segunda-feira, 19 de setembro de 2011

JAC J3 POR SUZANE CARVALHO



J3 TURIN, O SEDÃ DA JAC MOTORS



UM BOM CARRO, POR UM BOM PREÇO






Peguei o carro e ele estava com 3.380 quilômetros rodados por outros jornalistas que o testaram antes de mim. Durante uma semana andei com ele no Rio de Janeiro, em São Paulo, em estradas e na pista de teste, rodando 1.500 km. Depois peguei outra unidade do J3 Turin, no qual rodei mais 1.000 km, completando um total de 2.500 km com os dois carros.
De cara achei-o mais bonito do que quando o vi no dia de seu lançamento.
Tem linhas suaves, apesar de a frente ser inspirada nas tradicionais máscaras chinesas, que são bonitas, mas quase sempre com desenhos muito fortes.
A prata escolhido para o carro é bastante agradável.
Interessante é que, a cada vez que me aproximava do carro, percebia algo novo e me simpatizava ainda mais com ele. Até nos mínimos detalhes ele me agradou, como por exemplo, a empunhadura das maçanetas das portas.


O encosto do banco tem ajustes bem precisos.O para-sol, que à princípio me pareceu pequeno, é bem funcional. Tem engate do câmbio preciso e macio.
A abertura do porta-malas e do bocal do abastecimento são dentro do carro. Há regulagem de altura dos faróis. A porta tranca sozinha após atingir 15 km/h. Outra coisa que acho positiva é o fato dos faróis e som desligarem quando você tira a chave. (estilo Fiat). O bom é que você pode continuar ouvindo música se quiser. É só ligar o som novamente.



A entrada de ar externo não abre sozinha quando você desliga e liga o carro novamente. Que bom. Isso evitou que eu respirasse fumaça de diesel toda vez que saía com o carro.
Ao redor do contato da chave de ignição tem uma luz que fica acesa por 10 segundos depois que você fecha a porta do carro. Excelente para noite e garagens escuras.
A visualização do painel é muito boa a qualquer hora do dia, pois fica sempre aceso. De certa forma isso é bom, mas é preciso ter atenção para não sair à noite com os faróis desligados nem esquecer de ligá-los quando entrar em um túnel.

Os cintos de segurança não têm regulagem de altura, mas estão em uma posição nem muito alta nem muito baixa. Para mim, que tenho uma estatura mediana, não incomodou. A posição das mãos no volante, que tem regulagem de altura, é boa, mas ele poderia ser um pouco mais grosso para uma pegada melhor e maior sensação de robustez. Se fosse menor, seria ainda melhor, pois como o carro vem com direção hidráulica, não ficaria pesado e diminuiria o raio de esterço ficando mais fácil manobrar e fazer curvas, sem ter que esterçar tanto. O porta-trecos da porta é pequeno, mas o carro tem lugar para colocar moedas e copos.
Não tem limpador de para-brisas atrás. Na lista de equipamentos estão ainda: vidros e retrovisores elétricos, retrovisor antiofuscante, desembaçador traseiro, brake light, luzes de segurança nas portas, alarme, ar-condicionado, duplo air bag, chave com controle remoto, sensor de estacionamento traseiro, tomada de energia 12 V, CD player com entrada USB e seis alto-falantes.



Como itens de segurança, tem barras de proteção lateral nas portas, os cintos dianteiros são com pré-tensionador e os traseiros laterais também são de três pontos. A visibilidade é ótima. Tanto na área à frente, quanto na diagonal, lateral e traseira pelos retrovisores. Os faróis têm ajuste de altura. Fique atento ao piscá-los à noite em uma estrada, pois existe um pequeno delay na troca entre o baixo e o alto. As luzes em geral também são muito boas: do painel, a de ré é excelente, luz de neblina, luz no porta-malas e de leitura. No entanto, não tem luz para o banco de trás. Para quem anda com criança, pode complicar.
Falando de porta-malas, ele tem excelente tamanho. São 490 litros e cabe muita coisa. O que melhora ainda mais com a possibilidade de abaixar o encosto do banco de trás, que é bipartido. O carro mede 4,15 metros, tem 1,65 m de largura e 1,46 m de altura. Apesar de baixo, a altura mínima do solo é bem alta. O entre-eixos tem 2,40 m e pesa 1.100 kg.




SUSPENSÃO E FREIOS



A altura mínima do solo alta não chega a comprometer sua estabilidade nas curvas. Ao contrário, achei-o até bastante equilibrado, e isso se deve em muito à suspensão independente dual link na traseira e ao entre-eixos relativamente longo. A transferência de peso lateral não é sentida a ponto de assustar. Claro que com o carro totalmente cheio (cinco adultos mais malas), a situação piora. E como em qualquer situação, é preciso guiar de forma suave e dentro da velocidade especificada para cada estrada. A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Já em relação a frenagem, não posso falar a mesma coisa. Tem ABS com EBD, mas ele começa a agir cedo, bem antes do que precisaria. A transferência de peso “inline” é bastante grande, e em frenagens de emergência em alta velocidade, o carro mexe bastante. É a disco ventilado na dianteira, e tambor com sapatas autoajustáveis na traseira. Os pneus Champiro são de boa qualidade, tendo boa aderência no seco e também na chuva, e ajudando no equilíbrio nas curvas. Vêm na medida 185/60-15 montados em rodas de liga de alumínio.







MOTOR



O motor tem 1.332 cm³ distribuídos em 4 cilindros dispostos em linha e tem medidas do diâmetro dos cilindros e curso dos pistões bem equilibrado: 75 x 75,4 mm. Tem 16 válvulas e comando DOHC VVT. A potência é de 108 cavalos a 6.000 rpm e o torque de 138 Nm (14,07 kgfm) a 4.500 rpm. É um motor leve, e para seu tamanho, se saiu muito bem. A velocidade máxima declarada é de 186 km/h. Na pista de testes o velocímetro quase bateu os 200 km/h. Mas ATENÇÃO! Este não é um carro construído para andar a 200 km/h! A minha medição de 0 a 100 km/h, ficou em 13,54 segundos. A oficial é de 11,9 s. A retomada fica bastante comprometida quando do uso do ar-condicionado. Tem um “ronco” meio seco, um pouco áspero. A média do consumo ficou em 11 km/l tanto na estrada quando na cidade. Um pouquinho mais, um pouquinho menos, dependendo da maneira de acelerar, e do trânsito. Como o tanque tem capacidade para 48 litros, dá para fazer 500 km sem ter que parar para abastecer, o que considero excelente!



Km Km rodado LITROS $ $/L TIPO GAS ONDE CONSUMO



3380 --- --- --- --- COMUM --- ---



3901 521 45,76 141,81 3,09 COMUM ESTRADA 11,38



4394 493 44,33 134,75 2,99 ADITIVADA CIDADE 11,12



4882 487 44,96 134,43 2,99 COMUM ESTRADA 10,83



Com garantia de seis anos, a JAC Motors garante também que a manutenção do J3 é mais barata que a de seus concorrentes diretos, que são o Siena, o Polo, Logan, Voyage, Prisma e Sandero. Os preços das revisões são fixos e as peças de reposição, as mais baratas do mercado. Mas é preciso cumpri-las a cada 10.000 km, com troca de óleo a cada 5.000 km. Tem disponível em preto, branco, grafite, prata, vermelho e azul.
O preço, como todos já sabem, é R$ 39.900,00. Se sua opção for por comprar um J3 Turin, você não vai se arrepender.



Um comentário:

Luby disse...

Os chineses estão incomodando muita gente grande..