Coluna 3814 17.Setembro.2014
GLA, Mercedes Forte e Faceiro.
Mercedes-Benz próximos dias inicia vender novidade complementando a
família A. É o GLA – G para a marca assinala as versões com aptidão
mista. Trata-o como pequeno utilitário esportivo olhando para a
conformação estética bem apurada, sugerindo musculatura e dinamismo. A
pretensão para habilidades em andar em estradas e fora delas vem da maior
altura livre do solo, superior à dos automóveis. Neste aspecto lembra a curiosa
classificação de LUAV para o bem sucedido Projeto Amazon. Em tradução rústica,
algo como Veículo para Pequenas Aventuras Urbanas, assim como sua pretensão
mercadológica: circular com charme nas deficientes ruas nacionais, incluindo
dispensar-se de maiores receios de esfregá-lo nas valas das junções de ruas, ou
nos quebra molas construídos fora da regulamentação.
É um hatch muito elegante, de medidas impositivas: c x
l x h = 4,63x1,77x 1,50m. Tem tudo para agradar a clientes gerais. A partir da
estrela pontuando a marca, a confiabilidade mecânica, o aspecto estético, o
conteúdo cuidado – e com a elegância de não oferecer revestimento em couro -,
itens de segurança, como ter conseguido cinco estrelas no teste avaliativo
EuroNCAP, sete bolsas de ar, e o bom espaço interno.
Rendimento e condução não devem ser desprezados. O bom torque do motor
com quatro cilindros, 1.6, 16 válvulas, injeção direta e turbo provê 160 cv de
potência em baixas 5.300 rpm. O torque, de 250 Nm, uns 25 quilos, linear entre
1.500 e 4.000 rpm, transmitido através de caixa com sete velocidades, duas
embreagens, permite arrancar aos 100 km/h em 8,8s. E cravar 215 km/h em
velocidade final. Disponível apenas com tração dianteira. Suspensão frontal
pelo sistema Mc Pherson, traseira por multi links, independentes. Direção
elétrica.
Três versões: Advance; Vision e Black Edition a respectivos R$ 132.900;
R$ 149.900; e R$ 152.900. No Salão do Automóvel, outubro, duas outras: a
espevitada AMG produzindo 360 cv, - o motor 1.6 de série mais potente do mundo.
Mercado
Dimitri Psilakis, diretor de automóveis, vê números generosos: 1.000
unidades vendidas até o final do ano, e 4.000 em 2015. Mercedes deverá vender
em 2014 em torno de 10 mil unidades. Com tais números desbancará o Classe C,
até agora o de maior preferência.
Automóvel se compra por emoção, mas o GLA tem muito mais em seu pacote:
o poder da marca, as linhas, a noção de poder concedido ao condutor (a), e os
apelos de performance, conforto e segurança. Tal conjunto sensibilizará seu
público alvo, idade em amplo leque e a certeza de 50% das vendas ao público
feminino. No caso quer repetir o ocorrido com o Peugeot 206 ao surgir, tremendo
sucesso neste importante público.
Renovado em prazo curto – quadro anos e 150.000
unidades vendidas – o Honda City mudou tudo – até a sua cara mercadológica.
Fábrica se aplicou a revê-lo por completo: carroceria com a nova assinatura da
marca; maior distância entre eixos – 2,60 m contra 2,54 anteriores; direção
elétrica, sistema multi mídia, tela touch screen com GPS
e câmera de ré. Re arranjo interno, aumento da medida entre os eixos e o enorme
porta malas – embora mantendo grosseiros arcos para acionar a tampa -,
modificarão sua posição mercadológica, tornando-o concorrente do irmão maior, o
Civic.
Honda reviu a mecânica. Motor 1.5, quatro
cilindros, vinte válvulas, 116 cv a álcool e 115 cv a gasálcool, torque de 150
Nm. Trocou o tanquinho para partida a frio por sistema com os bicos injetores
aquecidos. Cinco marchas mecânicas ou transmissão de polias deslizantes
simulando sete velocidades. Mudanças melhoraram consumo e sua posição nos
índices de controle do Inmetro. Suspensão frontal pelo sistema Mc Pherson,
melhorado ao beirar 6 décadas de criação pela substituição dos batentes rígidos
por calço hidráulico. Traseira eixo rígido torcional.
