O GLA, quinto SUV da Mercedes-Benz chega para ampliar
ainda mais sua participação no mercado premium. Inicialmente importado, o GLA
será produzido no Brasil, na fábrica, em construção, da Mercedes-Benz em
Iracemápolis – SP. A expectativa é de que o modelo fascine, não só os
tradicionais clientes da marca, como um público mais jovem.
A razão que
explica essa expectativa é verificada no design, no acabamento, nas
funcionalidades tecnológicas, nos preços (do carro e das revisões), nas formas
de pagamento e na divulgação do GLA.
A dianteira vertical, proeminente e
autoconfiante, com a estrela ao centro dá ao GLA uma impressão de superioridade
e força. A expressividade da dianteira é realçada pelos faróis com máscara
preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs, que criam a assinatura luminosa
exclusiva do veículo.
Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são
ressaltados ainda mais pelo afinamento das colunas C. Em combinação com as
lanternas traseiras, elas ressaltam a largura da parte posterior do automóvel,
impressão aumentada pela janela traseira curvada e pela maçaneta cromada curva
posicionada entre as lanternas. Graças às proporções traseiras típicas de SUVs,
a abertura de carga é bastante larga. O grande e funcional spoiler aerodinâmico
no teto é outro elemento visualmente atrativo.
A qualidade do interior do carro é evidente. Os bancos
esportivos abraçam os ocupantes do GLA, trazendo mais conforto e segurança nas
curvas. O acabamento do teto é preto e, nas versões Vision e Vision Black
Edition, destaca-se o teto solar panorâmico, com abertura deslizante por comando
elétrico. O encosto do banco traseiro pode ser rebatido
completamente, praticamente dobrando a capacidade de carga do SUV de 421 para
836 litros e o compartimento de bagagem pode ser carregado facilmente graças à
soleira baixa e à larga porta de acesso.
Com o GLA, mais uma série de modelos da
Mercedes-Benz se torna benchmark em sua categoria pela eficiência aerodinâmica.
O coeficiente aerodinâmico (Cd) do modelo é 0,31. Algumas medidas tomadas para
otimização da aerodinâmica foram: o baixo relevo da coluna A, com uma geometria
adequada, e o design aerodinâmico dos espelhos externos. Na traseira, os
recursos incluem o spoiler do teto e o formato das lanternas. O design da traseira assegura que o fluxo de
ar seja dividido para aumentar também essa eficiência. Vedações no para-choque
dianteiro (na área do radiador e ao redor dos faróis) são outras medidas de
otimização aerodinâmica. A cobertura extensiva
da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro
e o silenciador traseiro, facilitam o fluxo de ar sob o automóvel.
Numerosas medidas também foram tomadas para
reduzir o ruído do vento no GLA, incluindo, a vedação das portas em vários
níveis, vedação adicional da junção entre a tampa do porta-malas e o teto.
Molduras das janelas especialmente rígidas evitam que o fluxo de ar puxe as
portas em altas velocidades, reduzindo as vibrações.
O GLA
traz de série a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo
está parado, reduzindo o consumo e as emissões drasticamente nas grandes
cidades.
Ele é mais baixo que outros SUVs da
Mercedes-Benz. O seu chassi dispõe de eixo dianteiro McPherson e de uma
suspensão traseira com braços múltiplos. Três braços de controle e um de
arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as
movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de
rodas e os braços de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas
não suspensas.
A direção é eletromecânica, proporciona maior
sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, já
que só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também
permite a incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade
de controle ESP (controle de estabilidade), como correções direcionais ao frear
em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução dos efeitos da
tração dianteira na dirigibilidade e compensação de ventos laterais e
inclinação da estrada.
Possui luzes de freio adaptativas em caso de
frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas
que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira. Outras duas funções de
assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior
segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que
imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o
condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado
automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado. Já o sistema
HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA
imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em
inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar.
A versão Advance traz de série o sistema Audio
20, com display de 14,7cm, entrada para CD e conectividade Bluetooth para
celular e outros dispositivos. O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as
versões Vision e Vison Black Edition, é operado por meio de um comando
ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são
exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20,
possui sistema de navegação GPS, permite acesso a Internet por meio de conexão Bluetooth
a dispositivos móveis com pacote de dados, memória de 10 GB para arquivos de
áudio e Linguatronic, dentre outras funções.
O GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200
Vision Black Edition são as três versões que chegam inicialmente ao mercado
brasileiro. Todas as versões contam com o sistema de estacionamento Active Parking
Assist.
O GLA 200 Advance traz sistema de
ar-condicionado digital Thermatic, além de molduras no interior com acabamento
Silver Wave. As rodas são de liga leve com 18 polegadas.
As versões Vision e Vision Black Edition se
destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, que tem
acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido
mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar. Essas
duas versões também são equipadas com rodas de liga leve de 18 polegadas, com
design diferenciado. Essas versões ainda possuem banco do motorista com ajustes
elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para
até três condutores com apenas um toque e ajustes lombares elétricos. Um
importante item de conforto é o sistema digital de ar condicionado
Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes.
O Vision Black Edition é uma edição especial que
traz como diferencial as rodas de liga leve na cor preta, os espelhos
retrovisores pretos e pedaleiras em alumínio com cravos de borracha.
As três versões estarão disponíveis nos concessionários em outubro com os seguintes preços sugeridos:
·
GLA 200 Advance – R$ 132.900,00
·
GLA 200 Vision – R$ 149.900,00
·
GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900,00
Especificações técnicas
GLA
200 Advance / GLA 200 Vision
|
|
Cilindrada
(cm³)
|
1.596
|
Potência
(cv/rpm)
|
156 / 5.300
|
Torque
máx. (Nm/rpm)
|
250 / 1.250 - 4000
|
Aceleração
0-100 km/h (s)
|
8,8
|
Velocidade
máxima (km/h)
|
215*
|
Peso (kg)
|
1.435
1.4351.435
|
Pneus
|
235 / 50 R18
|
Capacidade do porta-malas (L)
|
421
|
Tanque de combustível (L)
|
50/6
|
Dimensões (mm)
Comprimento
Largura
Altura
|
4.417
2.022
1.494
|
*
limitada eletronicamente
Revisões com preços fixos
A Mercedes-Benz lançou recentemente o programa
de revisão declarada para os modelos de entrada da marca com o objetivo de
mudar a percepção em relação aos custos de manutenção dos automóveis da marca e
assim fidelizar os clientes. O programa, que estabelece preço fixo nas
revisões, já está em vigor em toda a rede de concessionários do Brasil. Os
preços das revisões do GLA são:
1ª revisão (10 mil km ou 1 ano) – R$ 600,00
2ª revisão (20 mil km ou 2 anos) – R$ 1.250,00
3ª revisão (30 mil km ou 3 anos) – R$ 600,00
Outra
novidade na área de pós-venda é o Mercedes-Benz Service Care, um contrato de manutenção
com preço fixo especial para até cinco revisões preventivas. O cliente pode escolher
o pacote que mais se adequa ao seu perfil. Os preços dos contratos de manutenção para o GLA são:
1ª e 2ª revisões – R$ 1.722,00
1ª a 3ª revisões – R$ 2.201,00
1ª a 4ª revisões – R$ 3.383,00
1ª a 5ª revisões – R$ 3.813,00
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