sábado, 27 de setembro de 2014

Moto inglesa renasce com tempero italiano por Jason Vogel

Criada em 1899, a Matchless fez sucesso entre os anos 20 e 50 mas não resistiu ao ataque das japonesas. Agora, um empresário quer ressuscitar a marca



Reviver marcas de motocicletas há muito extintas virou moda e a bola da vez é a histórica fábrica inglesa Matchless.

Fundada em 1899, a empresa teve boa projeção mundial com suas motos leves e possantes. Com a decadência da indústria britânica e a ascenção das confiáveis motos japonesas, a Matchless fechou as portas em 1966.

Desde então, a marca já foi arrematada por um clube de motos antigas na Grécia e, em 2012, passou às mãos do italiano Franco Malenotti, que usa o nome Matchless ("incomparável", em inglês) numa linha de casacos de couro e roupas com inspiração nostálgica.

Na semana passada, o empresário anunciou que pretende lançar uma nova série de motocicletas: as Matchless X Reloaded. Por enquanto, foram mostrados apenas desenhos do novo modelo — as motos serão apresentadas no salão de Milão, em novembro.

O desenho é obra do próprio empresário e de sua equipe, inspirado nas Matchless X fabricadas entre 1929 e 1940.


Como o modelo original, a nova série tem motor V-twin — mas agora é um enorme 1.916cm³, fabricado pela americana S&S (nas Matchless X dos anos 30 eram 1.000cm³).


A nova moto faz o gênero "bobber", bem pelada e com banco solo. Mas nada supera em exotismo o sistema de freios, com doze pistões na dianteira e seis na traseira (hoje, raras motos têm mais do que três pistões em cada pinça).


As Matchless eram uma visão comum no Brasil do pós-guerra. Na época, essas motos inglesas chegavam aqui em versões monocilíndricas, de 350cm³ e 500cm³. Possantes, tiveram grande sucesso em provas de motociclismo. 


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