O Buquebus Francisco é o navio de passageiros mais rápido do mundo, chegando a atingir 107 km/h (58 nós), equipado com motores a jato, movidos por turbinas parecidas com as dos Boeings 747.
O Buquebus Francisco é uma balsa de alta velocidade, que transporta veículos e passageiros pelo Rio de La Plata, no trecho de 200 km entre Buenos Aires e Montevidéu (Argentina e Uruguai) em apenas duas horas.
Sua capacidade é de 1000 passageiros e 150 veículos, contando com grandes portas e rampas de acesso atuando como uma extensão rodoviária entre as duas capitais.
O navio de passageiros mais rápido do mundo, que teve um orçamento de 110 milhões de Euros, possui turbinas da General Electric, movidas a gás natural liquefeito (GNL), reduzindo em até 98% as suas emissões.
O navio Francisco viajou da Nova Zelândia até o Uruguai em uma jornada de 8.500 km, em uma única etapa. Isso foi possível com a instalação de tanques extras de combustível nos espaços para o transporte de carros.
O Buquebus Francisco tem 99 m de comprimento e 27 m por largura, sendo que a embarcação é composta por dois cascos de alumínio unidos por uma seção central, Cada um dividido em nove compartimentos que alojam os tanques e máquinas.
São 3 andares com elevadores ou escadas de acesso, sendo que o primeiro consiste na plataforma de estacionamento para 150 veículos. O segundo piso é dividido em três áreas: A classe econômica, área de banho no centro, e uma loja duty-free com mais de 1.000 metros quadrados na proa.
O convés 3 consiste da classe economia (atrás), depois um salão, depois os assentos da classe executiva e bem à frente a classe de estar. Cada área de passageiros tem banheiros e cafés.
Características gerais do Buquebus Francisco:
Comprimento total: 99,00 metros
Comprimento na linha de água: 90,54 metros
Largura: 26,94 metros
Profundidade: 2,98 metros
Peso bruto: 450 toneladas
Velocidade: 51,8 nós (96 km/h) (carregado), 58 nós (107 km/h) (leve)
Capacidade: 1.024 (passageiros e tripulação) e 150 carros
Motores: 2 turbinas de GNL de 22 MW cada Waterjets: Wartsila LJX 1720S.
NOTA DO EDITOR:
JÁ VIAJEI COM O CARRO BORDO EM UM MODELO MAIS ANTIGO DA BUQUEBUS E CONCORDO: É MUITO MELHOR QUE AVIÃO. QUASE O MESMO TEMPO DE TRAVESSIA, MAIOR CONFORTO EM CADEIRAS MAIORES E MAIS ESPAÇADAS . AS TURBINAS SÕ MUITO SILENCIOSAS E ISENTAS DE VIBRAÇÃO POIS SUA QUEIMA DE COMBUSTÍVEL É CONTÍNUA COMO A DE UM AVIÃO, QUE NÃO TEM EXPLOSÕES NOS MOTORES. VÊ-LO PASSAR PELO LADO DE FORA É IMPRESSIONANTE, UM VERDADEIRO NAVIO A '90 POR HIRA....
Um comentário:
pois eu já viajei num catamarã da Buquebus, voltando de Buenos Aires para Montevidéu, pegamos um mar brabo e foi uma das travessias mais horripilantes que já fiz na vida.
Nada contra o barco, mas nem sempre o Rio da Prata cintila.
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