Extremamente focado
na boa dirigibilidade e na experiência ao volante, o modelo de tração traseira
redefine os padrões de sedãs esportivos, graças a sua levíssima estrutura, aos
seus atributos aerodinâmicos e ao luxuoso interior, com acabamento impecável.
O XE será
comercializado em diversos países do mundo a partir de 2015, com a versão XE S
focada em performance como a topo de linha. Nesta configuração, o modelo conta
com motor V6 de 3.0 litros e 340 cv de potência, que geram impressionantes 450
Nm de torque. Em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades com
opção de trocas sequenciais por “borboletas” localizadas na parte de trás do
volante, o veículo sai da imobilidade e alcança os 100 quilômetros por hora em
apenas 5,1 segundos. A velocidade final é limitada eletronicamente em 250
quilômetros por hora.
Para Kevin Stride, diretor e produção do Jaguar XE, “a marca está se
posicionado como líder na construção de veículos premium com
estrutura em alumínio. Tal característica permite ao XE oferecer uma incrível
mistura de agilidade e refinamento, somente encontrados antes em veículos acima
de seu segmento”.
Por ser focada em
performance e esportividade, a versão S traz como diferencial grandes entradas
de ar frontais, aberturas laterais com acabamento cromado, um pequeno aerofólio
traseiro e rodas que podem ter até 20 polegadas, tudo para que a potência do
motor V6 de 3.0 litros seja aproveitada ao máximo.
A vida a bordo traz
alto nível de conforto e espaço interno, combinado com acabamento impecável com
a utilização de materiais premium assim como um legítimo Jaguar.
A versão XE S será
oferecida juntamente com outras versões do modelo, equipadas com motor 2.0
litros de quatro cilindros, com transmissão automática de oito velocidades.
O modelo é o
primeiro Jaguar a ser equipado com o sistema de direção com assistência
elétrica, desenvolvido para proporcionar respostas rápidas e extremamente fiéis
aos comandos do motorista. O sistema também permite maior economia de
combustível em comparação com a direção hidráulica tradicional.
O modelo será
produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull, no interior da
Inglaterra, que recentemente recebeu investimentos de £ 1,5 bilhão no
desenvolvimento de sistemas de produção flexíveis, inteligentes e de alta
tecnologia. Esses investimentos ajudaram a criar cerca de 1.700 postos de
trabalho na unidade.
O XE deverá
se posicionar como modelo abaixo do já renomado XF, e completa a linha de sedãs
da marca, que também conta com o topo de linha XJ.
O modelo foi
projetado desde o começo por uma equipe de designers e engenheiros, que
trabalham lado a lado tendo por base a nova arquitetura modular da Jaguar Land
Rover, permitindo uma gama muito maior de possibilidades que até então eram
restritas. O resultado desse trabalho foi um veículo de perfeitas proporções:
frente mais curta, traseira mais longa e dinâmica, amplo espaço interno. Essa
arquitetura permite ao motorista uma posição baixa de condução e dirigibilidade
mais esportiva, bem parecida com a oferecida por um modelo cupê.
Os vincos lineares
presentes no capô proporcionam uma aparência imponente ao modelo, assim como as
linhas laterais, que dão mais movimento ao desenho do carro, que tem traseira
inspirada no superesportivo Jaguar F-TYPE Cupê, com lanternas em formato “J”
que também se mostram como um elemento marcante de design da Jaguar. Já as
lanternas traseiras são claramente inspiradas no icônico E-Type.
A Jaguar tem uma
rica história na produção de veículos deslumbrantes, com aerodinâmica
eficiente. O novo XE continua com essa tradição ao ser concebido segundo
conceitos de forma e função. Seu coeficiente de arrasto é o mais baixo da
história da marca, com apenas 0.26. Tal resultado foi obtido após mais de 1.200
simulações dinâmicas por computador e um processamento de informações
equivalente a mais de oito milhões de horas.
