A BMW traz ao mercado
brasileiro a sua divisão BMW i, um
novo conceito de mobilidade e design inspirador, que torna ser verde algo
tentador. Infelizmente tentador e caro.
Desembarcam por aqui os
modelos i3, compacto futurista de uso urbano, e i8, o esportivo sustentável. Inicialmente
esses modelos estarão disponíveis nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de
Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Joinville.
O BMW i3 combina a propulsão elétrica por meio de sua
bateria de íons de lítio de alta capacidade e o seu eficiente motor à combustão
interna de dois cilindros, 650 cc e 34hp. Isso resulta em uma autonomia elétrica
entre 130 km e 160 km por carga. Com a utilização dos modos de condução ECO PRO
e ECO PRO+, a autonomia pode ser ampliada em até 40 km (20 km em cada um). Combinada
ao motor à combustão interna, a autonomia é extendida, podendo chegar até 300 km,
mais do que o suficiente para a locomoção diária entre casa, trabalho, universidade
e locais de entretenimento nas grandes metrópoles, além de proporcionar o
conforto típico de um BMW e o baixo nível de ruído que só a propulsão elétrica pode
oferecer.
Conhecida como LifeDrive, a
estrutura do veículo é constituída por duas unidades funcionais separadas:
módulo superior Life, uma célula de passageiros de alta resistência e
extremamente leve, feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e
módulo inferior Drive, feito de alumínio, que abriga o conjunto do trem de
força e os componentes estruturais. Como é tradição em veículos da BMW, o BMW
i3 tem tração traseira, mas os seus compactos motores elétrico (50 kg) e de
combustão interna, diferentemente da maioria dos modelos da marca, ficam
posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do conjunto de transmissão. A bateria
de íons de lítio desenvolvida especialmente para a BMW i é posicionada abaixo
do assoalho, entre os eixos do automóvel. Desta forma, com o LifeDrive, foi
possível produzir um automóvel leve (1.315 kg), com baixíssimo centro de
gravidade e distribuição de peso perfeita – 50:50 –, conferindo diversão e dirigibilidade
ao modelo.
O i3 possui 125kW (170 hp)
de potência e torque imediato de 250Nm, que propiciam a aceleração de 0 a 100
km/h em 7,9s e retomadas de 30 a 70km/h em 2,8s. Especialmente desenvolvido
para o uso urbano, o modelo traz o conceito “one pedal feeling” – segundo o qual é possível dirigir sem
acionar o pedal do freio com tanta frequência, pois o freio de um motor
elétrico é mais forte do que o a combustão convencional – e um
excelente ângulo de esterço de 360°, que permite manobras mais ágeis. Ele
possui duas versões: a de entrada, custando R$ 225.950,00 (com faróis em LED,
sistemas de navegação Professional, teto solar, sistema de áudio Harman Kardon,
recarga rápida A/C e D/C, roda aro 19, volante multifuncional, sensor de chuva,
controle de cruzeiro, espelhos rebatíveis e ar-condicionado automático), e a
completa, com preço de R$ 235.950,00 (que possui os equipamentos da versão de
entrada acrescidos de interior em couro integral, roda aro 20, sensor de
estacionamento frontal e traseiro, assistente de estacionamento, câmera
traseira, Acesso Conforto e assistente de condução).
O BMW i8, esportivo híbrido plug-in da marca, traz um visual que
transmite modernidade, com linhas agressivas e bem demarcadas, mas sem deixar
de lado as características visuais da BMW, como a típica grade bipartida.
Acelerar o esportivo é uma
interpretação totalmente nova do prazer característico de se dirigir um BMW. A
combinação das tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW eDrive produz, além do
gerenciamento inteligente de energia, potência máxima de 266 kW (362 hp),
garantindo desempenho digno dos melhores esportivos do mundo – 0 a 100 km/h em
4,4 segundos –, porém com consumo de combustível e emissão de dióxido de carbono
comparáveis aos carros mais eficientes do mercado.
O motor elétrico do i8 foi
especialmente desenvolvido e produzido pelo BMW Group para este projeto. A
unidade desenvolve potência de 96 kW (131 hp) e entrega seu torque máximo de
250Nm ao primeiro toque no acelerador. Além da resposta instantânea, típica de
motores elétricos, a potência continua a ser produzida até o limite de giros,
graças ao seu design especial, projetado para permitir que o motor elétrico
continue a fornecer todo o torque em altas rotações.
O motor também pode
impulsionar o veículo sozinho – a velocidade máxima neste caso é de 120 km/h e
a autonomia é de 37 quilômetros. O motor recebe a potência da bateria de íons
de lítio, que foi instalada na parte central do carro, embaixo do assoalho. Além
dela, o modelo também traz um inédito motor movido a gasolina de três cilindros
e injeção direta BMW TwinPower Turbo 1.5L, excepcionalmente compacto e de alto
desempenho, gerando uma potência de 170 kW (231 hp), com torque máximo de
320Nm. O modelo será comercializado por encomenda a um preço unitário de R$ 799.950,00.
Dentre os principais
aspectos exclusivos do modelo comercializado no Brasil destacam-se: farois em
LED com opcional de laser (disponível em 2015 – será o primeiro automóvel com
essa tecnologia no mundo); BMW Head Up Display em cores; pacote Pure Impulse,
que inclui painel central em cerâmica, pinças de freio com nomenclatura e
detalhe em azul BMW i e revestimento em couro carpo carum; entre outros.
O BMW i3 e o BMW i8 já saem de fábrica com um SIM Card que mantém
o veículo conectado à internet 100% do tempo, sem a necessidade de pareamento
com o celular do motorista. O motorista terá à disposição uma série de facilidades,
como o aplicativo BMW i Remote (que permite acessar funcionalidades do veículo pelo
smartphone, como ligar o ar-condicionado, enviar rotas para o GPS e ativar a
buzina ou os faróis), o serviço de concierge,
chamada de emergência, serviços especializados de guincho e uma plataforma de
aplicativos como Google Local Search e o Street View.
Os modelos poderão ser
carregados por meio do acessório BMW i Wallbox, que será capaz de carregar a
bateria de forma mais rápida (cerca de três horas). Esse tipo de estação será
comercializado pelas concessionárias BMW i no mercado nacional e sua instalação
poderá ser feita por empresas homologadas pela BMW do Brasil. Além disso, é
possível carregar os carros BMW i por meio de tomadas convencionais aterradas
de 220v e 110v (cerca de oito horas e 16 horas, respectivamente), uma vez que
todos os carros possuem os cabos para tal modo de recarga como equipamento de
série. Além disso, o cliente poderá carregar seu BMW i em estações instaladas nos
concessionários BMW i.
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