Chrysler confirma Dart e Alfa, Pernambuco, 2014
Enfim, acabaram as
especulações e Dodge Dart, Alfa Romeo e possivelmente uma variação de Fiat
serão construídos na fábrica em implantação pela Fiat em Goiana, Pe. Maior
volume será de novo carro pequeno, possivelmente o mais barato do país, a
substituir o Uno bom e velho de guerra.
Informação oficial, dada
por Sérgio Ferreira, diretor geral do Chrysler Group Brazil, em reunião com a
inconciliada e insatisfeita rede de revendedores, para animá-la, desgostosa com
os saltos nos preço dos Dodge, e a queda nas vendas.
Nada a ver
Se você associa o nome
àquele automóvel com 5m de comprimento, 1.400 kg, e motor V8, 5.200 cm3 de
cilindrada, esqueça. Dele, apenas o nome, indicando o produto mais barato da
linha Chrysler.
Construtivamente será
muito melhor, e do Dart as boas lembranças para os mercados dos EUA, México,
Venezuela e Brasil. Agora, menor, construído sobre a plataforma boa,
resistente, agradável de uso, ex- Marea sedã e SW, base dos novos produtos para
as marcas Dodge, Alfa e, possivelmente Fiat. Motorização 1.4 Turbo, variações
de potência de acordo com a decoração e propósitos de cada marca, entre 150 a
200 cv, transmissão mecânica 6 velocidades ou automática com duas embreagens,
projetos da FPT, empresa Fiat.
Tudo a ver
A razão de produtos de
marcas diferentes, porém base comum – e antiga, e por isto, com baixos investimentos
para transformações rápidas – está no fato de a Fiat ter salvo e assumido a
marca Chrysler comprometendo-se a lançar produtos com superior rendimento
energético. Para cumprir, terá novas famílias, mesclando partes e competências
entre as marcas ligadas aos grupo Fiat e Chrysler. O primeiro, já apresentado,
será o Dart. Alfa, segundo, novas linhas montadas sobre a plataforma comum.
Garante-se, chamar-se-à Giulietta, e marcará sua volta ao mercado
norte-americano. Quanto ao Fiat Viaggio, apresentado em salão chinês, é
variável e dúvida para existir no Brasil, exigindo a Fiat opte entre a novidade
e o bem acertado Linea.
Os Alfa no Brasil serão
distribuídos pela rede Chrysler, mais identificada com clientes para produtos
de preço superior aos Fiat. Vender carros de preço elevado, como eram os Alfa
importados e é o Freemont atualmente, sob o mesmo teto que Uno, Novo Uno,
Palio, .... não dá os resultados esperados.
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Dodge
Dart, pernambucano em 2014.
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Peugeot fará
o 2008, pequeno utilitário esportivo no Brasil
Será o 2008, desenvolvido sobre o Concept apresentado
no Salão de Pequim, abril, previsto pela Coluna.
Mesma plataforma do novo Citroën C3, e morfologia de utilitário esportivo, para
concorrer com o Ford EcoSport em dimensões e com o Renault Duster em preços.
Produto de designers
da Europa, China e América Latina, foca a fórmula mágica do projeto Amazon, o
conhecido EcoSport, carro para aventuras urbanas. Ou seja, para dar conforto,
ar de superioridade, resistência no enfrentar as agruras das ruas nos países em
desenvolvimento.
Será produto mundial, iniciando na França; China; e
2014 Brasil.
Nos outros países a motorização é 1.2 litro, 12
válvulas, turbo, de três cilindros, 100 cv. Aqui, a holding PSA para otimizar lucros, freou investimentos, retocando os
feitos localmente, os 1.450 e 1.600 cm3. Opção 1600 Turbo – importado e hoje no
3008 e 408 - e suas variáveis.
A linha de produtos no Brasil, segundo a Peugeot,
manterá o 207, o 208 ao início do ano, o 2008, e posteriores versões do 208,
como sedã, SW e picape.
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O Peugeot 2008. Aqui em final de 2013
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Roda-a-Roda
Caminho – A Mercedes correu e apresentará sua nova geração Classe B nos
primeiros dias de outubro. Em março, o novo Classe A, recém lançado, ainda sem
vender, mas ganhador de prêmio de design.
