sexta-feira, 16 de setembro de 2011

IMIGRANTES: MAIS UM DIA DE CÃO

    FOTO: RAFAEL PRADO, DO G1 SP

Não sou dado a textos moralistas defendendo medidas draconianas como a única solução para o trânsito imbecil tripulado por idiotas que temos. Mas não resisto: a maldita máquina arrecadatória podia ser usada para algo de bom e impor velocidades  realistas nesses dias de inverno e neblina, justamente quando ela menos funciona.

Mais uma vez inocentes (deve ter algum) são vitimados em um holocausto de fogo causado pelos Gersons que acham possível andar a 80/90 por hora no meio da neblina e que isso vai dar certo. Dá nisso que vimos, com pelo menos uma vitima que teve uma morte horrível, queimada na cabina de um caminhão carregado de produtos qúímicos.

Esses caminhões atuais são muito seguros e controláveis. Andam a 120 km/h com facilidade, tem ABS e EBD, controle de estabilidade e o diabo a quatro. Só não conseguem contrariar as leis da Física e parar, principalmente no molhado, em tempo de não fazer o que vemos aí na foto. Graças ao Senhor, que é Piedoso, os caras do Gol sairam do carro antes que o "piloto" que vinha atrás se perdesse e esmagasse o carrinho contra o tanque à sua frente. Se ele estivesse, como todo mundo, a 40 por hora, teria parado e nada acontecido.

Desde os tempos da Motor 3 defendo uma regra simples que pratico como uma velhinha cautelosa que sou: ande na neblina de jeito que possa parar sem bater. Pode ser até possível achar que dá para andar a 80, mas essa pobre gente ignorante e mal treinada que ia em uma das mais modernas rodovias do país descobriu que não dá para defender uma situação incontrolável dessas, com dezenas de carros amontoados em um bando a 100 por hora.

É isso que esses infelizes que compraram carro agora e pagam 300 reais por mês são ensinados a "dirigir". Os milhões gastos no monstruoso aparato repressivo podiam ser mais bem empregados em exames de nível alemão pra obter a CNH, Aprender direito a dirigir, saber o que pode e não pode fazer é mais importante do que meramente se preocupar e desviar a atenção para respeitar limites anti-naturais de velocidade. Qualquer estudioso de trânsito no mundo sabe que o limite ideal é o octogésimo quinto percentil, onde 85% dos motoristas se sentem seguros em determinada velocidade: esse é o limite lógico de um motorista bem treinado,

Tanto que os grandes desastres na Alemanha são causados por gente que vem do Terceiro Mundo, onde aprendem a dirigir sabe-se lá como... Menos repressão e mais educação, MUITO MAIS EDUCAÇÃO!

7 comentários:

Eugenia Kos disse...

Verdade...Esse é um problema corriqueiro tambem aqui, na BR040: caminhões imensos e pesadíssimos, que atingem velocidades inacreditáveis, pilotados por ignorantes explorados por transportadoras que arbitram prazos quase impossiveis de serem cumpridos...

Eugenia Kos disse...

Cá, como lá, a neblina é muito densa, fenomeno que prejudica a visibilidade e deixa a pista "ensaboada"...Pouca gente sabe dirigir nessas condições.

Anônimo disse...

Há de se ressaltar de que a concessionária dos pedágios (pois, ao que parece, não é a concessionária da RODOVIA) cobra "modicos" R$ 20,10 de cada veículo de passageiros.
Quando a rodovia não era privatizada, havia frequentes "operações-comboio" em situações de neblina

totiy disse...

NOTA:até uma viatura da policia rodoviaria foi envolvida no acidente enquanto liderava um comboio...

O Corsário Viajante disse...

Parabéns!
Finalmente alguém falou a verdade e parou de culpar "a neblina"...
A verdadeira causa foi sim a imprudência. Pelas fotos dá para notar que os carros iam rápido demais para uma visibilidade tão baixa.
Mas, mais uma vez, é mais fácil culpar a natureza do que os péssimos motoristas, os caminhões sem limites, as auto-escolas idiotas, etc etc.

Mario disse...

Corretíssimo, mas pra que educar, né? Se ensina a dirigir, a pensar... daqui a pouco querem que se aprenda a votar! Assim não dá, rs.

Anônimo disse...

totiy, a viatura da polícia NÃO conduzia um comboio, estava no meio do bororô.

O próprio gerente da Ecavias, digo, Ecovias, afirmou que não faziam comboios para a subida da serra, alegando não haver como reter os veículos ali, só sendo possível fazê-lo na descida, com retenção no pedágio.

Apesar da ridicularidade da justificativa, ainda prefiro não ser surdo... a se crer nas alegações de que não é possível a retenção, é de se crer que continuam (e continuarão até 20/12/2012, o fim do mundo) veículos se engavetando por lá...