O motor diesel é muito mais eficiente que o motor Otto (gasolina ou álcool), mas solta mais emissões tipo óxido nítrico e dióxido de nitrogênio – duas emissões que os conversores catalíticos podem minimizar ou mesmo eliminar, precisando porém de platina que está custando algo como US$ 53 o grama.
Um grupo de pesquisadores da empresa Nanostellar de Redwood, na Califórnia, desenvolveu um catalisador mineral que funciona melhor que a platina e custa muitas vezes menos. A subida violenta do preço internacional teve como razão uma disputa violenta entre operários e donos de empresas mineração na África do Sul. Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde classificou o escape dos motores diesel como carcinogênico, aumentando tremendamente a demanda por
conversores catalíticos em muitas centenas de milhões de veículos por ano.
O grupo da Nanostellar, liderado pelo cientista Dr. Kyeongiae Cho, catedrático de ciências de materiais, engenharia e física da Universidade do Texas em Dallas e co-fundador da Nanostellar, provou que um catalisador mineral seria uma alternativa mais barata. Relatando suas descobertas no número de 17 de agosto da Science, Cho diz que a modelagem em computador mostrou que o melhor substituto em termos econômicos é o mullite, um silicato mineral descoberto na Ilha de Mull, na Escócia, em 1924. Ele é raro na natureza, mas uma sua versão sintética é produzida comercialmente para uso em vários tipos de porcelana. Seu ponto de fusão é de 1840 graus Celsius, e como óxido mineral de fase mista funciona como um bom catalisador.
Melhor ainda, testes de laboratório mostram que como parte de um conversor catalítico, deixaria passar 45% menos emissões do que a platina. Diz o Dr. Cho “Nosso objetivo de abandonar completamente o uso de metais preciosos e substituí-los por óxidos encontrados comumente no meio ambiente foi atingido. Descobrimos novas possibilidades de criar tecnologias limpas e renováveis de energia sem ficarmos limitados pelo suprimento de metais preciosos.”
O novo catalisador, chamado Noxicat, será desenvolvido para uso comercial e como base de trabalho planejado para aplicação em células de combustível.
José Luiz Vieira - www.techtalk.com.br
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