domingo, 14 de setembro de 2014

A volta do carro que nunca correu - por Jason Vogel

Mercedes restaura 540 K que teve carreira ceifada pela guerra


Nos anos 30, os Mercedes que traziam o sobrenome K (de "Kompressor") eram um símbolo do poder alemão sobre rodas. Vai daí, em 1938, a fábrica decidiu pegar um desses chassis e vesti-lo com carroceria bem aerodinâmica para a época.

A ideia inicial era inscrever esse bólido especial (batizado de 540 K Stromlinien) na corrida Berlim-Roma. Mas a prova foi cancelada pelo início da Segunda Guerra Mundial. O carro acabou sendo usado apenas para testes de pneus da filial alemã da Dunlop e, em 1948, foi aposentado. O alumínio de sua linda (e enorme) carroceria foi reciclado e a mecânica, mandada para a reserva técnica do museu da Mercedes.

Eis que, em 2011, os funcionários do Mercedes-Benz Classic (departamento que preserva a memória da empresa) encontraram o chassi original e decidiram trazê-lo de volta à vida.


A identificação precisa dos restos do 540 K Stromlinien foi possível não só pelo número do chassi, como também pela contagem dos dentes das engrenagens do diferencial — o bólido aerodinâmico trazia uma relação final mais longa, para poder manter uma velocidade de cruzeiro de 170km/h por longos trechos de estrada (sua máxima era de 180km/h).


Apesar de suas fábricas terem sido severamente bombardeadas na Segunda Guerra, a Mercedes-Benz desde sempre se empenhou em manter registros históricos. Daí que foi possível encontrar desenhos técnicos do projeto de 1938 — incluindo um croqui da carroceria em tamanho natural. Seu nome código na fábrica era W29 (enquanto os 540 K "comuns" eram W24).


A restauração (praticamente uma reconstrução) levou dois anos e meio e seguiu técnicas dos anos 30, a começar pela estrutura da carroceria, toda feita com madeira. Depois foi preciso moldar artesanalmente todos os painéis de alumínio. Só nesses trabalhos foram gastas 4.800 horas.


O desenho da carroceria feita em Sindelfingen (de onde saíam os Mercedes especiais) era tremendamente avançado para os anos 30, com silhueta baixa e poucas protuberâncias. Até a tradicional grade de radiador da Mercedes foi trocada por outra mais aerodinâmica.


Na mecânica, só o chassi e o eixo traseiro do carro original foram encontrados. Outras peças vieram da coleção Mercedes. O resto teve que ser feito.


O motor vinha dos 540 K de série: oito cilindros em linha, 5,4 litros e potência na casa dos 180cv graças ao sopro vital de um compressor Roots


Como é de praxe no Mercedes-Benz Classic, o motor e a transmissão do 540 K foram restaurados para funcionar como novos — afinal, os carros do acervo são muitos usados em demonstrações e eventos.


O cuidado na reconstrução chegou a detalhes mínimos: o tom exato da pintura prateada foi encontrado em resquícios da carroceria original.


Por fim, o 540 K Stromlinien foi levado a um moderno túnel de vento que atestou a qualidade do projeto: seu coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) é de 0,36, o equivalente ao de um Bugatti Veyron atual! Para comparação, um Mercedes 540 K de produção normal tinha Cx 0,57.


Com a restauração, foram resgatadas histórias. Em sua fase de "mula" na Dunlop, o 540 K Stromlinien era testado nas recém-inauguradas autobahnen — então pouco movimentadas. Com os racionamentos que vieram após 1939, o carro foi convertido para o uso de gás liquefeito de petróleo e continuou em uso na fábrica de pneus até bem perto do fim da guerra.

Os registros mostram que o bólido chegou a ser requisitado pelo exército dos EUA e pintado de verde-oliva! Após seu curto período militar, o automóvel foi devolvido à Dunlop até ser aposentado e desmontado em 1948. Chassi, motor e transmissão foram devolvidos à Mercedes em 1950.
Um dos primeiros felizardos a dirigir o 540 K na Alemanha, após a restauração, foi o neto do piloto de testes da Dunlop.


A reestreia para o público aconteceu no mês passado em Pebble Beach, Califórnia — no evento de carros antigos mais sofisticado do mundo. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente restauração
O carro tem um design aerodinâmico
Perfeito

Anônimo disse...

Lembra bem a aerodinâmica do Veyron
É do viper