Há algumas semanas a Mercedes-Benz lançou o 2º
superesportivo da Mercedes-AMG, o GT, e ele chegou trazendo inovações perante
os concorrentes, com o “hot inside V”, e promessa de ser um superesportivo puro
e voltado para devotos da Nossa Senhora da Combustão Interna.
Claro que, por se tratar de uma Mercedes, o GT não é uma
cadeira elétrica, ou melhor, ele pode ser uma se você desejar. Bastam alguns
comandos para dar folga aos duendes verdes que controlam toda a eletrônica
embarcada, que evita que o dono desavisado não se mate, e você poderá sentir a pureza do
torque, o som afinado do escapamento (sim você pode ajustar o belo som que o GT
produz) e a adrenalina correr pelas veias.
A carroceria do GT pesa 231kg devido ao uso de materiais
como liga leve, aço e magnésio. O motor
é um 4 litros V8 biturbo que faz 0 a 100kmph em 3,8s, tem velocidade máxima de
310kmph e 510cv. Ele é feito seguindo o lema “um homem, um motor”, traz uma placa
com o nome do responsável pela montagem do mesmo, e tem tecnologia “hot inside
V” que consiste em montar os dois turbocompressores dentro do V formado pela
bancada de cilindros. Essa tecnologia melhora a resposta dos turbos, reduz as
emissões dos escapamentos e deixa o motor com design mais compacto. Esse motor
ainda conta com lubrificação por cárter seco, que garante que não falte óleo
mesmo sob altas forças laterais e permite que o motor seja instalado mais
baixo, deixando o centro de gravidade do carro mais próximo da pista e
permitindo acelerações laterais mais altas. Esse é o primeiro motor para
esportivos do mundo que tem lubrificação por cárter seco e “hot inside V”.
O câmbio do GT permite que o dono escolha como aproveitar o
passeio: se quer somente ir e vir e salvar as baleias ou se quer chegar logo e
até se quer sair dizendo que “sim, eu tenho um superesportivo”. Agora o GT S tem todas as opções anteriores e
mais o modo “Race” que permite o ajuste ideal das trocas da transmissão de
dupla embreagem de acordo com o uso em pistas de corridas (não chore se a sua
cidade não tem autódromo).
A suspensão esportiva AMG Ride Control é opcional ao GT e vem de série
no GT S e ela permite o controle do amortecimento do carro de confortável ao
esportivo. Já o sistema de controle de estabilidade (ESP) tem as opções: cidade
(ESP ON), “estou com sorte” (ESP Sport Handling Mode) e o “segura na mão de
Deus e vai” (ESP OFF) (esse recomendado pra usar junto com a opção Race do
parágrafo anterior).
Para os freios a Mercedes reservou discos de 360mm ventilados
internamente nas quatro rodas para o GT e discos de 390mm na dianteira do GT S.
Existe como opção um kit de freios de composto de cerâmica com 402mm na frente
e 360mm na traseira. O GT vem com rodas de 10 raios, 9 x 19 polegadas
(dianteiras) e 11 x 19 polegadas (traseira), com pneus 255/35 R 19, enquanto o
GT S as dimensões são 9 x 19 polegadas (dianteiras) com pneus 265/35 R 19 e 11
x 20 polegadas (traseiras) com pneus 295/30 R 20.
O Mercedes-AMG GT conta com inúmeros sistemas de assistência já
conhecidos da Classe S (assistente de prevenção de colisão, freios adaptativos,
sistema de alerta de atenção e monitoração de pneus) e opcionais como: Adaptive
Highbeam Assist, PRE-SAFE® system, PARKTRONIC, Câmera de ré, Pacote Lane
Tracking incluindo Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) e
Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), Blind Spot Assist, Traffic Sign
Assist (assistente de sinais de trânsito, incluído no COMAND Online). Os
sistemas de retenção de série incluem, além dos cintos de segurança de três
pontos com tensores e limitadores de força, airbags frontais, airbags laterais
para tórax e pélvis, airbags de janela e de joelhos para o motorista e
passageiro da frente.
E não poderíamos deixar de dizer que o GT atende aos padrões de emissão
Euro 6, que só entrará em vigor em 2016, e ele possui um porta malas de 350l
que comporta duas bolsas de golfe!
Mercedes-AMG
GT S
|
Mercedes-AMG
GT
|
|
Cilindrada
|
3.982 cm³
|
3.982 cm³
|
Potência
|
510 cv
a 6.250 rpm (6.000-6.500 rpm*) |
462 cv
a 6.000 rpm |
Torque máx.
|
650 Nm
a 1750-4750 rpm (1.750-5.000 rpm*) |
600 Nm
a 1.600-5.000 rpm |
Peso em
ordem de marcha (EC)
|
1.570 kg** /
1.645 kg***
|
1.540 kg** /
1.615 kg***
|
Relação
potência/peso
|
3,08** /
3,22*** kg/cv
|
3,33** /
3,49*** kg/cv
|
Aceleração 0-100 km/h
|
3,8 s
|
4,0 s
|
Velocidade
máxima
|
310 km/h****
|
304 km/h****
|
* Com o pacote
AMG DYNAMIC PLUS; ** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, sem motorista nem
bagagem); *** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, com motorista (68 kg) e
bagagem (7 kg); **** Limitada eletronicamente.
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