.... 2 - Os novos produtos são a segunda etapa do desafio da marca que há
cinco anos iniciou direcionar seus produtos para menores faixas etárias da
clientela, buscando mudar a imagem de carro-de-tio.
Foco
– No processo de ampliar vendas, manter e conquistar clientes, a empresa
definiu com seus revendedores no Brasil a instalação de espaço próprio para
vender as elaboradas versões AMG – será o Corner
AMG.
Plus – São versões
elaboradas pela empresa do mesmo nome, do grupo Daimler, otimizando rendimento,
e para responder com segurança e durabilidade.
Especial – O processo permite individualização dentro do coletivo como, por
exemplo, encomendar Classe C 55 AMG, carro pequeno com motor V8 de 5.700 cm3, circa 500 cv, sedã que humilha
esportivos. E pedir cor de seu agrado, seja qual for. Revestimentos idem, desde
que existam.
Expansão – A Porsche terá, finalmente, representante em Brasília, cidade com
sensível frota da marca, incluindo o raro e quase exclusivo GT2 RS. Ficará no
Free Park, shopping de móveis em
mudança de foco, à beira da ligação Norte-Sul, no SOF. Do grupo Eurocar, do
importador Marcelo Visconti.
Mais uma – Land Rover e Jaguar aguardam a tabela do governo federal
compatibilizando investimentos, nacionalização e redução no valor do IPI e seu
adicional recém imposto. Com a regra podem implantar fábrica para o Freelander
Mercado – Afim de carro novo ?
Pesquise pois alguns terão preços menores para limpar estoques do ano/modelo
2012. Atuais Nissan Sentra e o Ford Fusion são unidades de modelos
descontinuados.
Idem
- A CAOA, por exemplo, se esforça para vender unidades do Tucson, do longínquo
2011. A JAC Motors para motivar vendas, anuncia série 2013 com entrada em
janeiro de 2013. Mas são produção e ano-modelo 2012.
Divisor – A Renault saúda o início das vendas do novo EcoSport, com a série
Tech Road, maquiada e com maior conteúdo de interatividade, o sistema Media Nav
incorporado ao painel, a partir da versão Dynamique.
Obstáculo – Preço menor que os do Eco, quer utilizar
aparência robusta, maior espaço e preços para enfrentar a novidade. Versão 1.6
16V a R$ 54.800; 2.0 16v manual R$ 58.450; automática R$ 3.700. No Duster 4x4
Media Nav a R$ 500.
Justiça – Consumidor argentino comprou Honda Fit
brasileiro, lá vendido por acordo no Mercosul, como capaz de fazer 19 km/litro
de gasolina. Sem atingir tal rendimento, foi à Justiça e a Honda foi condenada
a devolver em dinheiro, mais juros e despesas, a diferença em pesos entre a
promessa e a realidade.
... 2 – Os legisladores podem ser omissos,
insensíveis, preguiçosos, mas os costumes acabam provocando a ação da Justiça.
Motorista condenado a pagar pensão por culpa na morte de motoqueiro, quis
livrar-se alegando seu único bem era residência e, por isto, impenhorável.
Aprendeu ? - Como havido em casamento por comunhão
de bens, o Superior Tribunal de Justiça, o STJ, agiu salomonicamente e mandou
penhorar a metade do condenado, para garantir o pagamento da indenização.
Caminho – Aos poucos se fecha o cerco contra os
maus e impunes motoristas.
Bentomóvel – Nada de Mercedes, Audi ou BMW. O Papa
Bento XVI é verde, cool, e vai de
Renault Kangoo Maxi Z.E. – elétrico, autonomia de 170 km. Carro de produção,
esforço da Renault em ser líder em elétricos, por conta de sua fórmula de
vender o carro e alugar baterias.
... 2 – Demorou mas a Fiat definiu produtos,
desenhos iniciais e instala canteiro de obras para sua fábrica em Goiana, Pe.
Área enorme, 14K m2 – se quadrada, 3,5 km de frente por 3,5 km de profundidade
– dali pretende retirar anualmente 250 mil unidades de Fiat, Dodge e Alfa, dar
emprego a 4.500 pessoas.
Igual,
diferente – Quer bisar a mineirização dos fornecedores, sediá-los
em seu terreno e, superando a matriz em Betim, MG, terá pista de provas.
Surpresa – Ford surpresa com pré venda de 200 Off Road T4 Troller. Entende, em razão
da troca de motor e novos detalhes. Coisas menores. Razão maior é a distância
aplicada pelo governo ao preço dos importados. Preço R$ 92.490.
Leitor – Sobre a Coluna passada, pela qual a matriz VW
trará ao Salão do Automóvel 150 jornalistas europeus, leitor Eduardo T Küll, de
Ribeirão Preto, comenta:
“ Gostaria de acreditar que
trazer este pessoal da Alemanha fosse significar alguma coisa DE FATO, tipo
anunciar investimentos SÉRIOS E DE MONTA no Brasil, inclusive para o Golf VII,
p.e., mas não creio. É bom lembrar que a última vez que um figurão da VW veio
ao Brasil deu merd*, com o cara sendo demitido e processado por gastar uma nota
preta com garotas de programa, aquelas, as bem caras, e farras homéricas. Como
disse, os caras devem estar vindo para ver como se arranca dinheiro de trouxa,
com carros velhos, sem tecnologia e ainda gerar lucros constantes e crescentes
nos últimos três anos, a ponto de estarmos emparelhados ou, no máximo, no
segundo lugar de onde vem o maior lucro, à frente até mesmo da China e ajudando
as sustentar as operações dos EUA e México, que dão prejuízo faz tempo, mas
ninguém fala em fechar, como fizeram aqui...”
Muda – Cessão de tecnologia NuVinci Fallbrook
à Allison Transmission e Dana Holding Corp projeta-se, o mundo das transmissões
mudará totalmente a médio prazo em automóveis, veículos de carga e trabalho. O
invento aprimora e simplifica a transmissão continuamente variável.
Antigos – Apoiando o” I Encontro de Mercedes-Benz Antigos do Veteran Car Clube/DF”, a
Brasília Motors, revenda da marca, fará a parte cultural. Pediu ao artista
Paulino Aversa pintar modelo 250, de 1969, com inspiração em Brasília.
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Revendedor leva arte aos automóveis antigos
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Gente – Thomas Schmall, 44, administrador,
promovido. OOOO Presidente da VW do Brasil, em trabalho de chinês mudou o
conceito da Volkswagen sobre a operação regional, e é novo condutor de negócios
da marca no Mercosul. OOOO Márcia
Ribeiro, arquiteta, francófila, novo foco. OOOO Diretora de Relações
Governamentais da Nissan, para RJ. OOOO No
estado a marca implanta fábrica para fazer 200 mil unidades ano do Nissan March
e de seu equivalente Renault. OOOO Com
governo federal, Antônio Calcagnoto fala por Renault e Nissan. OOOO
Hora difícil, a troca do presidente da Ford
Assunto com relevo
mundial, a alta diretoria da Ford Motor Company deve indicar Mark Fields
sucessor do atual presidente Alan Mulally. Fields, 51, tem larga e bem sucedida
experiência na empresa nos EUA e Europa, sendo visto pelo colegiado como
preparado para a missão – apesar de ser homem da indústria automobilística e da
marca.
A indicação talvez seja, no momento, a sagração mais
crítica na indústria automobilística mundial, pois não permite erros. Para
relembrar história recente, no país líder da produção e vendas de veículos, a
Ford pressentiu a crise no mercado, e teve a coragem de entender que a solução
estaria em alguém fora da indústria automobilística. Abriu mão dos talentos
internos, Bill Ford, o herdeiro condutor se afastou para o Conselho, e buscou
um novo presidente, não automobilista. Encontrou o CEO da Boeing e o contratou.
Sob seu comando a empresa aprovou planos corajosos
como se endividar em bilhões de US$, usou como lastro o patrimônio da família
Ford, maior acionista em grupo, mudou produtos, a linha de motores adotando os
turbo compressores. Com os atos de coragem saiu-se bem, sobreviveu, dá lucro.
Das outras, GM se apequenou, Chrysler, para não acabar, agora é Fiat.
Autêntica, familiar, com sobrenome de responsáveis,
sobrou a Ford, ainda o símbolo do empreendedorismo norte-americano.
A diretoria quer solução contemporizadora, que
Mulally seja um acompanhador, um conselheiro sábio à disposição do substituto,
e talvez seja esta a fórmula intermediária que a família, colaboradores,
mercado, busquem. Que a visão e o talento provados de Mulally auxiliem a
executividade de Fields.
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Alan Mulally
Mark Fields
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