domingo, 9 de novembro de 2014

Fiat no Salão Internacional do Automóvel de SP



Líder de vendas há 12 anos no mercado brasileiro, a Fiat assumiu a rua como território de comunicação. E esse é o seu conceito chave do Salão do Automóvel este ano.  

Como avant premier o visitante conhecerá no Salão duas grandes novidades que a Fiat lançará nos próximos meses, o 500 Abarth e o Novo Bravo 2015. Também será destaque o novo concept car FCC4, que explora uma nova linguagem de design. Da charmosa família 500 também estará presente no estande da Fiat o 500e, que revela toda tecnologia de um citycar elétrico. E ainda, toda a gama de produtos Fiat, como por exemplo, o Novo Uno 2015 que acabou de chegar ao mercado trazendo novas e inéditas tecnologias, como o Start&Stop, um recurso de última geração que desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito, que passa a ser referência nacional em economia de combustível e de baixas emissões de CO2.

O estande também traz uma área exclusiva para exposição de duas supermáquinas, desejo dos apaixonados por carro e por velocidade, a Ferrari 458 Speciale e a Maserati Quattroporte, marcas pertencentes ao mesmo grupo da Fiat, que se encontram no cenário do automobilismo de alto desempenho e luxo.


A Mopar, empresa do grupo Fiat Chrysler que desenvolve e comercializa uma ampla gama de acessórios para toda a linha de modelos da marca no Brasil, também tem um espaço dedicado à exposição e interação com o público de seus produtos, com destaque para os exclusivos acessórios do Novo Uno 2015, como a Central Multimídia e o Easy 4 U.

Entre as atrações, a "Live Store". Com uma atividade 100% interativa, serão feitas demonstrações ao vivo da loja virtual Fiat, onde os atendentes apresentarão aos visitantes do Salão do Automóvel detalhe a detalhe dos modelos especialmente selecionados. A “Live Store” é uma plataforma digital criada com objetivo de oferecer o atendimento personalizado e individualizado de um consultor para qualquer cliente, através da internet, onde mais que conteúdo é possível ver detalhes do veículo e orientações de funcionamento. Essa plataforma, inclusive, rendeu no festival de Cannes de 2014, um Leão de Bronze em Mídia e o prêmio inédito em Inovação, o 1º Innovation Lions do Brasil.

Ao final da experiência, um quiz será feito sobre o que foi apresentado e os vencedores ganharão um brinde da Fiat.

Ainda para interagir, a estação "Bravorama", um game para quatro jogadores que se desafiarão numa divertida pista virtual. A "Vacilândia" é outro game com o conceito da campanha “Fiat por uma rua melhor – Vacilão na Rua Não”, que alerta sobre os pontos de atenção para todos que estão nas ruas, do pedestre ao condutor. Tudo isso com o som da rádio FIAT Jovem Pan, que terá um estúdio no local com transmissão ao vivo e participação de personalidades.

O visitante também encontrará no estante a loja exclusiva do Fiat Fashion Innovation Attitude, onde os produtos que trazem a ousadia presente no DNA da Fiat estarão à venda. Clientes Fiat Itaucard contarão com desconto de 50% em qualquer  produto da loja durante o evento.

Também foi desenvolvido o aplicativo “Quero meu Fiat”, possibilitando ao público presente a solicitação de uma proposta de qualquer carro da Fiat. Para isso os modelos expostos no Salão estão etiquetados com QR Codes para leitura e, feito o reconhecimento a partir do smartphone, o aplicativo possibilita o conhecimento detalhado de cada modelo. É como se o estande da Fiat pudesse estar no bolso de cada visitante.

Além disso, o lado social estará presente com a mostra de materiais sobre o trabalho realizado pelo programa Árvore da Vida, que comemora 10 anos e já beneficiou mais de 20 mil pessoas através de atividades socioeducativas, de geração de trabalho e renda e de fortalecimento da comunidade do entorno da fábrica em Betim (MG). 

O novo Concept Car da Fiat – Explorando uma linguagem de design




A Fiat apresenta neste salão do automóvel seu mais novo laboratório de design, o FCC4 (Fiat concept car) que traz conceitos e elementos inovadores, com novos volumes e proporções surpreendentes.

O FCC4 é um exercício de design desenvolvido pelo Fiat Design Center Latam e, mais do que adotar uma tipologia específica para um carro, ele trilha caminhos híbridos, traz dimensões generosas e altura do solo elevada, posicionando-se imediatamente em um novo universo.  O DNA adventure da marca se une com o luxo e o espaço interno de um grande sedan. Um verdadeiro “Four Door Coupe” com  alma aventureira.

A lateral possui linhas dinâmicas e reduzida área envidraçada. O conceito wrap around que une para-brisa, área envidraçada lateral e o vidro traseiro  reforça o caráter extremamente dinâmico do concept.

