Há carros que, de tão bem projetados e úteis, poderiam ser eternos. Nessa lógica, a Toyota anunciou, na semana passada, que voltará a fabricar no Japão o Land Cruiser Série 70 — modelo que, lá fora, foi o sucessor direto do nosso Bandeirante.
O retorno à linha de produção de Toyota City, em Aichi, é uma forma inusitada de celebrar os 30 anos de lançamento do espartano utilitário. E a marca já adianta que essa nova fornada do veterano Série 70 (também chamado de J70) só vai durar um ano.
Serão 2.400 utilitários e picapes (200 por mês), numa série comemorativa. Depois, a linha será novamente interrompida.
Desconhecido no Brasil, o modelo é um ícone do fora-de-estrada no exterior. Lançado em 1984, saía nas versões utilitário e picape, com entre-eixos longo ou curto.
Utilitário à antiga, o J70 é uma ferramenta de trabalho simples e eficiente. Mais do que isso, mostrou-se praticamente indestrutível.
No Japão, o J70 ficou 20 anos em linha. E ainda hoje o velho 4x4 é muito usado, especialmente em operações de resgate após catástrofes naturais.
A produção do Série 70 foi encerrada na matriz em 2004 e hoje os utilitários com o nome Land Cruiser são pesadões, luxuosos, caros e cheios de eletrônica (vide o Prado vendido no Brasil entre 2003 e 2009).
Após ser retirado de linha no Japão, o J70 continuou a ser fabricado em outros países. Na Venezuela, esses Toyota ganharam o apelido de "Macho" (ou "Machito").
São o principal meio de transporte no interior e também servem à polícia e às forças armadas. Tanto que viraram assunto estratégico: em 2009, o presidente Chávez falou em expropriar a fábrica da Toyota em Cumaná caso a marca não voltasse a fazer um 4x4 rústico e viril como o J70.
Na Colômbia, ainda se pode comprar picapes e utilitários da Série 70 zero-quilômetro. A produção normal também continua na Austrália e na África do Sul.
Os novos J70 feitos no Japão sairão na forma de utilitários com quatro portas ou picapes de cabine dupla. Terão o motor V6 4.0 a gasolina de 231cv usado nos atuais 4x4 da marca, câmbio manual de cinco marchas e tração 4x4. Como atualizações, haverá ABS e airbags.
O visual retrô ganhou retoques na grade, além de faróis e lanternas mais modernos. Um escudinho "30th" alusivo ao aniversário mostra que o carro é da série especial.
No Japão, esse clássico zero-quilômetro sairá pelo equivalente a R$ 77 mil - é mais do que custa o atual Land Cruiser Prado por lá!
Outro clássico Toyota 0km
No
Brasil, o Bandeirante deixou órfãos ao sair de linha, em 2001. No resto do
mundo, o Land Cruiser FJ40 (seu nome original) também fez muitos admiradores —
tanto que, em 2006, voltou a ser feito, de forma artesanal, nos Estados Unidos.
A
empresa californiana TLC, especializada na restauração de velhos Toyota,
decidiu fabricar uma réplica completa do jipe.
A
partir do chassi original, jateado e reforçado, e de uma carroceria nova, toda
de alumínio, a TLC faz um "Bandeirante" 0km e muito brabo, chamado
Icon FJ.
Os
feixes de molas tiveram curso aumentado e ganharam buchas modernas. Direção e
transmissão foram atualizadas com o que há de melhor no mercado de preparação
de 4x4.
Já o motor é um clássico dos EUA: o robusto Chevrolet V8 350 "small block" a gasolina. O Icon FJ tem ainda versões a diesel. Seu preço é assustador: US$ 88 mil, na Califórnia.
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