A carroceria ganhou tratamento anti térmico e
ruído, porém insuficiente para abafar os ruídos do motor, especialmente após
3.500 rpm.
Mudança
O City, antes visto como carro de executivo jr ou
casal com filhos pequenos, pelas linhas e conjunto de decoração e confortos,
buscará outros segmentos de público, tornando-se concorrente do Civic. Entre os
dois 500 diferenças – os centímetros cúbicos entre o 1.5 do City e o 2.0 do
Civic. Manterá os clientes da modelia anterior, mas ampliará seu uso, querendo
seduzir clientes de outras faixas etárias e renda.
Quanto
Quatro versões em decoração e transmissão. Carro de
entrada DX mecânico é bem completo e não tem cara de pobreza em conteúdo.
Demais somam equipamentos e aumentam o conforto operacional.
Qual
|
Quantos R$
|
% do mix de produção
|
DX manual
|
53.900
|
4
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LX CVT
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62.900
|
36
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EX CVT
|
66.700
|
25
|
EXL CVT
|
69.000
|
35%
|
Início de vendas nesta semana, campanha publicitária
na próxima.
Em um mês, a Autoclásica 2014
Alerta é válido. A cada ano o maior encontro sul
americano de veículos antigos atrai mais colecionadores brasileiros, expandindo
presença tanto por interesse no tema, quanto por curiosidade ante os
laudatórios adjetivos a descrevê-lo.
Em termos de Brasil é superlativo – educativo,
cultural. E, além da variedade e qualidade dos itens expostos, ocasião de
admirar características diferenciativas dos colecionadores do país vizinho, sua
atração por produtos europeus elaborados, a preocupação em preservar produtos,
conceito que permeia desde a Presidência da Nação, conservando seus veículos
antigos, até antigos pilotos e suas eradas máquinas de corrida. Aqui, resultado
da herança colonial, pensamos no hoje, damos valor à moda importada, desprezamos
nossa história. Assim, enviamos nosso passado automobilístico à degradação e à
sucata.
Última edição reuniu 600 automóveis, 300 motos,
maquinário antigo, veículos militares, miniaturas, carros da indústria
argentina, e as humilhantes réplicas, tal a perfeição de detalhes. Neste
segmento na exposição devem luzir novas criações. A atividade, anteriormente
proscrita, renasceu por recente projeto transformado em lei.
União
Colecionadores deveriam ir, levando junto
presidentes de clubes, para exibir-lhes o espírito do negócio, de encontro de
agremiações, com inscrições por eles veiculadas. Apenas expositores extras,
como hipotético automóvel antigo preso a inventário e dado como desaparecido há
anos, ou a meia dúzia de colecionadores brasileiros lá presentes, conseguem
inscrição extra clube. Assim, é esforço comum, somando vontades para garantir o
êxito que se espraia sobre todos os participantes, permite definir temas para
dar aula de história ao vivo. Este ano, por exemplo, um deles é o aniversário do
Alfa Romeo modelo Alfetta. Ou seja, sócio do clube Alfa Romeo sem tal modelo,
nada pode expor.
Autoclásica 2014 correrá de 9 a 13 de outubro, segunda
feira, feriado argentino. Os veículos – a maioria a nós desconhecida -, o
volume de raridades, e a feira de peças, acessórios e literatura são espetáculo
instigante. Vale o registro quanto ao prazo, pois com o passar dos dias as
passagens de avião reduzem as reservas e sobem os preços, mesmo para as diárias
de hotel.
Lembrete, o câmbio oficial há dias era de 1 US$ =
8,20 pesos argentinos. No paralelo chegou a 14 pesos. Mais www.autoclasica.com
Roda-a-Roda
Caminho – Como conciliar exigências de
comportamento e conforto, com a imagem de veículo de atitude, como os
identificados como Jeep ? A divisão da marca passou pela dificuldade
ao preparar a nova geração do Cherokee.
