Alta Roda nº 823 — Fernando Calmon — 10/2/15
SOLUÇÕES
VERDADEIRAS
Mobilidade é a palavra do momento e
preocupa a todos: fabricantes de veículos, motoristas, pedestres, governos e os
mundos acadêmico e científico. Nesse contexto, ideias surgem de todos os lados,
mas é preciso separar soluções verdadeiras daquelas sem eficácia ou ganho
prático limitado.
Um exemplo: faixas de pedestres em “X”, em
São Paulo, implantadas experimentalmente pela prefeitura em alguns cruzamentos.
Trata-se de mera cópia piorada do que foi feito em um bairro de Tóquio. Segundo
o engenheiro Paulo Guimarães, do Observatório Nacional de Segurança Viária, a
solução japonesa existe em um cruzamento onde o fluxo de pedestres supera a
capacidade do passeio público. Usam apenas uma faixa diagonal larga, mas em São
Paulo são duas. “No cruzamento das faixas há risco de esbarrões entre os
próprios pedestres ao se cruzarem”, destaca Guimarães.
Quanto ao cenário por parte da indústria, a
tendência é produzir, além de carros, soluções de mobilidade por todos os
meios. Foi o recado de Erica Klampfl, gerente de Mobilidade Global no Futuro,
da matriz da Ford, em palestra na feira de tecnologia Campus Party, em São
Paulo. Megacidades com mais de 10 milhões de habitantes serão pelo menos 41 até
2030. A
classe média, que aspira ter um automóvel, passará de 2 bilhões para 4 bilhões
de pessoas, a maioria na Ásia. Tudo isso traz riscos de congestionamento
permanente e de deterioração da qualidade do ar.
No entanto, a executiva confia que o
consumidor está mudando suas atitudes e até de prioridade, pelo menos nos EUA.
Em pesquisa com múltiplas respostas, 47% gostam de usar seus smartphones para
planejar seus deslocamentos, 39% utilizam mais de um meio de transporte e 34%
já admitem o transporte solidário em seus carros, se houvesse chance.
Assim, o trio conectividade, mobilidade e
direção autônoma – ou semiautônoma, no primeiro momento – está nos planos dos
grandes fabricantes. Com a eletrônica de bordo de hoje geram-se 25 GB de
informações por hora e tal enorme massa de dados pode ser aplicada em soluções
alternativas. “Seria muito bom combinar os dados de tráfego em tempo real de
aplicativos como o Waze com a velocidade em que o limpador de para-brisa atua.
Indicaria chuva pesada e a rota poderia evitar pontos de alagamento
catalogados”, exemplificou a executiva.
Klampfl acrescentou que o tempo gasto ao
volante pode ser mais bem aproveitado, além de ouvir música ou noticiário. Com
informações armazenadas em agendas telefônicas, a capacidade de computação de
um automóvel pode organizar uma reunião de negócios ou adiantar o atendimento
de triagem em um consultório médico.
Também não descartou a possibilidade de um
operador guiar um veículo a distância usando câmera de vídeo, sensores e a rede
de telefonia celular de alta velocidade. Seria a versão terrestre de um VANT
(veículo aéreo não tripulado) ou drone. Experiências já são feitas em baixa
velocidade, com carros de golfe adaptados, em um campus universitário em
Atlanta, nos EUA.
No total, a Ford monitora 25 experimentos
globais de mobilidade, sendo 14 de sua iniciativa e 11 de desafios de inovações
em oito países. A partir de agora, o Brasil é o nono a participar desse esforço
mundial.
RODA VIVA
NÚMERO de dias – 38 – de estoque nas fábricas e concessionárias em janeiro
último continua preocupante, mesmo com novo critério de contagem da Anfavea.
Vendas caíram 31% sobre dezembro de 2014. Parte do tombaço se explica por
emplacamentos sem venda no final do ano passado, na briga entre Fiat e VW pelo
modelo mais vendido. Por isso, o Gol caiu de 2º para 7º lugar, em janeiro, além
da greve que afetou 10 dias de produção da VW em S. Bernardo do Campo.
ESSA estratégia, chamada de rapel e aplicada em geral no último mês do
ano para fins de marketing, também fez o Onix encostar no Palio/Palio Fire na
classificação de janeiro. Há um custo financeiro para a fábrica e
concessionárias, mas em dezembro é um pouco menor por adiantar o pagamento de
apenas 1/12 do IPVA. No fim, não é boa tática.
FIAT já lançou o Bravo 2016, sem alterações mecânicas, mas com retoques
frontais (para-choque e grade) e nas lanternas traseiras. Maior novidade é a
tela multimídia de 5 pol, de série em todas as versões, que estreou no Freemont,
mas com GPS opcional. Outras novidades: câmera de ré e versão BlackMotion.
Preços são competitivos: de R$ 61.990 a 78.490 (T-Jet turbo a gasolina).
CITROËN aposta no C4 Lounge com motor turboflex THP. A fábrica aumentou a
potência de 165 cv para 173 cv com etanol – gasolina apenas 1 cv a mais (166).
A relação final de transmissão, alongada em 11,4%, teve objetivo de economizar combustível,
em especial etanol. Dessa forma o bom desempenho de antes ficou marginalmente
menor, porém imperceptível no dia a dia.
CORREÇÃO: Inmetro homologou bancos infantis com fixação Isofix em outubro do
ano passado, resolvendo uma situação incomum. Vários carros já possuem o
dispositivo de encaixe. No entanto, os bancos mais seguros dependiam ainda de
aprovação oficial e não podiam ser vendidos nas lojas e concessionárias.
____________________________________________________
fernando@calmon.jor.br e twitter.com/fernandocalmon
Nenhum comentário:
Postar um comentário