terça-feira, 14 de julho de 2015

A MAIOR TURBINA A GÁS DO MUNDO BY JLV

 
HArriet, uma centopéia de 109 metros
Não foi à toa que uma estrada francesa no interior do nordeste europeu esteve cheia de gente durante mais de um mês – e não era para torcer pelos maiores ciclistas do mundo durante a realização de um Tour de France.

A centopéia era na realidade um conjunto de quatro cavalos Scania, à frente e atrás de um fantástico reboque feito especialmente para o transporte do maior motor de turbina a gás do mundo, construído numa fábrica da GE na cidade de Belfort e levado a Bouchain, mas de 530 km distante, onde passará a fazer parte de uma nova usina de energia da Electricité de France (EDF).

O planejamento envolveu estudos precisos dos ráios de curva em cada ponto da rota de 148 km, de Belfort a Estrasburgo. No total, nada menos de três anos.

O reboque é feito em três peças separadas, cada uma das quais pode ficar a 90 graus da próxima. A primeira e a terceira peças têm segmentos de 14 eixos, cada um deles com quatro pneus de carga que suportam a secção central, que carrega a turbina. A peça central, que carrega a turbina de 400 toneladas, anda sobre duas plataformas, cada uma com 14 filas de eixos com três pneus cada um. Outros dados de tamanho são 6,65 m de largura e 5,7 m de altura.

A posição dos cavalos está sempre sendo mudada dependendo da necessidade de tração: em subidas mais fortes, por exemplo, o conjunto fica formado de três cavalos puxando e um empurrando.
Assim mesmo, o comboio é tão pesado que outros cavalos são necessários com carga extra. Numa ponte perto da cidade de Colmar, local onde nasceu Frédéric Auguste Bartholdi, o homem que projetou na França a Estátua da Liberdade de Nova York, a arquitetura da ponte precisou que os cavalos ficassem ao lado do comboio, dando equilíbrio à estrutura e evitando danos à obra de arte.

Um serviço muito grande precisa de ferramentas enormes. Trabalhadores tiveram de usar chaves inglesas com bocas de mais de 30 cm para retirar e recolocar sinais rodoviários após a passagem do comboio.
Engenheiros tiveram de construir modelos digitais de pontes e desvios para terem certeza que o comboio poderia passar por cima deles.

A GE e comunidades locais através do norte da França tiveram de investir em melhoras viárias para prepará-los para o transporte.
O comboio, chamado de Convoi Exceptionnel, se desloca com quatro escoltas policiais em motocicletas, duas escoltas privadas em motos, mais um carro à frente e um atrás, além de membros do time de logística da GE.

Os primeiros nove dias, até a primeira metade de julho, foram de deslocamentos terrestres. No dia 7, trabalhadores do porto de Estrasburgo colocarão a turbina numa chata e a enviarão pelo Rio Reno à Alemanha, à Holanda e depois de volta ao sul através da Bélgica e da França ao longo do Rio Escaut. A usina de Bouchain é junto ao rio, de forma que o quilômetro final deverá ser tranqüilo.

HArriet é a maior e mais potente turbina a gás do mundo. Ela consegue chegar a uma eficiência cíclica combinada que excede os 61%, número até aqui considerado o Santo Gral de quando se fala de geração elétrica. Em operação, HArriet vai gerar 600 megawatts em ciclo combinado, suficiente para energizar 700 mil casas francesas.

Este foi o segundo comboio a deixar a fábrica de Belfort em um ano – mas os comboios vão se tornar mais visíveis com o tempo. A GE tem pedidos de 16 unidades da turbina e já foi ‘tecnicamente selecionada’ para outras 53. 
JOSÉ LUIZ VIEIRA -www.cargaetranssporte.com.br

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