Viagem mudou o antigomobilismo
brasileiro
Há trinta anos, a primeira
grande viagem com automóveis antigos serviu de base para que colecionadores
solicitassem a mudança do então Código Nacional de Trânsito, criando o conceito
e a classificação de Veículo de Coleção. Foi a 1ª. Viagem Ford Modelo A S Paulo –
Brasília, e tinha peculiaridades do pioneirismo: foi passeio desafiador;
prova institucional que os automóveis antigos tinham capacidade e resistência
para longas marchas; mostrou, as iniciativas do ramo não estavam restritas aos
clubes antigos, pois idealizada e capitaneada pelo jovem Veteran Car Club de
Brasília; promoveu interação clubística nacional e internacional; envolveu o
governo federal com autorização, acompanhamento e recepção; e foi o primeiro
grande evento com patrocínio de multinacional da especialidade, a Ford,
envolvida com capital e apoio logístico – Mariano,
chefe de mecânica da equipe de competições, acompanhou os viajantes para
eventuais socorros.
50 Fords alinharam no
paulistano Parque do Ibirapuera e, três dias e 1.100 quilômetros após, com
agregações no caminho, 55 chegaram a Brasília, recebidos no centro comercial
Park Shopping. Haviam colecionadores de Brasília, Minas, interior paulista e
capital, paranaenses e um solitário canadense.
Em Brasília, a parte
referencial: o então Ministro dos Transportes, Affonso Camargo, recebeu os
colecionadores, deu uma volta dirigindo o Ford Modelo A, o tipo 40A, um roadster – a baratinha com banco da sogra, como conhecido
o banco traseiro exposto – e, mais importante, acolheu o pedido de mudança no Código
de Trânsito para criar a categoria de Veículo de Coleção. Não era de sua competência,
como sabia Roberto Nasser, presidente do VCC em Brasília, organizador da
viagem, proprietário do Fordeco da experiência ministerial, e autor
do requerimento, mas a correspondência enviada ao ministro adequado, o da
Justiça, foi a base para iniciar o processo.
De outras boas consequências
ao pedido e às intervenções para sua defesa, tão importante quanto a nova
classe, foi a criação do Turismo Antigomobilístico – permitindo viagem de
carros antigos para participar de eventos -, antes proibidas pela exigência da
incorporação de equipamentos modernos de segurança nos automóveis antigos.
O Antigomobilismo brasileiro –
a expressão é dicionarizada, exclusividade mundial -, tem duas fases: APP e DPP
– antes e depois da Placa Preta, indicadora dos Veículos de Coleção. E a
ocasião de tal conquista está no passeio ora trintão.
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Matéria de O Globo faz
registro nacional
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up! TSI, 1,0 turbo, anda como
1,8, gasta como 0,9
Versões turbo são usualmente
para produção restrita e identificação esportiva, pela adição de um turbo
compressor – artefato tocado pelos gases do escapamento, fazendo rodar uma
turbina para captar o ar externo e socá-lo no motor – com maior volume e
pressão o motor produz mais energia e responde melhor.
Mas do usual o up! tsi – é
este o nome -, nada adota. A Volkswagen mudou o enfoque. Aplicou o turbo, e
mudou muitas peças do motor, incluindo o virabrequim, e transformou a injeção
em sistema direto, pós válvulas, direto na cabeça dos pistões. Elevada pressão,
250 bar – a pressão atmosférica é de um bar.
O projeto comercial da
Volkswagen escapou do criar versão pontual, pequeno acréscimo à linha up! Ao
contrário foi fazê-lo disponível em quase todas as versões de equipamentos,
exceto a de entrada. Na prática nada de ser um brinquedo de nicho, mas uma
opção capaz de distinguir e incitar liderar a procura pelo pequeno automóvel.
A aplicação do turbo,
representado apenas pela letra T no letreiro, e a injeção direta em
pioneirismo no Brasil, simbolizada pelo I em vermelho, fez crescer a potência a 105 cv se com álcool, ou
102 com gasálcool. Torque elevado a 16,8 m.kfg aos 1.500 rpm. Com o combustível
vegetal vai da imobilidade aos 100 km/h em 9,1s e crava 184 km/h de velocidade
final. Com o mesclado, 9,3s e 181 km/h em pico. Tempos de automóvel com motor
1,8 litro.
