NOVO UNO EM CARREIRA
SOLO
Fiat foi rigorosa quanto ao tempo correto de renovação do Uno.
Lançado há pouco mais de quatro anos, o novo modelo 2015 chega agora com a
responsabilidade de melhorar as vendas, depois do fim do Uno Mille, que chegava
a representar 50% dos resultados, distorção típica do mercado brasileiro. Para essa
espécie de carreira solo o carro está bem preparado, apesar de motores com
mesma potência/torque e sem direção eletroassistida, em termos mecânicos. A inalterada versão Vivace 2/4 portas continua
a ser a de entrada, repetindo a dupla personalidade do Nissan March.
A renovação externa se concentrou na parte frontal
(para-choque, grade, faróis, lanternas e para-lamas) com bom resultado estético.
Atrás, apenas novas lanternas que impressionam mais vistas de perto do que de
longe. No total são cinco versões, incluindo a Evolution (no lugar da Economy)
e a Sporting, marcada pela ponteira de escape dupla central que tem apenas apelo
visual.
Na parte interna, no entanto, impôs um conceito ousado para esse
segmento. Além de tudo novo, a Fiat incluiu no painel um quadro de instrumentos
avantajado (em destaque o computador de bordo) e central multimídia com
navegador GPS (opcional). O volante, regulável apenas em altura, tem botões de
seleção nos raios. Bancos dianteiros são novos e têm regulagem fácil e correta
de altura para o motorista. Há até cinto de segurança de três pontos para o
passageiro central no banco de trás, muito mais importante para a segurança
passiva do que um simples apoio de cabeça, também incluído.
Outra ousadia foi substituir a alavanca de câmbio por botões
no console quando equipado com o automatizado de apenas uma embreagem, mantendo
as borboletas no volante. Houve um passo adiante ao acrescentar relações de
câmbio específicas e acelerômetro, que reduziram bem os vazios de aceleração
nas trocas de marcha. No modo Sport, uma boa acelerada, em trecho livre de
Buenos Aires (onde se deu o lançamento), permitiu sentir trocas mais rápidas.
Agora existe um bem dimensionado apoio para o pé esquerdo.
Novidade entre carros nacionais é o sistema Start-stop
(desliga-liga), apenas na específica versão Evolution com câmbio manual e motor
1.4, que traz ainda pneus superverdes de baixo atrito de rolamento. Nessa faixa
de preço o fator economia de combustível é o segundo mais desejado, segundo a
Fiat. Em situações de tráfego denso e muitas paradas, é possível alcançar
economia de combustível de até 20%, com gasolina ou etanol. Se o
ar-condicionado estiver ligado, o motor volta a funcionar depois de um minuto
mesmo sem o procedimento de acionar o pedal de embreagem. Assim, em dias bem
quentes, perde-se pouco em conforto térmico a bordo, pelo menos no caso dos
passageiros da frente.
O novo Uno 2015 parte de R$ 30.990 (sem ar-condicionado), na
versão Attractive 1.0, ou R$ 1.570 a mais que o ano-modelo 2014, compatível com
as melhorias adicionadas (quase sem aumento real, na prática). A Evolution (1.4)
custa R$ 34.990 e a Sporting , R$ 36.560. Esses preços se combinam com
opcionais de fábrica e acessórios (instalados nas concessionárias). Pela
primeira vez, para quem desejar, o carro pode ultrapassar os R$ 50.000, quase o
dobro da versão Vivace 2-portas de R$ 26.370.
RODA VIVA
SALÃO do
Automóvel de São Paulo (30/10 a 9/11) terá quase um festival de modelos
pseudoaventureiros, entre outras atrações e estreias de peso. Além do Sandero
Stepway e do Cross up!, focados em pura decoração, haverá dois novos SUVs
compactos: Peugeot 2008 (nacional em 2015) e Renault Captur (importado).
Protótipo derivado do March, também.
QUEDA do mercado
interno continua a se aprofundar: quase 10% em relação a janeiro-agosto de 2013.
Para a Anfavea, houve a comoção com a morte do presidenciável Eduardo Campos
que acabou por impactar as expectativas do consumidor, especialmente no
Nordeste. Nos últimos meses do ano se espera reação de vendas, pois o IPI deve
subir em janeiro.
FENABRAVE até já contabilizou
o provável aumento de liberação de crédito, quando os bancos puderem retomar veículos
de inadimplentes sem as dificuldades de hoje. Estima em até 20% a elevação do
nível de aprovação de pedidos, o que significa 30 mil automóveis e comerciais
leves a mais por mês, ou o equivalente a um 13º mês de vendas. Em um segundo
momento, juros podem diminuir.
AUMENTO da
procura por modelos automáticos levou a Citroën a estender essa opção também à versão
intermediária do C3, a Tendance (antes só na Exclusive). Por R$ 51.000 é um
carro bem equipado e com câmbio de quatro marchas. Reprogramação eletrônica melhorou
respostas ao acelerador e tornou a passagem de marchas mais suaves.
ENXUGAMENTO da
oferta exagerada de modelos compactos, por parte da GM, já era esperado. Havia
certo conflito na linha de produtos, além de mercado recessivo. Parou a oferta
do Agile (ainda em produção na Argentina) e do Sonic (hatch e sedã), ambos importados
do México, com problema de cotas ainda a ser resolvido pelos governos.
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