Alta Roda nº 847 — Fernando Calmon — 28/7/15
TSI:
BEM MAIS QUE A SIGLA
Desde o final de semana passada, com a
chegada do up! TSI, o Brasil tem pela primeira vez um automóvel mais avançado
tecnologicamente em termos de motor que o mesmo modelo comercializado na
Europa. Em regra, o País vai a reboque de países centrais ou, em alguns poucos
casos, até recebe primeiramente um novo modelo com alguns meses de
antecedência.
No caso do produto de entrada da
Volkswagen, além de reconhecido como primeiro turboflex fabricado no Brasil (os
da BMW e PSA Peugeot Citroën são importados), nem na Europa essa motorização –
no caso apenas a gasolina – está, por ora, disponível. Na realidade, a própria
VW já produziu motor 1-litro turbo (gasolina), a exemplo deste, para Gol e
Parati entre 2000 e 2002 focado em desempenho.
Entretanto, o TSI faz o casamento perfeito
entre injeção direta e turbocompressor (antes a injeção era indireta) dentro do
conceito moderno de aumentar o desempenho e simultaneamente obter menor consumo
de combustível. De maneira simplificada, oferece potência 28% maior, 105 cv, e
torque 61% superior, 16,8 kgfm (ambos os valores com etanol). Ainda assim,
consegue economia de etanol e gasolina de cerca de 6% e se transformou no
modelo de menor consumo do País. Aliás, só perde para automóveis híbridos com
motores a combustão e elétrico.
O desempenho deste 3-cilindros na prática
equivale a de um motor comum aspirado de 1,8 l, só que na estrada supera 20
km/l com gasolina a 120 km/h. Motor a apenas 2.900 rpm garante silêncio a
bordo. Diferencial foi alongado em nada menos de 26% para o máximo de economia
e ainda assim acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 s (etanol). Sua elasticidade
impressiona porque o torque máximo se mantém entre 1.500 e 4.500 rpm. O número
de vezes que se troca de marchas é bem menor.
A Volkswagen oferece o novo TSI para todas
as versões (menos a de entrada, take up!) por R$ 3.100,00 extras, sendo que nas
mais caras, incluída a nova speed up!, é de série. Preços vão de R$ 43.490 a
49.900. Para reconhecer o modelo, além do emblema com o “I” vermelho, a tampa
do porta-malas é sempre pintada de preto (não reconhecível na cor preta, claro)
e o para-choque dianteiro é 4 cm mais pronunciado por abrigar radiador maior.
Quem roda dentro da média nacional de 12.000
km/ano obteria retorno do valor pago a mais em pouco mais de 10 anos. Para se
ter ideia, um Renegade diesel, caso existisse versão equivalente mecanicamente
à de um motor flex, levaria mais de 20 anos para se pagar com a economia de
combustível. Só que o prazer ao dirigir é incomparável: muito mais ágil do que
qualquer outro de seu segmento (inclusive de modelos de maior porte e
potência), fácil de estacionar (apenas 3,64 m de comprimento) e comportamento
em curvas irrepreensível em razão de suspensões um pouco mais firmes.
Conceito de subcompacto não foi, até agora,
de todo absorvido pelo motorista brasileiro. Tanto que a GM descartou tal
produto no plano adicional de investimentos (ver Roda Viva). VW, Fiat e Chery
pensam diferente. Ainda assim o up! alcançou 2,4% do mercado de compactos
hatches e sedãs no primeiro semestre do ano e com a versão TSI pode chegar a
3%. Meta-alvo bastante razoável para um hatch moderno.
RODA VIVA
GENERAL
MOTORS dobrou a aposta no Brasil ao anunciar aporte
adicional de R$ 6,5 bilhões até 2019. Significa 40% do total para China, México
e Índia. Família de seis modelos compactos visa apenas a países emergentes.
Para a Coluna, serão substituídos em quatro anos Onix, Prisma, Cobalt, Spin e
Montana. E um crossover no lugar do Tracker.
INTERESSANTE é a estratégia oposta à da Ford, que alinhou seus produtos aos
produzidos em mercados maduros. Carro subcompacto (em torno dos R$ 30.000)
estaria fora dos planos, afirma a GM. Investimento inclui motores de três e
quatro cilindros novos (inclusive turbos), além de câmbios e expansão de
conectividade em toda sua linha.
JEEP apresentará em janeiro próximo no Salão de Detroit o modelo que
substituirá o Compass/Patriot. Trata-se do segundo produto todo novo (maior que
o Renegade) da marca de utilitários na nova fábrica da FCA em Goiana (PE).
Produção e vendas começarão primeiramente no Brasil. Mercado americano, porém,
será abastecido pela unidade fabril do México.
JETTA tem qualidades para avançar no disputado mercado de sedãs
médios-compactos. Na versão básica (Trendline) e intermediária (Comfortline),
esta produzida em parte no Brasil, os retoques de estilo e bom acabamento são
pontos positivos. Motor de 2 L/120 cv não anima no uso cotidiano, apesar do
ótimo câmbio automático (6-marchas). Já versão de topo Highline, motor turbo de
211 cv, deixa qualquer rival para trás.
DÓLAR
ALTO (perto de R$ 3,40 na semana passada) dificulta
ainda mais a vida dos importadores. Em quatro anos a participação nas vendas
internas despencou de 24% para 15%. Situação só não está pior porque marcas
europeias – maioria entre as importadas – se beneficiam, parcialmente, da
desvalorização do euro ante a moeda americana.
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