Concebido pelo Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo, o modelo é mais uma proposta de estilo, um produto inovador, criado para o lazer, com bastante espaço para cinco pessoas e a robustez de um SUV. O show car é apresentado em exclusiva cor branca acetinada, com um toque personalizado de laranja, e está caracterizado com visual aventureiro, sendo ideal para a prática de esportes radicais. Os racks de teto são perfeitamente integrados ao design do veículo e protegem o teto panorâmico de vidro, que proporciona grande luminosidade. O santantônio, equipamento característico das picapes, foi especialmente estudado para o transporte de pranchas de kitesurf, permitindo preservar o espaço para a carga na caçamba. O dispositivo oferece proteção ideal para levar equipamentos esportivos.
Duas
câmeras traseiras equipam o veículo por fora e filmam as atividades de lazer.
As imagens podem ser visualizadas numa tela dentro do carro. Com ângulo de
visão de 80º a 140º, as câmeras dão a sensação de estar em perfeita sintonia
com o mundo externo.
O
ótimo espaço interno, a maior altura do solo, as grandes rodas (255x60 R18) e
os protetores laterais são alguns dos elementos que fazem do Duster Oroch uma
picape pronta para qualquer aventura.
O
painel de instrumentos é equipado com uma tela multimídia que permite ver, em
tempo real, as imagens capturadas pelas duas câmeras instaladas na traseira da
cabine dupla, na parte externa do veículo. As câmeras são controladas por um
comando rotativo, que fica ao lado do passageiro, no console central.
Os assentos usam a nova tecnologia “Cover Carving Technology”, utilizada nos novos Logan e Sandero, que é uma camada adicional de espuma que permite utilização intensiva, acabamento de melhor qualidade e design exclusivo.
As
cores e os materiais se inspiram em equipamentos usados na prática de esportes
aquáticos. Detalhes coloridos, como laranja fluorescente, iluminam o ambiente
na tonalidade carbono escuro. O aspecto de algumas peças – o painel de
instrumentos, os painéis das portas e dos assentos – lembra o neoprene dos
trajes de surfe.
Kwid Concept
Com ares de buggy, o Kwid Concept é ao mesmo tempo tecnológico e versátil, graças ao drone que está acoplado ao carro. Esta é a primeira vez que um drone é associado a um veículo, podendo enviar imagem em tempo real aos ocupantes através de uma câmera de alta definição acoplada à sua estrutura. Assim, pode mostrar a situação do trânsito, tirar fotos de paisagem ou detectar obstáculos pelo caminho.
O
quadro de instrumentos e o volante do Kwid ficam no centro da cabine, e o
motorista dirige sentado entre os passageiros da frente. A troca de marchas é
feita por um botão localizado no painel.
O
Kwid Concept foi concebido para as necessidades dos jovens clientes que são
ainda mais antenados em tecnologia. É o primeiro carro-conceito concebido pelas
equipes de estilo da marca em vários países, liderado pelo Brasil, com a missão
de explorar novos mercados fora da Europa.
Novo Fluence 2015
O Fluence 2015 oferece o que os clientes deste segmento desejam, como o moderno motor 2.0 16V Hi-Flex (143 cv com etanol), câmbio automático CVT X-Tronic, além de todo o pacote de segurança com ESP (controle de estabilidade), ABS com EBD, até seis airbags e função walk away closing, que permite o travamento das portas e o recolhimento automático dos retrovisores sem que o motorista faça qualquer movimento, basta se afastar do veículo.
O
Salão do Automóvel é palco também para a apresentação de um estudo feito pelo
Renault Design América Latina (RDAL) de como ficaria a versão GT Line do Novo
Fluence 2015. O veículo exposto traz um pacote aerodinâmico composto por
spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, aerofólio na tampa do
porta-malas e extrator de ar no para-choque traseiro, que dão ao sedã um visual
mais esportivo, na medida certa, sem exageros. Destacam-se também o novo
desenho das rodas aro 17 polegadas.
Novo Sandero Stepway
O Novo Sandero Stepway, que está sendo lançado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo chama a atenção pela imponência típica dos SUVs e pelos detalhes que dão ao mesmo tempo ousadia e sofisticação. Na dianteira, o para-choque exclusivo desta versão transmite força pelos detalhes em preto e na parte inferior com o acabamento em tom prata. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina, completam o conjunto.