“Nossa missão era criar um design marcante, que identificasse o XE como
um carro sério e imponente. Suas linhas dianteiras e laterais e suas perfeitas
proporções conseguem transmitir a sensação de movimento mesmo quando o modelo
está parado. Ele traz consigo uma forte semelhança com a família F-TYPE que o
faz, sem esforço, se destacar em na multidão” - Ian Callum, Diretor de Design da
Jaguar
A atenção dada à
aparência externa do XE não foram maiores do que o cuidado com o qual o
interior do veículo foi concebido. Os ocupantes dos bancos da frente são separados
por um longo e profundo console central, dando a impressão que eles se
encontram isolados dentro de um cockpit.
Os mostradores do
modelo foram baseados no F-TYPE Cupê, assim como os ponteiros do velocímetro e
do conta giros presentes no painel de instrumentos do motorista, tudo para
reforçar ainda mais a esportividade deste sedã.
Todos os ocupantes
do modelo desfrutam de amplo espaço para as pernas e para a cabeça, o que prova
que design esportivo e aerodinâmica eficiente podem ser conciliados com uma cabine
ampla e confortável, característica histórica da marca.
Revestimentos em
couro premium, com costura dupla em linhas contrastantes, dão ao
interior do modelo um toque refinado e artesanal, com atenção a cada detalhe. A
escolha de materiais como alumínio, preto brilhante e lâminas de madeira são
completados com uma ampla gama de opções de iluminação da cabine, com mais de
10 cores distintas, que podem ser escolhidas de acordo com o humor do
passageiro.
Estrutura em
Alumínio: leve, rígida e segura.
A Jaguar possui
mais experiência na construção de veículos com estruturas em alumínio do que
qualquer outra marca. O amplo conhecimento no desenvolvimento destes materiais
leves culminou em uma revolucionária estrutura presente no XE. Ele é o primeiro
veículo desenvolvido sob os preceitos da nova arquitetura modular da Jaguar
Land Rover e o primeiro em sua categoria a utilizar o monocoque em alumínio.
Sustentabilidade é
uma parte de essencial importância dentro dos processos de produção de
estruturas em alumínio da Jaguar. O Jaguar XE é o primeiro veículo do mundo a
utilizar em sua estrutura a liga de alumínio RC 5754, feita em sua maioria com
material reciclado. Essa liga também será utilizada para a produção de futuros
modelos da marca, fato que ajudará a Jaguar a atingir seu objetivo de utilizar
75% de material reciclado na construção de deus veículos até 2020.
A utilização desse
tipo de material acarreta em uma impressionante redução nas emissões de CO2, tanto
nos processos de produção, quanto na otimização do consumo de combustível que o
veículo utilizará durante sua vida útil.
Motorização:
refinada, eficiente e macia.
O novo XE é
equipado por uma linha de motores leves construídos em alumínio, com quatro e
seis cilindros a gasolina, que oferecem uma impressionante combinação de
desempenho, refinamento e economia de combustível.
Para motoristas que
amam desempenho, som do motor e agulha do conta-giros subindo até a linha
vermelha, o XE S compartilha o mesmo motor V6 3.0 supercharged do aclamado
F-TYPE.
A injeção direta de
combustível e o comando variável de válvulas otimizam a potência e o torque em
todas as rotações. O ângulo de 90º das bancadas de cilindros fornecem espaço
suficiente para o compressor Supercharger.
Desenvolvendo 340
cv e 450 Nm de torque, o V6 dá ao XE S uma aceleração excepcional: de 0 a 100
Km/h em apenas 5,1 segundos e velocidade máxima limitada a 250 Km/h.
A Jaguar também
está lançando o XE com a nova família de motores Ingenium. Esse avançado motor
começou a ser projetado e produzido no novo Centro de Produção de Motores da
Jaguar Land Rover, que recebeu um investimento de £ 500 milhões.
