
automóvel antigo está ligado à sua qualidade, a algum dado que permita contar
histórias, ou à raridade. Um dos quatro existentes na Inglaterra, raro VW SP2,
de 1975, necessitando de reparos, está à venda, conta o sítio Barn Finds. Lata furada pela umidade
inglesa, dono quer 7.950 libras.
Rito –
Como anunciado pela Coluna há 20
dias, a Volkswagen iniciou produzir as motos Ducatti Monster 696 em Manaus.
Serviço pela Dafra, especializada no assunto, montadora de outras marcas,
incluindo BMW.
Negócio - Curioso ? A marca italiana foi adquirida
pela incontida gestão de seu conselho superior para transmitir tecnologia de
fundição de componentes e desenvolvimento de motores. Quem, em tese, comanda é
a Audi.
Bola de
cristal – Dica
do leitor Rui Donizete, de Brasília: Grand
Prix, o melhor filme sobre Fórmula 1, tem versão Blue Ray, com making of e
trailler original. Disse ter
comprado na Livraria Saraiva, mas existirá em outras: R$ 29,90.
Melhor ? - Melhor. Boa história costurando pilotos,
equipes, formas de viver e encarar as corridas. Belas tomadas de cena, ótimos
sons. Antecipou em três décadas o fim dos anos românticos e a entrada na atual
seara, onde pilotos se transformaram apenas na parte falível da eletrônica ...
Fiat quer dar dignidade ao fim do Mille
Legislação obrigando todos
os automóveis e comerciais leves a portar ABS nos freios e almofadas de ar para
os passageiros frontais, forçará o fim do Mille. Implantá-los em sua estrutura
significa tantas mudanças e investimentos sendo melhor desenvolver um sucessor
e iniciar nova jornada no caminho bem pavimentado por ele: carro de trabalho e
o nacional de menor preço.
Carros são retirados de
produção e substituídos. Mas, no caso, a Fiat quer marcar o adeus com eventos
marcantes, enfatizando as boas lembranças, as boas características, os bons
registros em sua trajetória. Para lembrar, quando lançado com o original nome
de Uno, era revolucionário projeto de Giorgetto Giugiaro – depois eleito o Designer do Século. A proposta visual
chocou, mas logo descobriu-se a invejável praticidade.
Abriu caminho de
pioneirismo: primeiro 1.0 a aproveitar a legislação de incentivo à indústria
automobilística; idem, nos 1.0, a receber ar condicionado, e turbo. Turbo com
ar só existiu no Brasil.
Por diversas vezes
analisou-se seu fim, mas o mercado – e a Fiat, mantiveram-no rentável – hoje
ele vende quase metade do sucessor, o Novo Uno.
A Fiat quer fazer eventos
assinaladores da carreira recorde, com 30 anos menos cinco meses: série
especial, livrinho, coisas para dar orgulho de ter sido revolucionário em
proposta estética, iniciador do caminho dos 1.0, e de ter assumido a posição de
Fusca da Fiat.