domingo, 18 de maio de 2014

ELLICA, O ELÉTRICO MAIS VELOZ DO MUNDO


O Eliica (ou Electric Lithium - Ion Car) é um protótipo de automóvel movido a baterias elétricas, é um carro conceito projetado por uma equipe da Universidade de Keio em Tokyo, liderada pelo professor Hiroshi Shimizu. O carro que mede 5.1 metros e funciona com bateria de íon lítio, acelera de 0--100 km/h (60 mph) em quatro segundos. Em 2004, o Eliica alcançou uma velocidade de 370 km/h (230 mph) na pista da alta velocidade de Nardo na Itália. O objetivo da equipe é ultrapassar 400 km/h (250 mph), quebrando o recorde dos veículos de rua legais movidos à gasolina.

Os japoneses estão conseguindo trazer para o cotidiano uma realidade que no mundo dos automodelos já se conhece a algum tempo: os carros elétricos são mais eficientes e velozes que os modelos a combustão interna.

    Que o motor elétrico tem rendimento muito superior ao motor de combustão interna também não é  novidade, aproximadamente 90% do primeiro contra 30% do segundo.

    Com a tecnologia atual que usa super imãs de Neomídio e sistemas de alta eficiência para o controle da corrente nos motores, aliados a baterias que oferecem incríveis taxas de descarga, o caminho para o carro elétrico está aberto.

    Resta saber qual será a atitude das grandes corporações petrolíferas em relação ao assunto...

Nenhum comentário: