BANCO
PENSADOR
Por Fernando Calmon
Sentar-se de maneira correta ao volante é
uma das premissas para direção segura. Infelizmente, alguns vícios se formaram
ao longo do tempo e o principal deles tornou-se modismo. Algumas pessoas até acham
que dirigir com os braços esticados demonstra capacidade de guiar melhor que os
outros. Ledo engano. Esse é, de fato, o posicionamento menos adequado e a
maneira mais fácil de perder o controle do carro numa manobra. Também pode
levar o motorista a sentir dores nas costas e dormência nas pernas, em especial
durante longas jornadas.
Existe um método simples para conseguir o
melhor posicionamento. A perna esquerda esticada tem que acionar todo o curso
do pedal da embreagem e o punho tocar o ponto mais alto do volante. Automaticamente
os braços ficarão arqueados, formando ângulo um pouco menor que 90 graus com os
antebraços. Altura do cinto de segurança, nos carros que possuem regulagem, deve
permitir que a fita superior passe no meio do ombro. E, por fim, ajustar a altura
do apoio de cabeça no mesmo nível dos olhos.
Assim se encontra a forma confortável de
dirigir e, em caso de acidente, garante a interatividade máxima entre cinto de
segurança e bolsa inflável.
Quem pode comprar um automóvel com banco de
comando elétrico terá, em breve, uma nova tecnologia de pré-ajuste automático
que permite determinar a posição baseada no porte físico do motorista. Especialistas
em ergonomia da Johnson Controls desenvolveram um algoritmo capaz de comandar
os motores elétricos e mover assento/encosto para a posição confortável e
segura.
Pesquisas apontaram que as regulagens exatas
de distância e altura podem exigir algo mais do que se adaptar ao comprimento
das pernas e torso do motorista, em razão das diferenças do complexo esqueleto
humano. Mudar um parâmetro pode impactar outras variáveis. Mas foi possível
habilitar um programa capaz de “pensar” critérios de ajustes, depois de mais de
100 testes com diferentes biotipos.
Participantes do desenvolvimento classificaram
a posição regulada automaticamente como boa. Aqueles mais exigentes executaram
pequenas intervenções suplementares, a fim de atender a preferências pessoais e
melhorar a sua nota para muito boa.
foi criado, ainda, um aplicativo que
permite ao condutor registrar a sua altura em um telefone inteligente e transmitir
ao comando do banco. Alternativamente, as informações podem se inserir no
console central do veículo. Também é possível uma câmera de bordo medir o
tamanho do motorista, antes mesmo de ele entrar no carro, e assim o banco se
autoajustar.
Outra facilidade é armazenar os dados do
cliente de locadora ou de uma frota de serviços e enviar um sinal para o
posicionamento correto. Pessoas de estaturas diferentes que utilizam o carro da
família também apreciarão esse conforto adicional, sem a habitual perda de
tempo para mudar regulagens.
“Conectividade nos veículos significa mais
que acessar a internet ou informações de rota. Conforto e segurança também podem
ser aumentados. Banco com pré-ajuste automático é um bom exemplo de interface
inteligente homem-máquina”, resume Andreas Eppinger, vice-presidente da
empresa.
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