Menor motor V8 em produção
Nos Estados Unidos, motores a gasolina para automóveis e aeronaves em escala são muito populares, principalmente em escala um para cinco e um para seis – mas há cada vez mais interessados em escala 1 para 4.
O menor V8 com compressor em produção comercial é feito pela Conley Precision Engines. Um automóvel em escala 1:4 tem 1,20 m de comprimento, seu motor pesa 50 kg e atinge velocidade máxima de 160 km/h. Geralmente, os motores para modelos fisicamente tão grandes são de dois tempos, deslocam 33 cm³ e desenvolvem entre 3 e 4 hp a entre 6.000 e 8.000 rpm.
Mesmo os maiores 1:4 são simples e relativamente baratos. Um motor de 160 cm³ desenvolve 17 hp a 9.000 rpm, pesa 4 kg e custa cerca de mil dólares.
A grande novidade neste mercado é o Conley Stinger 609, com 100 cm³ (6.09 polegadas cúbicas) e 9,5 hp a 10.000 giros – e custa um pouco mais de US$ 7 mil.
Normalmente, quem tem um carro de corridas em escala tem um exemplar do veículo original.
É o caso do Dodge Charger Daytona, o mais procurado: de fábrica media 5,75 m de comprimento, pesava 1.690 kg e tinha um motor V8 hemi 7.0 de 425 hp. Em escala 1:4 ele passa a ter 1,44 m de comprimento, 260 kg de peso e seu motor desloca 109 cm³ e desenvolve uma potência de 6,6 hp.
Mas um modelo em escala não é apenas o de uma aparência correta, nem mesmo com o desempenho esperado. Boa parte do gosto pela competição está no som do motor – e para os entusiastas não existe nada como o som de um V8 de bloco grande, que a baixas rotações é hipnótico e a altas velocidades é quase um lamento berrante dois oitavos mais alto do que os concorrentes.
Um motor em escala sempre tem problemas vindos da própria diminuição do tamanho. Um grande problema vem da lubrificação, problemática a 10.000 giros. Esse problema foi eventualmente resolvido com a ajuda dos engenheiros da Sunnen Products Co., líder na eliminação de espelhamento nas paredes de cilindro e que trabalhou com a Conley nas camisas.
Descobriram ser necessário fazer um corte profundo cruzado nas camisas, que passaram a ter capacidade suficiente de lubrificação para se ajustar aos movimentos do pistão e que ficaram lisas o suficiente para reduzir os efeitos desses movimentos, mantendo-se tolerâncias menores entre os pistões e as camisas. Os modelos de produção podem ser usados por longos períodos a altas rotações sem aquecimento ou desgaste excessivos.
O Conley Stinger tem arranque elétrico e embreagem centrífuga como equipamento de linha e é disponível com ou sem o compressor volumétrico. O preço de lista com aspiração natural é de US$ 5.695 e com compressor (60% mais potência) de US$ 1.700 a mais.
Os envolvidos nesse esporte dizem que a competição de carros em escala é um esporte de alta tecnologia sem custos absurdos – e quem se dedica a ele normalmente nem imagina deixá-lo.
JOSÉ LUIZ VIEIRA - WWW.TECHTALK.COM.BR |
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
MENOR MOTOR V8 EM PRODUÇÃO BY JLV
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Um comentário:
Sensacional!! Alem de peças lindas, impressionam, os números e desempenho que esses motorezinhos, atingem!!
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