sábado, 20 de setembro de 2014

GLA 200, a busca da juventude pela Mercedes-Benz


O GLA, quinto SUV da Mercedes-Benz chega para ampliar ainda mais sua participação no mercado premium. Inicialmente importado, o GLA será produzido no Brasil, na fábrica, em construção, da Mercedes-Benz em Iracemápolis – SP. A expectativa é de que o modelo fascine, não só os tradicionais clientes da marca, como um público mais jovem.

A razão que explica essa expectativa é verificada no design, no acabamento, nas funcionalidades tecnológicas, nos preços (do carro e das revisões), nas formas de pagamento e na divulgação do GLA.

A dianteira vertical, proeminente e autoconfiante, com a estrela ao centro dá ao GLA uma impressão de superioridade e força. A expressividade da dianteira é realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs, que criam a assinatura luminosa exclusiva do veículo.


Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são ressaltados ainda mais pelo afinamento das colunas C. Em combinação com as lanternas traseiras, elas ressaltam a largura da parte posterior do automóvel, impressão aumentada pela janela traseira curvada e pela maçaneta cromada curva posicionada entre as lanternas. Graças às proporções traseiras típicas de SUVs, a abertura de carga é bastante larga. O grande e funcional spoiler aerodinâmico no teto é outro elemento visualmente atrativo.

A qualidade do interior do carro é evidente. Os bancos esportivos abraçam os ocupantes do GLA, trazendo mais conforto e segurança nas curvas. O acabamento do teto é preto e, nas versões Vision e Vision Black Edition, destaca-se o teto solar panorâmico, com abertura deslizante por comando elétrico. O encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, praticamente dobrando a capacidade de carga do SUV de 421 para 836 litros e o compartimento de bagagem pode ser carregado facilmente graças à soleira baixa e à larga porta de acesso.


Com o GLA, mais uma série de modelos da Mercedes-Benz se torna benchmark em sua categoria pela eficiência aerodinâmica. O coeficiente aerodinâmico (Cd) do modelo é 0,31. Algumas medidas tomadas para otimização da aerodinâmica foram: o baixo relevo da coluna A, com uma geometria adequada, e o design aerodinâmico dos espelhos externos. Na traseira, os recursos incluem o spoiler do teto e o formato das lanternas.  O design da traseira assegura que o fluxo de ar seja dividido para aumentar também essa eficiência. Vedações no para-choque dianteiro (na área do radiador e ao redor dos faróis) são outras medidas de otimização aerodinâmica. A cobertura extensiva da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro e o silenciador traseiro, facilitam o fluxo de ar sob o automóvel.

Numerosas medidas também foram tomadas para reduzir o ruído do vento no GLA, incluindo, a vedação das portas em vários níveis, vedação adicional da junção entre a tampa do porta-malas e o teto. Molduras das janelas especialmente rígidas evitam que o fluxo de ar puxe as portas em altas velocidades, reduzindo as vibrações.


O GLA traz de série a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, reduzindo o consumo e as emissões drasticamente nas grandes cidades.

Ele é mais baixo que outros SUVs da Mercedes-Benz. O seu chassi dispõe de eixo dianteiro McPherson e de uma suspensão traseira com braços múltiplos. Três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.

A direção é eletromecânica, proporciona maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, já que só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade de controle ESP (controle de estabilidade), como correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução dos efeitos da tração dianteira na dirigibilidade e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.


Possui luzes de freio adaptativas em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira. Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado. Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar.

A versão Advance traz de série o sistema Audio 20, com display de 14,7cm, entrada para CD e conectividade Bluetooth para celular e outros dispositivos. O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Vison Black Edition, é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, possui sistema de navegação GPS, permite acesso a Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados, memória de 10 GB para arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.

O GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200 Vision Black Edition são as três versões que chegam inicialmente ao mercado brasileiro. Todas as versões contam com o sistema de estacionamento Active Parking Assist.

O GLA 200 Advance traz sistema de ar-condicionado digital Thermatic, além de molduras no interior com acabamento Silver Wave. As rodas são de liga leve com 18 polegadas.

As versões Vision e Vision Black Edition se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, que tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar. Essas duas versões também são equipadas com rodas de liga leve de 18 polegadas, com design diferenciado. Essas versões ainda possuem banco do motorista com ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque e ajustes lombares elétricos. Um importante item de conforto é o sistema digital de ar condicionado Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes.

O Vision Black Edition é uma edição especial que traz como diferencial as rodas de liga leve na cor preta, os espelhos retrovisores pretos e pedaleiras em alumínio com cravos de borracha.


As três versões estarão disponíveis nos concessionários em outubro com os seguintes preços sugeridos:
·                    GLA 200 Advance – R$ 132.900,00
·                    GLA 200 Vision – R$ 149.900,00
·                    GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900,00

Especificações técnicas

GLA 200 Advance / GLA 200 Vision
Cilindrada (cm³)
1.596
Potência (cv/rpm)
156 / 5.300
Torque máx. (Nm/rpm)
250 / 1.250 - 4000
Aceleração 0-100 km/h (s)
8,8
Velocidade máxima (km/h)
215*
Peso (kg)
1.435
1.4351.435
Pneus
235 / 50 R18
Capacidade do porta-malas (L)
421
Tanque de combustível (L)
50/6
Dimensões (mm)
Comprimento
Largura
Altura

4.417
2.022
1.494
* limitada eletronicamente

Revisões com preços fixos

A Mercedes-Benz lançou recentemente o programa de revisão declarada para os modelos de entrada da marca com o objetivo de mudar a percepção em relação aos custos de manutenção dos automóveis da marca e assim fidelizar os clientes. O programa, que estabelece preço fixo nas revisões, já está em vigor em toda a rede de concessionários do Brasil. Os preços das revisões do GLA são:
1ª revisão (10 mil km ou 1 ano) – R$ 600,00
2ª revisão (20 mil km ou 2 anos) – R$ 1.250,00
3ª revisão (30 mil km ou 3 anos) – R$ 600,00

Outra novidade na área de pós-venda é o Mercedes-Benz Service Care, um contrato de manutenção com preço fixo especial para até cinco revisões preventivas. O cliente pode escolher o pacote que mais se adequa ao seu perfil. Os preços dos contratos de manutenção para o GLA são:
1ª e 2ª revisões – R$ 1.722,00
1ª a 3ª revisões – R$ 2.201,00
1ª a 4ª revisões – R$ 3.383,00
1ª a 5ª revisões – R$ 3.813,00


Nenhum comentário: