PRODUZIDO DURANTE 50 ANOS, DE 1947 A 1997, O AN-S FOI O PILAR DA AVIAÇÃO CIVIL RUSSA. MAIS DE 20.000 FORQAM FABRICADOS NOS INCRÍVEIS 50 ANOS EM QUE UM AVIÃO SEGURO, FORTE E FÁCIL DE MANTER ENCAIXOU BEM NOS PARÂMETROS DO REALISMO SOCIALISTA. DIZ-SE QUE 40% DOS RUSSOS QUE VOARAM OCUPARAM UM DE SEUS 12 ASSENTOS E CURTIRAM O SOM GUTURAL DO RADIAL DE NOVE CILINDROS. ERA UM SHVETSOV DE 1.000 CV, CAPAZ DE 256 KM/H MAS TAMBÉM CAPAZ DE VOAR A 30 KM/H, ÀS VEZES DE RÉ COM UM VENTO FORTE DE PROA, MAS SEMPRE SOB CONTROLE. A CARGA ÚTIL ERA DE 2.140 KG E O PESO TOTAL DE 3.500 KG. SÓ RECENTE MENTE PERDEU O TITULO DE AVIÃO DE MAIS LONGA CARREIRA EM PRODUÇÃO PARA O LOCKHEED C130.
2 comentários:
Brinquedão. Fred Ropkey, que tem uma enorme coleção blindados em sua fazenda em Indiana, tem um desses. É o único avião grande que opera bem lá no pasto. Tem fotos da coleção em https://picasaweb.google.com/102397083515315688169/RopkeyMuseumCrawfordsvilleIN e do Antonov em https://picasaweb.google.com/102397083515315688169/RopkeyMuseumCrawfordsvilleIN#5370049552473900050
Também é um dos únicos a aguentar a operação regular e sem incidentes na Sibéria.
A propósito me lembrei de uma imagem de hangares siberianos que eram feitos somente para acomodar a seção entre as pás da hélice o cano de escape, só o nariz, dos An2 da Aeroflot. O resto da ave fica ao relento.
Suponho que era para dar uma "ajuda" na partida dos Asz, que já era elétrica e não mais a ar-comprimido.
Postar um comentário