Uma obra de arte. um onibus Flxible VL100 igual aos que o Expresso Brasileiro importou nos anos 50 para fazer frente aos GM Coach PD4104 da COmeta. O problema foi que o dono da Cometa era deputado e poderoso, o que causou anos de alfândega para esses ônibus muito legais...Coisas do Brasil que mudaram pouco. Mas esse tem um belo GM Detroit Diesel 8V53 de sete litros e uns 350 cavalos...Só não gostei da caixa Fuller manual de 5+5 marchas, com as marchas invertidas. Já que o construtor botou uma direção assistida, podia ter mandado uma automática Allison de seis marchas e poupado o trabalho de passar machas em uma caixa seca, o que não deixa de ser uma arte, de qualquer forma... Há mais dois videos deles na lista do Youtube, com os mínimos detalhes. O cara deve etar mal de saude mesmo para ter que vender sua obra de arte...uma pena...
5 comentários:
O grande rival do Morubixaba.
E como era chamado o VL100 no Brasil? Alguém sabe dos raros sobreviventes? Havia um em Sampa cujo dono tinha instalado um 8V71N e ia aos encontros de motos com ele rugindo tão lindo, um som que os PD4104 nunca tiveram...
O Expresso não era o Diplomata ? Ou esse nome veio depois ?
No Expresso Brasileiro era Diplomata. Viajei nele algumas vezes. Deixou saudade.
Mahar. Agora falta postar alguma coisa sobre os Flxible da Única, com entrada de ar no teto, que faziam Rio-Petrópolis. Sobreviveu algum? Para mim foram os ônibus mais charmosos que passaram por estas bandas.
Tá certo, o nome do VL 100 do Expresso Brasileiro era Diplomata. Eu viajei nele uma vez,o pneu furou na altura de Nova Iguaçú-RJ,e o estepe ficava na frente, abrindo o parachoque dianteiro.
Mais uma coisa:além desse exemplar que andou aparecendo em alguns encontros, ouvi falar de um, totalmente original, que pertancia a uma empresa chamada TOSCHE e fazia transporte de pessoas para o aeroporto de Cumbica!
Postar um comentário