Nas
laterais, os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia
lateral também em preto, transmitem robustez e personalidade. Outro destaque da
lateral são as novas rodas de 16 polegadas. Na traseira, além do para-choque
com parte inferior em preto e acabamento em prata, se destacam as lanternas
com máscara negra e os refletores no
para-choque, que dão mais força ao visual. As barras do teto com o acabamento
em duas tonalidades conferem um toque de sofisticação.
Já no
interior as diferenças são os novos bancos, mais confortáveis e anatômicos, com
detalhes de design nas costuras. A cor laranja no acabamento interno confere um
toque sutil e especial, com destaque para as saídas de ar laterais e o painel
de instrumentos, que também tem contornos com preto brilhante. Outro detalhe na
cor laranja e que chama a atenção é a inscrição “Stepway” no raio inferior do
volante, imprimindo um toque de sofisticação. O painel central todo em preto
brilhante também contribui para o visual sofisticado do modelo.
O Novo
Sandero Stepway traz ainda de série piloto automático (limitador e controlador
de velocidade). O limitador evita que o motorista, inadvertidamente, ultrapasse
a velocidade máxima permitida na via. Mesmo que o acelerador continue
pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor. Em caso
de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o
limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
Outros
itens que equipam o modelo e aumentam o conforto a bordo são os espelhos
retrovisores e os vidros traseiros com acionamento elétrico – itens até então
só disponíveis como opcionais na versão Stepway e que agora são de série.
O
Sandero Stepway chega com o motor 1.6 8V Hi-Power e opção de câmbio manual ou automatizado EASY’R, ambos de cinco
marchas. Esse motor gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com
gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Um
fator importante é a disponibilidade do torque a partir de 1.500 rpm,
garantindo agilidade e retomadas de velocidade mais rápidas.
Megane R.S.
Desenvolvido pela Renault Sport, a divisão de competição e esportiva da marca, o Megane R.S. é equipado com o motor 2.0 16V turbo de 265 cv, que associado ao câmbio mecânico de seis marchas e diferencial de deslocamento limitado, lhe confere elevado desempenho e esportividade.
O
modelo é o atual detentor do recorde de volta mais rápida para carros de rua
com tração dianteira no famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha.
O
interior do Megane R.S. traz detalhes e acessórios exclusivos, como bancos
esportivos Recaro, rodas de liga leve com aros de 19 polegadas de diâmetro,
pneus especiais que suportam alta velocidade e freios dimensionados
Brembo.
Lotus Renault F1 95T
A icônica Lotus Renault preta e dourada modelo
95 T, impulsionada pelo motor turbo Renault EF4, de seis cilindros em “V” e 750
cv de potência, é um dos modelos mais lembrados pelos aficionados por
automobilismo e principalmente pelos brasileiros. Foi com um carro idêntico a
este que em 1985 o piloto brasileiro Ayrton Senna conseguiu sua primeira
vitória na Fórmula 1. Foi no GP de Portugal, no lendário circuito do Estoril,
debaixo de chuva.
A Renault fez sua estreia na Fórmula 1 com uma
equipe própria em 1977, onde inovou com a tecnologia dos motores
turbocompressores. A Lotus, uma das principais escuderias da F1 encomendou os motores V6 turbo da Renault em agosto de
1982, o que marcou a entrada da Renault no seleto grupo de fornecedores de
motores da principal categoria do automobilismo mundial.
A marca utiliza seus laboratórios de pesquisas
espalhadas no mundo todo e aproveita, ainda, a expertise de 37 anos de Fórmula
1, com 12 títulos mundiais de Construtores e 11 vezes campeã de Pilotos na
categoria.
Twizy Renault Sport F1
O Twizy Renault Sport F1 é mais que um carro elétrico conceito. Derivado do Twizy Z.E., o Twizy Renault Sport F1 mostra estilo inconfundível e desempenho de esportivo. O carro traz várias inovações desenvolvidas pelos engenheiros da Renault Sport Technologies e Renault Sport em diversas categorias nas pistas da Europa.