Base – Estrutura é boa, motor menor, elevada
potência específica: V6, 3,2 litros e 271 cv, transmissão automática em nove
marchas, suspensões independentes. A combinação estética terá opiniões
antagônicas.
Desentendimento - Os pequenos faróis em LEDs não se
harmonizam com o volume do Cherokee: são desproporcionalmente reduzidos.
Versão Limited R$ 174.900; Longitude, de entrada,
próximo lançamento, R$ 159.900; Trailhawk, equipada ao Off
Road, R$ 189.900.
Jogo Duro – Versão Trailhawk –
nome ruim, lembra o Trailblazer da GM, insucesso em vendas -, é rotulado pelo
emblema Trail Rated, identificando a versão autêntica do cumprir o
prometido pelo visual.
Ocasião – Alfa Romeo tem data para lançar o
primeiro produto de seu resgate, início do grande plano de mudanças: 25 de
junho de 2015 – cento e cinco anos e um dia após ser criada no longínquo 1910.
Na ocasião um novo sedã médio, marcando a volta da tração traseira. É o Projeto
Giulia.
Quadri Diesel – Novidade num segmento de veículos
abrindo seu espaço no Brasil: Quadriclo com motor diesel, pela Polaris. No
pacote, design renovado, mudanças na suspensão e mais espaço
aos seis ocupantes.
Leque – Motor diesel, 3 cilindros, 1.028 cm3,
de modestos 24 cv de potência. No outro extremo da linha, o dito side
by side com tração elétrica. Preços: diesel R$ 72.990; elétrico, R$
41.900.
Visão – Polaris abriu trilha larga para estes
veículos, ideais ao uso em vias sem pavimento, campo, lugares ínvios. Mira o
mercado profissional, não apenas o de lazer.
O’Neil – Mitsubishi terá série especial do TR4
identificada com Jack O’Neill, mago do equipamento de surfe na Califórnia. 600
unidades, cores verde floresta e prata cool, tração 4x4 rodas, câmbio
automático, bobagens como o eufemisticamente chamado para choques de impulsão –
um mata cachorro. Leva plaquinha no painel e custa R$ 82.990.
Conforto – Renaults Sandero e Logan oferecem
automatizador para a transmissão mecânica. Chama Easy’R e opção custa R$ 2.400.
Tecnologia alemã ZF e sistema muito assemelhado às características dos Dualogic
Fiat.
Promoter - Governos com os engarrafamentos
criados pela falta de planejamento, são os maiores promotores de venda dos
câmbios automáticos e automatizados. Para e anda de nossas cidades com
embreagem é esforço desgastante e desnecessário.
Adeus – GM suspendeu importações do argentino
Chevrolet Agile. Carrinho chinfrim, porém rentável. O traço de Carlos Barba re
aproveitou a plataforma do Corsa de 1994, piorada pelos engenheiros ao remover
o sub chassis da suspensão dianteira. Máquina do tempo, linhas novas, andar
antigo. Vendas com rápido e pronunciado declínio. Em agosto menos de 2 por
concessionário.
Adeus, 2 e 3 – Cortes também atingiram os
Sonic hatch e sedã. Coreanos mandados à produção no México,
eram de lá importados para substituir o Astra, sem êxito. Cortar a importação
parece solução comercial e legal, para re arranjo da cota de importação,
aumentando volume do SUV Tracker.
Adeus ? – Não parece longa a estrada para o
picape Montana, montado na mesma provecta plataforma do Agile.
Adeus, 4 e 5 – Mesmas
razões e o fato de agora ter usina própria em Resende, RJ, levam à Nissan a
idêntica decisão: suprimir os Livina, feitos na Renault, beiradas de Curitiba.
Futuro – Salão de Paris grupo PSA, de Peugeot e Citroën,
fará efeito demonstração de trabalho e fé no futuro. Peugeot apresentará o 208
HYbrid Air 2L, síntese de tecnologia para cumprir imposição do governo francês:
consumo de 50 km/litro até 2020 para reduzir emissões.
