quinta-feira, 15 de setembro de 2011

IVECO GLIDER, O QUE DESLIZA FÁCIL


O conceito:



Quando se fala em veículo conceito sempre há em mente a expressão "um dia...". Pois a IVECO mostrará na Fenatran, agora em outubro, um caminhão que ainda é conceito, mas que pode entrar em produção em poucos meses, levando as idéias de eficiência energética a patamares nunca vistos nas estradas. Estamos falando de QUARENTA por cento de economia no uso diário, sem apelar para tecnologias mirabolantes, caras e de difícil aplicação. Só um conjunto lógico de equipamentos e modos de uso que conduz à economia e, consequentemente, à menor poluição.



O interior:



Tudo começa na aerodinâmica. Todas as aberturas da cabine são controladas eletricamente para so abrirem quando necessário, em baixa velocidade e pouco fluxo de ar. Andando mais rápido elas se fecham parcialmente diminuíndo o arrasto e a força necessária para mover o caminhão. Para isso também contribui o fundo plano do trator e a distância ajustável da carreta, que não deixa aquele enorme vão entre ele a e a cabine, gerando turbulência e arrasto. Quando necessário a carreta é afastada da cabine pela quinta roda e o Glider pode manobrar normalmente.



A energia elétrica é gerada por painéis solares de até 2 kW no teto. Eles fornecem energia para todos os sistemas auxiliares tais como a direção, o alternador e o compressor de freio. Isso permite que o motor não tenha correias. O calor do escapamento é reaproveitado para gerar energia, bem como existe um sistema KERS como o da Fórmula 1, que regenera energia das frenagens e pode até, em caso de necessidade. adicionar pot^rncia ao trem de força. Todas a as luzes a bordo são LEDs, bem mais eficientes. A pressão dos pneus é controlada em tempo real para diminuir o arrasto e o câmbio é conputadorizado, claro, para otimizar o funcionamento. Observe no vídeo como a cabine é recofigurável e tem conforto. Pena que as belas moças caminhoneiras não venham junto com o Glider. Só as idéias dignas de um Leonardo da Vinci.



3 comentários:

totiy disse...

quinta roda deslzante??? e como fica a distribuição de peso no eixo, uma vez que existe legislação especifica sobre isso???

José Rezende - Mahar disse...

TOTIY, ENTENDA QUE A QUINTA RODA FICA NO LUGAR HABITUAL, COM IDEM DISTRIBUIÇÃO DE PESO. MAS COMO FICA PRÓXIMA DA CABINE, EM MANOBRAS SE DESLOCA OU AFASTA.
M

totiy disse...

pelo que entendi para diminuir a turbulencia gerada entre o cavalo e a carreta, em movimento a quinta roda traz para perto da cabine a carreta diminuindo essa turbulencia , em consequencia altera a distribuição de peso no eixo traseiro do cavalo, não e´um problema insoluvel , basta calcular o peso maximo do eixo na hora de distribuir a carga , na condição carreta +perto da cabine, mas obrigado pela atenção.