Externamente,
o Twizy Renault Sport F1 é dotado de asas estabilizadoras, túnel de ar sob o
assoalho, pneus slick e difusor traseiro que abriga lanterna de chuva,
demonstrando claramente sua inspiração na categoria máxima do automobilismo.
Por dentro, o cockpit incorpora barras anticapotagem, banco de competição, e
volante derivado da Fórmula 1.
Na
parte mecânica, a maior inovação é a introdução do sistema de recuperação de
energia cinética (batizado pela Renault de MGS-K, também conhecido como KERS),
utilizado atualmente na F1, e do qual a Renault foi uma das precursoras em
2009. O dispositivo atua como gerador de energia quando o carro está em
movimento e como um motor elétrico extra acoplado à transmissão, que devolve
temporariamente a energia acumulada às rodas, funcionando como um booster. Ou
seja, quando o dispositivo é acionado a potência aumenta cerca de seis vezes e
o Twizy Renault Sport F1 se transforma num pequeno foguete: salta de 17 cv para
97 cv, fornecendo ao carro 80 cv a mais por cerca de 13 segundos. Com essa dose
extra de energia, é capaz de atingir instantaneamente 110 km/h, imprimindo uma
aceleração de 0 a 100 km/h equiparável à do Megane R.S., o modelo de série da
Renault mais rápido na atualidade.
Zoe
O Zoe, líder de vendas em seu segmento na Europa, é um hatch compacto familiar para quatro pessoas, que mantém o mesmo design e conforto da sua versão com motor convencional. Além de econômico, o carro possui autonomia superior a 210 quilômetros. Seu motor elétrico rende 88 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 13 segundos. O Zoe ainda é equipado com sistema multimídia, com tela touch screen e comandos no volante.
Série Limitada Logan Exclusive
Marcada
pelo sucesso comercial, a nova geração do Logan é apresentada no Salão do
Automóvel com a série limitada Exclusive, que começa a ser vendida em novembro.
O
Logan Exclusive traz de série ar-condicionado automático, Media NAV 1.2, rodas
de liga leve 15 polegadas, piloto automático, câmera de ré (com imagem na tela
do Media NAV 1.2), bancos em couro e vidro elétrico do motorista “one
touch”.
Visualmente,
as diferenças do Logan Exclusive são as rodas pintadas na cor “dark metal”, os
retrovisores em preto brilhante e os adesivos “Exclusive” nas laterais. Por
dentro, as novidades são o painel em um tom de cinza mais escuro e a inscrição
“Exclusive” no volante.
Com
motor 1.6 8V, o Logan Exclusive pode ter câmbio manual ou automatizado EASY’R,
ambos de cinco marchas, e será vendido em apenas quatro cores: branca, preta,
prata e cinza.
Novo
Sandero
A nova
geração do Sandero, lançada em julho, e que apenas um mês após o lançamento já
estava na lista dos carros mais vendidos do Brasil, também está no Anhembi. O
visitante pode conferir duas versões Dynamique: uma com câmbio mecânico e outra
com câmbio automatizado EASY’R.
Referência
em robustez e com maior espaço interno e porta-malas do segmento, o Sandero
agrada tanto às famílias como aos jovens solteiros, que procuram um carro
bonito, prático e equipado. Graças ao Media NAV 1.2 (central multimídia que
oferece GPS, sistema de som, Bluetooth e as funcionalidades Eco-Coaching e
Eco-Scoring), o Sandero também chama a atenção dos mais conectados que não
abrem mão da tecnologia.
Duster
Um dos
utilitários-esportivos compactos mais vendidos do país,
com cerca de 140 mil unidades comercializadas,
o Duster chega à linha 2015 mantendo características como robustez,
espaço interno, versatilidade e design, que fazem do modelo da Renault um
sucesso de público. As versões exibidas no Salão são a Dynamique 4X4, que
representa toda a capacidade off road do modelo.
O
Duster está disponível com duas opções motores: 1.6 16V Hi-Flex e 2.0 16V
Hi-Flex; duas de tração: 4x2 ou 4x4; e duas de câmbio: 6 marchas manual ou
automático.
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