terça-feira, 20 de maio de 2014

O BARCO COM SUSPENSÃO BY JLV




Catamaran com suspensão
De barquinhos a transatlânticos, ou pulando de trampolim, quem sempre pensou que a água é macia descobre com surpresa que ela muitas vezes é bastante dura. Como a água não é lisa, fica-se pensando em por que um veículo náutico não tem uma boa suspensão para tornar seu ‘andar’ mais macio. 

A Nauti-Crash australiana pensou muito no assunto e fez um catamaran chamado 2Play (para brincar), que incorpora uma suspensão hidráulica interconectada para isolar o convés das duas quilhas. O sistema foi inventado pelo mesmo grupo da empresa responsável pela suspensão off-road do Toyota LandCruiser Prado e do Nissan Patrol, assim como a suspensão de vários super-carros que passam dos 300 km/h. 

Como se pode ver nas fotos , a suspensão marítima deixa as quilhas baterem para cima e para baixo de encontro às ondas, sem transmitir os movimentos resultantes à superestrutura. Ela também impede que a proa levante demais em fortes acelerações e permite que o catamaran incline nas curvas com mais eficiência. 

Um sistema chamado Deck Attitude Control System, sistema de controle de atitude do convés, utiliza um computador para ajustar automaticamente a suspensão em mar encapelado e manter o convés nivelado quando o barco está parado, facilitando o acesso.

Esta não é a primeira vez que alguém projeta uma suspensão marítima. Chris Heyring, chefe dos projetistas, diz que já houve gente tentando isso há mais de um século, mas que o sistema da Nauti-Craft é o único até hoje com funções passivas-reativas e sofisticados sistemas hidráulicos que permitem controle de chassi e carroçaria nos eixos de arfagem e rolo, além de articulação entre quilhas e convés.

A Nauti-Craft diz que o sistema aumenta muito segurança, conforto e economia de combustível. O 2Play completou recentemente seus ensaios de mar e deve ser mostrado a público na Seawork 2014 em Southampton, Inglaterra.

http://www.nauti-craft.com/





http://www.cargaetransporte.com.br/


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