Na política da empresa em tê-lo
para público comum, alongou a transmissão em 26% para operá-lo com rotações
mais baixas e obter melhores consumos: a nova versão gasta menos ante o 1.0 sem
turbo – é o mais econômico dos Volkswagen. Adequou o restante da mecânica para
suportar novas exigências e caracterizou-o pelo pintar as tampas traseiras –
parte mais visível aos outros motoristas – em preto. Democratizou o preço.
Quinta feira 23, 18hs ao fechamento da Coluna
informações diziam da diferença
do pacote TSI em R$ 3.100.
É um novo caminho, da
socialização da tecnologia, de oferecer um veículo urbano, sagrado como seguro,
com rendimento entusiasmante, e sinalizará como deverão ser os automóveis
nacionais daqui para a frente.
Como registro, a aplicação do
turbo e o desenvolvimento do motor, ocorreram em primazia no Brasil. Na
Alemanha, berço da marca, será mostrado no Salão de Frankfurt, em setembro.
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up! tsi
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Fevereiro, aqui, o novo Toyota
SW4
Marca japonesa apresentou na
Tailândia nova e oitava geração do utilitário esportivo SW4. Caracteriza-se
pela mudança de linhas, com traços de mais testosterona, grade frontal cromada
e faróis prolongados pelos para lamas.
Maior 9 cm em comprimento, sem
alterar a distância entre eixos, e formulação na versão luxuosa para três
fileiras de bancos e sete lugares. Haverá versão inferior para cinco pessoas.
Na Tailândia, centro oriental
para produção de picapes, leque de novos motores, mas no Brasil serão
restritos: diesel 2,4 e 2,8 turbo, e gasálcool 2,7– o SW4 será produzido na
fábrica da Toyota em Zárate, Argentina, e tem o Brasil como maior cliente.
Antes dele, o picape chegará em novembro.
Motor 2,4 usa turbo compressor
com geometria variável, 150 cv de potência e aproximados 34 quilos de torque.
2,8 em configuração semelhante, gerando 177 cv e 42 kg de torque, usando
transmissão manual com seis velocidades. Novidade foi a troca da alavanca para
acionar a tração total pela solução boiolo feminista de botão com séquito
eletrônico.
Mais nova das exigências dos
compradores, a tela multi função, vem embutida no painel de instrumentos e tem
17,5 cm de comprimento.
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Novo Toyota SW4. Fevereiro
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Roda-a-Roda
Tablet – Passo importante foi dado pela Apple em seu caminho
de viabilizar-se como fabricante de veículos elétricos: contratou Doug Betts,
que na Fiat/Chrysler foi responsável por sensível ganho de qualidade nos
produtos. Dirigir automóvel feito por empresa de infoeletrônica deve ter tanta
emoção quanto operar um tablet.
Mídia – BMW aproveitará o Pebble Beach Concours
d’Elégance, em Carmel/Monterey, EUA, 13 de agosto, entojado concurso de
veículos antigos, para apresentar protótipo esportivo ao poderoso mercado norte
americano. Só depois mostra-lo-á no Salão de Frankfurt, em setembro. Curioso
constatar, evento de antigo se antecipa para apresentar carro novo. No Brasil
ainda não.
Goiás – Suzuki iniciou vender nova versão do Grand Vitara, maior
de seus produtos. É o 4Sport, diferenciado por maior altura livre do solo,
pneus para uso fora de estrada, faixa inferior e rodas pintadas em grafite. 4x4
mecânico R$ 96 mil e automático a R$ 105 mil.
Em casa - Versão não existe na marca Suzuki, foi criada e tem as
alterações produzidas pela representação da Suzuki no Brasil, no caso
realizadas na fábrica da Mitsubishi, em Catalão, Go. Controlador de ambas as
marcas é o mesmo.
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Suzuki Gran Vitara
4Sport
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Expansão – Chery, marca chinesa instalada em Jacareí, SP, anunciou
expandir fábrica para produzir seu 3º. modelo, o utilitário esportivo Tiggo 5.