Os motores
Ingenium, testados por mais de 2 milhões de milhas no mundo real, marcam o
futuro de baixas emissões de CO2 da Jaguar. Também projetado
para entregar ótimo consumo de combustível, refinamento e desempenho, atendendo
os mais exigentes níveis de emissão de escapes ao redor do mundo.
“Ingenium é uma
nova família de motores compactos, leves e de baixa emissão que irão entregar
tanto a eficiência quanto o desempenho que nossos clientes no mundo
inteiro desejam. Ingenium vai tornar o XE o Jaguar com consumo de combustível
mais eficiente da história.” Ron Lee, Engenheiro Chefe de Motores do Grupo Jaguar Land Rover
O motor 2.0 Turbo
com injeção direta de combustível movido à gasolina é potente, refinado e
produz excelente torque em baixas velocidades, garantindo ótimo desempenho em
arrancada e em retomadas. Duas relações de marchas estarão disponíveis para uma
versão mais leve do câmbio ZF automático de oito velocidades, controlado pelo
exclusivo seletor Rotary Shift.
Chassis: Ágil,
dinâmico e flexível.
O mais sofisticado
chassis dentre todos os veículos de seu segmento pertence ao XE.
Enquanto a maioria
dos seus concorrentes são equipados com sistema de suspensão dianteira
MacPherson, os engenheiros da Jaguar apostaram na configuração double
wishbone. Sua estrutura é composta em alumínio forjado a partir de
processos patenteados de produção, que garantem economia de peso e ganho de
rigidez.
A tradicional
suspensão traseira Multilink não é capaz de entregar os altos
níveis de dinâmica estabelecidos pela Jaguar. A solução foi a utilização do
sistema Integral Link, usualmente utilizado em veículos mais
caros, de maior estrutura. Tal opção proporcionou ao XE a rigidez lateral e
longitudinal ideais para entregar uma dirigibilidade precisa. Mais uma vez, o
alumínio foi amplamente utilizado para economia de peso.
O sistema de direção
com assistência elétrica (EPAS – Eletric Power Steering) oferece
dirigibilidade impressionante e maior eficiência energética em comparação com
os sistemas hidráulicos tradicionais, mas até então, os engenheiros da Jaguar
não o consideravam suficientemente desenvolvido. Isso mudou com a chegada do
XE.
Diversos testes do
sistema em veículos de maior porte convenceram os engenheiros da Jaguar de que
o sistema EPAS consegue entregar diversas vantagens como auxílio na economia do
consumo de combustível, que pode chegar a até 3%, ao mesmo tempo em que a
dinâmica e as características esportivas de condução fossem de altíssimo nível.
“A introdução do sistema de direção com assistência elétrica é um grande
passo, a partir do momento em que percebemos que ele entrega exatamente o que
esperávamos: respostas extremamente rápidas aos comandos do motorista e
dirigibilidade impecável como deve ser um Jaguar” - Mike Cross,
Engenheiro-Chefe de Integridade de Veículos da Jaguar.
Segurança ativa:
Tecnologias inteligentes de auxílio ao motorista
O Jaguar XE é o
primeiro veículo do mundo a ser equipado com o sistema All Surface
Progress Control (ASPC). Desenvolvido com base em décadas de
experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de condução off road,
o ASPC funciona como um cruise control em velocidades
reduzidas.
Ativo quando o
modelo trafega entre 3,6 e 30 km/h, o sistema controla o sistema de freios e o
motor, proporcionando máxima tração em condições escorregadias, sem que o
veículo derrape e sem que o condutor necessite usar os pedais.
O veículo traz a
tecnologia head-up display (HUD) em que são projetadas imagens
a laser no para-brisa do veículo que, para melhor visualização do motorista,
utilizam cores contrastantes. O sistema permite que informações importantes
como velocidade atual e instruções de navegação estejam sempre à vista do
motorista, evitando distrações e mantendo ao máximo seu foco na estrada.
Mais do que uma
resolução de imagem impressionante, o HUD a laser é menor e quase três vezes
mais leves em relação aos sistemas semelhantes já existentes.
