terça-feira, 30 de setembro de 2014

Mercedes-AMG GT, feito a mão para pilotos


Há algumas semanas a Mercedes-Benz lançou o 2º superesportivo da Mercedes-AMG, o GT, e ele chegou trazendo inovações perante os concorrentes, com o “hot inside V”, e promessa de ser um superesportivo puro e voltado para devotos da Nossa Senhora da Combustão Interna.

Claro que, por se tratar de uma Mercedes, o GT não é uma cadeira elétrica, ou melhor, ele pode ser uma se você desejar. Bastam alguns comandos para dar folga aos duendes verdes que controlam toda a eletrônica embarcada, que evita que o dono desavisado não se mate, e você poderá sentir a pureza do torque, o som afinado do escapamento (sim você pode ajustar o belo som que o GT produz) e a adrenalina correr pelas veias.



A carroceria do GT pesa 231kg devido ao uso de materiais como liga leve, aço e magnésio.  O motor é um 4 litros V8 biturbo que faz 0 a 100kmph em 3,8s, tem velocidade máxima de 310kmph e 510cv. Ele é feito seguindo o lema “um homem, um motor”, traz uma placa com o nome do responsável pela montagem do mesmo, e tem tecnologia “hot inside V” que consiste em montar os dois turbocompressores dentro do V formado pela bancada de cilindros. Essa tecnologia melhora a resposta dos turbos, reduz as emissões dos escapamentos e deixa o motor com design mais compacto. Esse motor ainda conta com lubrificação por cárter seco, que garante que não falte óleo mesmo sob altas forças laterais e permite que o motor seja instalado mais baixo, deixando o centro de gravidade do carro mais próximo da pista e permitindo acelerações laterais mais altas. Esse é o primeiro motor para esportivos do mundo que tem lubrificação por cárter seco e “hot inside V”.


O câmbio do GT permite que o dono escolha como aproveitar o passeio: se quer somente ir e vir e salvar as baleias ou se quer chegar logo e até se quer sair dizendo que “sim, eu tenho um superesportivo”.  Agora o GT S tem todas as opções anteriores e mais o modo “Race” que permite o ajuste ideal das trocas da transmissão de dupla embreagem de acordo com o uso em pistas de corridas (não chore se a sua cidade não tem autódromo).

A suspensão esportiva AMG Ride Control é opcional ao GT e vem de série no GT S e ela permite o controle do amortecimento do carro de confortável ao esportivo. Já o sistema de controle de estabilidade (ESP) tem as opções: cidade (ESP ON), “estou com sorte” (ESP Sport Handling Mode) e o “segura na mão de Deus e vai” (ESP OFF) (esse recomendado pra usar junto com a opção Race do parágrafo anterior).


Para os freios a Mercedes reservou discos de 360mm ventilados internamente nas quatro rodas para o GT e discos de 390mm na dianteira do GT S. Existe como opção um kit de freios de composto de cerâmica com 402mm na frente e 360mm na traseira. O GT vem com rodas de 10 raios, 9 x 19 polegadas (dianteiras) e 11 x 19 polegadas (traseira), com pneus 255/35 R 19, enquanto o GT S as dimensões são 9 x 19 polegadas (dianteiras) com pneus 265/35 R 19 e 11 x 20 polegadas (traseiras) com pneus 295/30 R 20.


O Mercedes-AMG GT conta com inúmeros sistemas de assistência já conhecidos da Classe S (assistente de prevenção de colisão, freios adaptativos, sistema de alerta de atenção e monitoração de pneus) e opcionais como: Adaptive Highbeam Assist, PRE-SAFE® system, PARKTRONIC, Câmera de ré, Pacote Lane Tracking incluindo Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) e Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), Blind Spot Assist, Traffic Sign Assist (assistente de sinais de trânsito, incluído no COMAND Online). Os sistemas de retenção de série incluem, além dos cintos de segurança de três pontos com tensores e limitadores de força, airbags frontais, airbags laterais para tórax e pélvis, airbags de janela e de joelhos para o motorista e passageiro da frente.


E não poderíamos deixar de dizer que o GT atende aos padrões de emissão Euro 6, que só entrará em vigor em 2016, e ele possui um porta malas de 350l que comporta duas bolsas de golfe!


Mercedes-AMG GT S
Mercedes-AMG GT
Cilindrada
3.982 cm³
3.982 cm³
Potência
510 cv
a 6.250 rpm
(6.000-6.500 rpm*)
462 cv
a 6.000 rpm
Torque máx.
650 Nm
a 1750-4750 rpm
(1.750-5.000 rpm*)
600 Nm
a 1.600-5.000 rpm
Peso em ordem de marcha (EC)
1.570 kg** / 1.645 kg***
1.540 kg** / 1.615 kg***
Relação potência/peso
3,08** / 3,22*** kg/cv
3,33** / 3,49*** kg/cv
Aceleração 0-100 km/h
3,8 s
4,0 s
Velocidade máxima
310 km/h****
304 km/h****
* Com o pacote AMG DYNAMIC PLUS; ** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, sem motorista nem bagagem); *** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, com motorista (68 kg) e bagagem (7 kg); **** Limitada eletronicamente.



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