quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Relação sem Atritos - por Jason Vogel

Desde julho, os postos da Petrobras vendem a Grid, gasolina aditivada que entra no lugar da Supra (lançada em 1992 e agora fora de linha). A octanagem — índice de resistência à detonação, que evita as "batidas de pino" — ainda é de 87 (IAD), como na gasolina comum e na Supra. O preço também continua o mesmo. 

Como qualquer gasolina aditivada, a Grid tem um pacote de detergentes e dispersantes para manter limpo o sistema de alimentação do motor. Assim, se evita a formação de depósitos no tanque, na bomba, nos bicos injetores e nas válvulas.

Como acontecia com a Supra, a Grid recebe corante verde, para que o cliente possa reconhecê-la.



A grande novidade da Grid é trazer substâncias para reduzir o atrito entre os anéis de segmento e as paredes dos cilindros. Assim, com o uso continuado da Grid, a tendência é que o motor dure mais — demorando a chegar na fase de "queimar óleo".

Na mesma onda, a Shell substitui a aditivada V-Power pela V-Power Nitro+, cuja novidade é trazer 75% mais de aditivo contra fricção.

E há uma boa notícia que inclui todas as gasolinas oferecidas no país. Para que os carros possam atender às atuais normas de emissões de poluentes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), foi decidido que a gasolina vendida no Brasil deve ter um teor de enxofre de, no máximo, 50ppm (50 partes por milhão).

Assim, desde janeiro deste ano, todas as gasolinas — aditivadas ou comuns, seja qual for a bandeira do posto — passaram a atender à regra dos 50ppm. Antes, a legislação permitia concentrações de até 800ppm.

Com a redução do enxofre na gasolina, menos resíduos ácidos são lançados no ar. Além disso, o catalisador dos carros mantém sua eficiência por mais tempo e o óleo do motor sofre menos contaminação Outra: com menos enxofre, a corrosão dos canos de escape e do silencioso diminui.

Mas se você precisa mesmo de uma gasolina da alta resistência contra detonação (e pode pagar por essa diferença) a solução ainda é a boa e velha Podium, da Petrobras, com sua octanagem de 95 (IAD), pacote anti-atrito e sem concorrentes no mercado.



E fica uma dica: a Podium se mantém estável por mais tempo, demorando mais a estragar. Assim, é a gasolina ideal para se usar nos tanquinhos de partida a frio bem como nos carros que saem pouco da garagem e levam muito tempo entre um abastecimento e outro.

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