Aplicará R$ 400M para lançá-lo em final de 2016. Enquanto isto importará o
modelo com as vantagens do projeto Inovar-Auto.
Polo – Atraiu Prefeitura a parceria no Polo Automotivo e
Tecnológico da cidade para agregar fornecedores. Primeiro é a Brazul,
transportadora de veículos O Km. Quer mais 23. Vantagens como isenção de
imposto de transmissão e IPTU por 4 anos.
Custos – Peugeot 2008, novo crossover da marca, tem o
menor custo de reparabilidade entre veículos nacionais e importados. Pode gerar
redução dos custos de seguro.
Caminho - O 2008, agradável em linhas, habitabilidade e
performance, tem raia própria dentre os recentes lançamentos da indústria
nacional, fora da classificação de utilitário esportivo.
Negócios – Armando Monteiro, ministro do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio, tenta alisar relacionamento com Peru e Colômbia, à base do livre
comércio – sem pagamento de impostos alfandegários. Mercados pequenos, mas de
450 mil veículos anuais. Destes, Brasil participa com menos de 30 mil. O
Ministro, ao contrário do antecessor, é do ramo. De produtos, nada a importar.
Simulador – Contran, órgão normativo do trânsito decidiu, novamente,
tornar obrigatório a partir de 1º. de janeiro uso de simulador de direção nas
auto escolas, agora chamadas pomposamente Centro de Formação de Condutores.
Medida vem sendo delongada
desde 2013.
Idem - Agencia
Nacional do Petróleo adiou, de novo, agora para 1º. de julho de 2017, o fim da
gasolina sem aditivo. Razão alegada, divergências entre local de aditivação –
na distribuidora ou nos postos. Em matéria de trânsito e combustíveis o país é
meio descompromissado com objetivos e prazos.
Em branco – Nenhuma das 4 marcas de origem francesa operando no
Brasil –
Renault, Peugeot, Citroën e
DS, todas com o estado como acionista – fez movimento para comemorar o 14
de Julho, data nacional, fim da monarquia.
Promoção – Da Michelin promoção aos donos de caminhão: na compra de
pneus, oferta de seguro de um ano e venda de bônus subsidiado para recapagem.
Até 15 de dezembro.
Vantagem – Touch Pizza e Ford somaram expertises. Primeira cadastra
2.000 pizzarias em 80 cidades. A do automóvel oferece smartphones em
seu sistema SYNC. Junção de interesses permite motorista pedir pizza pelo
celular. Por perguntar,
entrega no engarrafamento?
Bond –
Trailer de Spectre, novo filme do agente 007, disponível para instigar
interesse em http://www.buzzfeed.com/scottybryan/here-is-the-full-trailer-for-the james-bond-film-spectre#.olg4G0gqw. Em
carros, atrações: Jaguar CX75, protótipo de 2010, nunca viabilizado, e próximo
lançamento, Aston Martin DB10.
No ar – Honda, agora fabricante de aviões executivos a jato,
iniciará vendas na América do Sul no LABACE, evento de aviação executiva, em S
Paulo, de 11 a 13 de agosto.
Tecnologia – Nomeou representante a Líder Aviação, com apoios em todo
o país. O Honda Jet transporta seis passageiros, tem sanitário integral,
motores a jato GE/Honda sobre as asas, voo de cruzeiro a 420 nós/483 mph;
altitude até 43 mil pés, e autonomia de 1.357 milhas. Diz-se nos EUA, preço
inferior.
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Honda Jet
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Livro – Vivência, interesse, talento permitiram ao jornalista
Fernando Campos produzir livro sobre os esportes a motor em Goiás. Alentado
levantamento com informações e fotos raras de corridas e pilotos. Uma
referência por e a quem do ramo. Não está em livrarias, comprável em rodasemotores30anos@gmail.com
Gente – Francesco
Abruzzezzi, informa o bom portal AutoData, novo diretor de vendas da GM Brasil. OOOO Italiano, era o diretor geral
da Citroën no país. OOOO Marca
já forneceu dois ex DGs à concorrência. OOOO
Número 2 de vendas na VW é Ivan Segal, antecessor de Abruzzezzi. OOOO
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