No frontal foram adotados novos posicionamentos para os grupos óticos, marcado principalmente pela adoção da faixa superior composta de DRL´s, ou seja, LED´s de posição que ficam acesos mesmo durante o dia. Logo abaixo, dando suporte e completando o conjunto principal  ficam os demais grupos óticos. O logo FIAT aparece na parte superior, protegido por superfícies refinadas e emoldurado pelos LED´s das extremidades.

A traseira, com seu característico vidro fastback e suas portas assimétricas adota uma nova tipologia de abertura e uso.


Dimensões: Comprimento:5.000 mm. Largura:1.940 mm (sem espelhos). Altura:1.600 mm.

Em primeira mão no salão, dois novos modelos: 500 Abarth e Fiat Bravo

500 Abarth



Abarth é uma marca reconhecida mundialmente por projetar veículos de alta performance destinados aos apaixonados por carros e por velocidade. O novo Fiat 500 Abarth tem a tradição da marca na íntegra: um estilo agressivo, com detalhes projetados para melhorar o desempenho do carro, mas mantendo, ao mesmo tempo, a linguagem do desenho consagrado do Cinquecento.

Fiel ao espírito “pocket rocket" (o famoso foguetinho), o Fiat 500 Abarth chega aqui com o desempenho, a alta performance e a excelente relação peso/potência que fizeram dele o sucesso nas pistas de corrida na Europa e também sucesso nas ruas dos EUA.

Com estilo bastante esportivo, o Fiat 500 Abarth traz duplo escapamento cromado, faróis exclusivos, rodas de liga leve exclusivas de 16”, com pneus 195/45 R16, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, e traz a capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma  cor da faixa.  


Internamente, seu diferencial está nos bancos esportivos em formato de concha em couro preto ou em couro vermelho e preto. O interno também acompanha as cores dos bancos. E para se sentir ainda mais dentro de um carro de corrida, o painel vem com medidor de pressão do turbo, enquanto o volante, o comando do câmbio e o painel são revestidos em couro com costura vermelha, além do volante com base achatada.



Por baixo do capô, o grande atrativo do Fiat 500 Abarth: o motor 1.4 16V Multiair Turbo de 167 cv de potência e 23kgfm de torque, capaz de levar o esportivo 500 aos 100km/h em apenas 6,9 segundos, algo bem acima da média dos veículos compactos.

A segurança também é digna dos carros esportivos. O Fiat 500 Abarth chega com sete air bags - 2 frontais, 2 Side Bags, 2 Window Bags e Knee Bag. Além de ABS, EBD (Electronic Brake-force Distribution), ESS (Emergency Stop Signal), ESC (Electronic Stability Control), TCS (Traction Control System), TTC (Torque Transfer Control).

O 500 Abarth traz entre os seus equipamentos de série ar-condicionado automático, banco com easy-entry e memória, Blue&Me, comando de rádio no volante, direção elétrica, faróis dianteiros com projetor e regulagem elétrica de altura, Hill Holder, Isofix, pinças de freio em vermelho, Alpine Premium Audio Package, rádio/CD com MP3, AUX e USB. Ele ainda pode ser equipado com teto solar elétrico Sky Wind e sistema de Audio Beats, que oferece aos passageiros um som de alta definição. O sistema inclui seis alto-falantes Premium mais um sub-woofer de 8 polegadas montado no porta malas e amplificador de 368 Watts.




O Novo Fiat 500 Abarth chega à rede de concessionárias Fiat ainda este ano.

Novo Fiat Bravo




Como o 500 Abarth, ele será apresentado no Salão Internacional do Automóvel, mas só será lançado no mercado nos próximos meses. 

Considerado um dos mais importantes fatores de compra, o design do novo Fiat Bravo 2015 ficou com um visual ainda mais marcante e moderno.

O novo design frontal incorpora elementos que acentuam a esportividade, além de passar um maior size impression ao modelo. A nova grade de ar agora é reforçada por uma barra cromada com o logotipo Fiat localizado no centro, que, em conjunto com o novo para-choque e com a nova moldura dos faróis de neblina, revitaliza o design com linhas mais elegantes, passando mais modernidade ao modelo.

Em harmonia com o novo desenho dianteiro, a traseira do novo Fiat Bravo também apresenta mudanças. Novas lanternas, para-choque remodelado e logotipia na parte superior atualizam as linhas do Bravo 2015 que, para completar, ganha novas rodas em todas as suas versões.

Agora o Novo Bravo 2015 dá mais um passo em relação à conectividade. Desde de sua versão de entrada (Essence 1.8), o Novo Bravo traz entre sua vasta lista de conteúdos um novo sistema multimídia com tela de LCD touchscreen com comandos de mídia e telefone pelo volante multifuncional revestido em couro. Este sistema ainda pode trazer câmera de ré integrada e sistema de navegação por GPS. 




A Fiat também renovou a gama do Novo Bravo 2015. Agora ela será composta pelas versões Essence 1.8 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V, e a Série Especial Blackmotion 1.8 16V. Os modelos com motorização 1.8 16V podem ser equipados com câmbio Dualogic Plus, enquanto a esportiva top de linha T-Jet vem de série com câmbio manual de seis marchas.  

