quinta-feira, 16 de julho de 2015

GOLF DE PISTA BY JLV

 
Golf de pista 
A divisão Motorsport da Volkswagen está desenvolvendo seu primeiro carro de corridas, baseado no Golf de sétima geração. O carro (por enquanto) conceito é baseado no modelo de produção, mas com 330 cv e respeitando todos os regulamentos TCR (de Touringcar Racer International Series), destina-se a ajudar a Volkswagen a avaliar um eventual programa de competição para 2016 em diante. Enquanto isso, dois deles serão testados na oitava prova da TCR no Anel da Red Bull em Spielberg. 

“A recém-criada categoria TCR fornece uma promissora plataforma para a competição de clientes, em nível nacional e internacional. Com corridas excitantes, tecnologia de produção e custos razoáveis, ele oferece uma nova perspectiva para times privados,” diz o diretor da Volkswagen Motorsport José Capito. “Ao desenvolver o carro conceito baseado no Golf, conseguimos cair de volta nos recursos Volkswagen. Isso reduz tanto o tempo como os custos de desenvolvimento. Nós também usaremos o resto do ano para testar o carro sob condições competitivas e avaliar um possível projeto de corridas de clientes a partir de 2016.”

Visualmente, os genes de competição do Golf desenvolvidos pela VW Motorsport são: aros de 18 polegadas num chassi uns 40 cm mais largo do que o do Golf de produção, uma impressão de ‘pronto para correr’ e uma agilidade de primeira classe. Um spoiler dianteiro aerodinâmico dianteiro e uma asa traseira de carbono são igualmente modificações feitas para as pistas. Entre os componentes projetados para proteger o piloto estão um assento de competição, uma célula de segurança com protetor de cabeça e um tanque de segurança dentro dos regulamentos da FIA.

Um poderoso motor de quatro cilindros, uma caixa de mudanças DSG com palhetas no volante e um chassi de corridas estão sendo desenvolvidos em cooperação com o departamento de esporte da SEAT, de grande experiência com a Leon Cup Racer espanhola.

A plataforma do grupo VW MQB também oferece muitas sinergias para veículos de competição e reduz os custos de montagem e uso do carro de turismo. O motor 2.0 turbo e injeção direta vem do modelo esporte mais avançado, o Golf R, e sua versão mais quente gera 330 cv (243 kW) e 410 Nm de torque.

Para acelerar seu desenvolvimento o carro conceito será testado sob condições de competição durante os quatro fins de semana da série TCR internacional. O renomado time Liqui Moly Team Engstler, com décadas de experiência, terá responsabilidade de experimentar o carro na fase de testes restante.

O calendário da série TCR é o seguinte:
28-29/03 Malásia (Sepang)*
11-12/04 China (Xangai)*
02-03/05 Espanha (Valência)
09-10/05 Portugal (Algarve)
23-24/05 Itália (Monza)
30-31/05 Áustria (Salzburgring)
20-21/06 Rússia (Sochi)
19-20/09 Cingapura*
24-25/10 Tailândia
21-22/11 Macau
•Dentro do programa de apoio do Campeonato Mundial de Fórmula Um.

JPSÉ LUIZ VIEIRA - WWW.TECHTAK.COM.BBR

Nenhum comentário: