Reviver
marcas de motocicletas há muito extintas virou moda e a bola da vez é a
histórica fábrica inglesa Matchless.
Fundada em
1899, a empresa teve boa projeção mundial com suas motos leves e possantes. Com
a decadência da indústria britânica e a ascenção das confiáveis motos
japonesas, a Matchless fechou as portas em 1966.
Desde então,
a marca já foi arrematada por um clube de motos antigas na Grécia e, em 2012,
passou às mãos do italiano Franco Malenotti, que usa o nome Matchless ("incomparável", em inglês) numa
linha de casacos de couro e roupas com inspiração nostálgica.
Na semana
passada, o empresário anunciou que pretende lançar uma nova série de
motocicletas: as Matchless X Reloaded. Por
enquanto, foram mostrados apenas desenhos do novo modelo — as motos serão
apresentadas no salão de Milão, em novembro.
O desenho é
obra do próprio empresário e de sua equipe, inspirado nas Matchless X fabricadas entre 1929 e 1940.
Como o
modelo original, a nova série tem motor V-twin — mas agora é um enorme 1.916cm³,
fabricado pela americana S&S (nas Matchless X
dos anos 30 eram 1.000cm³).
A nova moto
faz o gênero "bobber", bem pelada e com banco solo. Mas nada supera
em exotismo o sistema de freios, com doze pistões na dianteira e seis na
traseira (hoje, raras motos têm mais do que três pistões em cada pinça).
As Matchless eram uma visão comum no Brasil do pós-guerra.
Na época, essas motos inglesas chegavam aqui em versões monocilíndricas, de
350cm³ e 500cm³. Possantes, tiveram grande sucesso em provas de motociclismo.
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