Futuro, 2 – Norma oficial não quer carros
voadores ou tecnologias de histórias em quadrinhos, mas coisas factíveis, com a
estrutura industrial de hoje. Primeiro passo, a Peugeot pesquisa novos
materiais, como compósitos e alumínio, além de novas tecnologias em montagem.
Um dos caminhos é reduzir peso.
Razão – Nome do carro vem do uso do motor 3
cilindros, 1,2 litro a gasolina, acabado com materiais de baixa abrasão, câmbio
de 5 marchas, e um adjutório a ar comprimido abaixo do porta malas, mais um
sistema hidráulico.
Jeitinho – Para aumentar vendas Audi e seu banco
criaram nova aritmética de financiamento: entrada de 20%, 23 prestações
representando 30% do valor. Ao final, parcela de 50% e possibilidade de
recompra por concessionária Audi, servindo o usado para renovar a conta com um
Audi 2017.
Brimos – Parece conta de árabe, e é um dos
planos mais criativos surgidos no mercado, ao atrair clientes pessoa jurídica,
e outros que nunca consideraram a possibilidade de comprar um Audi. Vende
carros, fideliza a nova clientela, capaz de trocar de carro novo a cada 2 anos,
- e causa inveja aos vizinhos.
Promoção – Importador Subaru promove o modelo
Forester Sport até o final do mês: taxa de juro zero, entrada de 60% e 18x de
R$ 2.686,03. Preço inicial, R$ 115.900.
Moda – Na atual moda do empreendedorismo
culinário, os Food Trucks tem crescimento sensível, merecendo
até o recente filme Chef. Fábrica de reboques, a Truckvan lança o
seu e dá uma força para o chefe/empreendedor: faz locação por evento ou prazo.
Mais – Cooperativa de transportes em
Salvador comprou 131 ônibus MA 15.0 da Agrale. Renovação da frota. Operadores
justificam por melhor consumo e mais resistência. Cooperativa significa 10% da
frota de ônibus da capital baiana.
Conselho – Anfape, grêmio dos fabricantes de
autopeças, orienta como solicitar orçamento. Pedir dois ao mesmo profissional
ou oficina. Além do valor da mão de obra, comum a ambos num, o valor das peças
nas revendas da marca. Noutro, cotação em lojas de autopeças, mesmas fornecidas
às montadoras, porém mais baratas.
Idem – Não use peças quase novas compradas
em ferro velho ou desmanche.
Negócio – Vigor na aplicação da Lei Seca
reduziu sensivelmente mortes e feridos no trânsito – números oficiais não se
combinam. Mas há consciência da opção de andar de taxi para quem vai beber.
Expansão - Easy Taxi, programa
criado para chama-los pelo celular, surfa nesta maré, com grande expansão
graças às suas características: rápida localização e atendimento, possibilidade
de pagamento através do celular, oportunidade de convênios com empresas.
Criada em 2011 já está em 33 países a partir do Brasil.
A fim – Ator e ex governador da California
Arnold Schwarzeneger, colocou à venda insólito veículo: Unimog 1977 U1300SE
incrementado em aparência e performance: motor 6.4 turbo diesel e 320 cv, pneus
Michelin 445x65 XXEL, grade frontal e apenas 21.000 km. Veículo leve, preço
pesado: 280 mil euros – uns R$ 900 mil. Afim ? Pode ser importado como veículo
antigo.
Classe – Seguindo outras marcas, Mercedes é
exponencial no negócio, Jaguar aproveitou a ideia de construir artesanalmente 6
unidades do modelo E-Type Lightweight, com carroceria em alumínio, e usará
instalações da histórica fábrica de Browns Lane, Coventry, Inglaterra, onde fez
os primeiros E Type, criando oficina para restaurar e assistir antigos carros
da marca.
Mais – Não se entusiasme muito. Se você
tiver um desejadíssimo SS, mítico pré Guerra, não será atendido. A oficina se
dedicará a carros após 1948, quando lançado o XK 120, iniciador da variação
esportiva. A fim? +44(0) 203 601 1255 ou e-mail heritage@jaguar.com
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