A Jaguar é uma das
primeiras fabricantes de veículos do segmento a utilizar uma tecnologia estéreo
de câmera. Ela é composta por sensores que funcionam como verdadeiros “olhos”
do sistema de frenagem de emergência do XE, ao fornecer medições altamente
precisas a respeito da velocidade do veículo e de objetos à frente. Com essas
informações, o sistema pode ser acionado automaticamente de forma a evitar
colisões.
O Jaguar XE também
é dotado de sistemas que proporcionam extremo conforto ao motorista como Adaptive
Cruise Control, que detecta veículos mais lentos à frente,
monitoramento de ponto cego nos espelhos retrovisores e sistema de auxílio a
manobras de estacionamento.
Maior
conectividade: Novo sistema de entretenimento
O novo sistema de
entretenimento do Jaguar XE oferece as mais recentes tecnologias em conectividade
automotiva. Tudo gira em torno da tela touchscreen de oito
polegadas, que traz uma clara e intuitiva interface gráfica, além de rápida
resposta aos comandos.
O sistema de
comandos por voz utiliza texto contínuo e dá acesso a todas as funções do sistema,
sem a necessidade de navegar pelos menus. Assim o motorista mantém ao máximo os
olhos na estrada.
O sistema de
navegação baseado é em um cartão de memória SD e pode ser fácilmente
atualizado. Ele também conta com conexãoBluetooth, entrada USB e streaming de
áudio, que permite que as músicas de seu smartphone sejam reproduzidas pelo
sistema de som do carro.
Os smartphones
estão mudando a maneira como as pessoas interagem com o mundo em sua volta.
Assim, o novo XE garante que o motorista se mantenha sempre conectado. A antena
do veículo também é um ponto de acesso wi-fi, permitindo o acesso de múltiplos
aparelhos.
O exclusivo sistema
InControl permite os usuários de smartphones iOS e Android se conectem ao carro
de uma forma que os possibilite controlar pelo celular algumas funções do
veículo, incluindo o controle da climatização, travamento e destravamento das
portas e também o acionamento do motor. Também é possível acessar os
aplicativos do smartphone por meio do InControl App na tela touchscreen de
oito polegadas do XE.
Para os motoristas
que apenas querem aproveitar uma boa música, o XE traz pela primeira vez neste
segmento a tecnlogia de áudio Meridian. Este sistema de ponta é o mais recente
resultado de uma longa parceria entre a Jaguar e os experts britânicos em
áudio, a Meridian. Desenvolvido especificamente para o novo XE, os algorítimos
únicos garantem o melhor som possível na acústica do carro.
JAGUAR XE:
FICHA TÉCNICA*
MOTOR E TRANSMISSÃO
|
|
Cilindrada (cc)
|
2,995
|
Cilindros
|
6
|
Válvulas por Cilindro
|
4
|
Bloco do cilindro
|
Alumínio
|
Cabeçote dos pistões
|
Alumínio
|
Injeção de combustível
|
Injeção direta de combustível por spray
|
Sistema de sobrealimentação
|
Supercharger de Vortex Duplo
|
Transmissão
|
ZF 8HP45 automática de oito velocidades
|
DESEMPENHO
|
|
0-100km/h (sec)
|
5.1
|
Velocidade máxima (km/h)
|
250
|
Potência (cv)
|
340 @ 6,500rpm
|
Torque (Nm)
|
450 @ 4,500rpm
|
DIMENSÕES
|
|
Comprimento (mm)
|
4,672
|
Largura sem retrovisores (mm)
|
1,850
|
Altura (mm)
|
1,416
|
Entre-eixos (mm)
|
2,835
|
Peso seco (kg)
|
1,474
|
*Todos os valores são estimados e sujeitos a confirmação em produção.
O veículo será uma das atrações do estande da Jaguar Land Rover durante
o Salão do Automóvel de São Paulo.
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