Um salão com destaques para as novas tecnologias

A praticidade dos smartphones se transforma agora na extensão do seu próprio veículo. Assim é o Uconnect Mobile, um moderno conceito tecnológico que a Fiat está desenvolvendo e apresentará no Salão do Automóvel. Ele integra o smartphone ao carro e possibilita que o aparelho do cliente seja um meio de interação com o seu automóvel. Nada melhor que escolher o Novo Uno para mostrar esse conceito tecnológico, ainda sem data de lançamento.

Com uma aplicação prática, segura e conectada, o objetivo do Uconnect Mobile é possibilitar ao usuário trazer o seu mundo ao carro e oferecer comodidade na utilização das funcionalidades do smartphone e do rádio. A fixação do smartphone é feita através de um mecanismo que se ajusta ao tamanho do aparelho, otimizando a ergonomia, a visibilidade e o conforto. Com o Uconnect Mobile o cliente não precisa mais “pendurar” vários equipamentos no interior do carro, já que seu smartphone vai comandar agora o sistema de som, GPS, telefone, contatos pessoais e mais uma série de comodidades, como por exemplo o Eco:Drive.

O Uconnect Mobile foi desenvolvido para as plataformas IOS e Android, adotadas pela grande maioria dos smartphones atuais. A comunicação do Uconnect Mobile com o veículo é total. O sistema tem acesso a informações das centrais do veículo e, com isso, possibilita a avaliação em tempo real da condução. Trata-se do Eco:Drive live, onde o motorista pode avaliar seu desempenho em relação ao consumo de combustível, já que o sistema pode monitorar as acelerações, freadas, velocidade e até as trocas de marchas, buscando uma maior eficiência no modo de conduzir.

Fiat 500e




Comercializado no estado norte-americano da Califórnia, o Fiat 500e, um veículo 100% elétrico, revela toda tecnologia de um citycar, não só pelo tamanho e agilidade, como pela facilidade de uso, segurança e performance. Seu abastecimento, ou seja, o carregamento de suas baterias, pode ser realizado em aproximadamente quatro horas. Só na Califórnia, mais de 1.000 estações de carregamento público estão disponíveis nos locais, como de trabalho e cafés, viabilizando o uso dos veículos elétricos.


O Fiat 500e é composto por três componentes principais: avançadas baterias de ions de lítio, um motor elétrico de alta potência e módulos eletrônicos de  gerenciamento do fluxo de energia. Em desacelerações, por exemplo, o sistema é capaz de regenerar uma parte da energia, ampliando ainda mais seu uso sem reabastecer.  Ele é capaz de chegar aos 160 km de autonomia.



Mesmo sendo um modelo completamente elétrico, o Fiat 500e traz itens só encontrados em carros com motor a combustão e de alto padrão. Vale destacar a direção com acionamento elétrico, ar condicionado, controle de tração e de estabilidade, freios ABS, entre outros.  Trata-se, na prática, de um moderno city car com emissão zero.

Tudo nele remete à modernidade e ao uso cotidiano, como suas linhas, suas pequenas dimensões, a praticidade, o conforto ao dirigir e até a diversão. Seu motor elétrico, capaz de gerar um elevado torque de 20,4 kgfm, impulsiona o 500e aos 100 km/h em apenas 9 segundos. E, com 113 cv de potência máxima, ele pode chegar à velocidade final de 140 km/h, mais do que suficiente para um modelo urbano.

Acessórios e exclusividade na marca MOPAR

Presente em mais de 10.000 concessionárias espalhadas em 130 países a MOPAR marcará presença no Salão com várias novidades como, por exemplo, o exclusivo Rádio Easy 4 U. 


Este aparelho traz suporte ajustável, que permite a integração com vários smartphones, inclusive com Iphone. O Easy 4 U faz conexão via Bluetooth e permite reproduzir em seu carro diversos conteúdos de seu celular através de um APP (desenvolvido exclusivamente para o Easy 4 U) como arquivos de áudio, realização de chamadas telefônicas através do sistema de áudio do carro, memória de rádios, acesso a internet radio, entre outros. Além disso, tem entrada USB que funciona também como carregador de bateria para o celular.

A completa central multimídia, chega totalmente integrada ao painel no caso do Novo Uno. Com tela de LCD 6,2” touchscreen, ela oferece diversas funções como GPS, TV Digital, DVD Player, entrada USB, Bluetooth, câmera de ré, tudo isso podendo ser controlado pelos comandos do volante do Novo Uno, trazendo mais conforto e segurança ao consumidor. Ela possui um moderno e robusto processador que permite a sua conexão com HD´s externos de grande capacidade. A Central Multimídia MOPAR combina sofisticação e tecnologia em um único aparelho. Ela reúne diversas funções, garantindo conforto, segurança, facilidade de operação e possibilidades variadas de interação entre o motorista e o veículo.





Nenhum comentário: