No noroeste da América do Norte, Califórnia, Oregon e oeste do Canadá, acontecem no verão, a estação seca, incêndios de floresta como os que assolaram há poucos anos as colinas de Los Angeles.
A solução desde 1960 foin usar o maior hidroavião de transporte da Marinha americana, o Martin Mars. Com 36 metros de comprimento e 62 m de envergadura, a baleia voadora tem quatro motores radiais Pratt&Whirney de 2.000 cv cada um, a gasolina. Podia carregar 250 passageiros ou 30 toneladas de carga em viagens transoceânicas a 400 km/h. Foi concebido para transportar armamentos e munições através dos oceanos sem depender de navios ou aeroportos. Só que chegou no final da Segunda Guerra Mundial e só foram fabricados dois, o Hawaii e o Philippines. Quando foram desativados pela Marinha, foram comprados e adaptados para pegar água em lagos e rios roçando o casco na água e captando 27.000 litros, que podem ou não ser misturados a bordo com produtos químicos para ampliar a sua ação no combate ao fogo. Junto com os dois aviões vieram peças suficientes para operá-los por muitos anos. Na base da Coulson, em Lake Sprout, na Colúmbia Britânica, foi instalada uma completa oficina de manutenção onde, a cada final de estação seca, os próprios pilotos que os manejam asseguram uma desmontagem, verificação e manutenção minuciosas. Motivos óbvios... Podem estar no ar em dez minutos e são equipados com o que há de mais moderno em equipamentos de comunicação e localização.
Veja como funcionam no filme da Coulson.
Veja como funcionam no filme da Coulson.
Filme original da 2ª Guerra Mundial
O ruidoso russo Beriev BE200, o mais moderno:
3 comentários:
Coisa linda Mahar, conhecia o Martin mars mas não sua história, tampouco sabia que só haviam sido fabricadas 2 unidades. É realmente um colosso anfibio.
Maran
Um espetaculo mesmo..
interessantes...
mas os ekranoplanos russos são mais impressionantes......
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