Volkswagen Golf 7ª geração
O Volkswagen mais vendido no mundo é o Golf –nada menos de 29 milhões de unidades desde seu lançamento em 1976, com um desenho que desde o início redefiniu o carro pequeno de família.
O novo Golf é construído na chamada Matriz Transversal Modular, que padroniza muitos parâmetros de peças e componentes de diversas classes e até mesmo marcas, permitindo o acesso a novas tecnologias e trens de força, incluindo inovações nas áreas de segurança, informação e entretenimento (infotainment), até hoje reservadas a veículos de segmentos mais caros.
O Golf de sétima geração oferece mais espaço para seus ocupantes, mas suas novas técnicas de manufatura o tornam 100 kg mais leve do que o modelo anterior e até 23% mais eficiente. Com tudo isso é ainda mais seguro, com uma estrutura de carroçaria 23 kg mais leve do que antes e ostentando de série ou opcionalmente uma série de sistemas de segurança ativa e passiva.
São 2.637 mm de entre eixos (59 mm a mais do que o modelo anterior), 4.255 mm de comprimento (56 mm a mais), 1.799 mm de largura (13 mm a mais) e 1.452 mm de altura (28 mm a menos) gerando um Cx 10% menor (0,27). Apesar dessas maiores dimensões, visualmente ele mantém seu DNA estilístico praticamente intacto em todas esses anos. Walter da Silva, chefe de design da Volkswagen AG, diz que “Uma das chaves do sucesso do Golf é sua continuidade. Existem poucos carros com um design que, como o do Golf, vem sendo refinado, retocado e melhorado décadas a fio, e assim se torna atemporal.”
Internamente, o Golf tem mais espaço do que nunca. O espaço traseiro para pernas tem 15 mm a mais e os bancos dianteiros foram trazidos 20 mm mais para trás, beneficiando os motoristas mais altos. O espaço para ombros na dianteira é agora de 1.420 mm, uma melhora de 31 mm (atrás, 30 mm) e o espaço para cotovelos na dianteira é de 1.469 mm, 22 mm a mais, e na traseira 20 mm a mais. O porta-malas tem 380 litros de capacidade, 30 litros a mais, e a soleira é baixa, 685 mm, facilitando operações de carga e descarga. O banco do passageiro da frente pode opcionalmente ser totalmente dobrado, criando um espaço de carga de 2.412 mm de comprimento.
O console central agora é inclinado mais em relação ao motorista, dando acesso mais direto e ergonômico aos controles auxiliares, inclusive os dos sistemas de informação e entretenimento. Todos os modelos agora possuem sistemas com tela de toque como equipamento padrão, começando com um sistema de tela colorida de 14 cm e chegando até um sistema de navegação por satélite com tela de 20 cm. Este último opera com gestos de dedo, familiar a todo usuário de smartphones. O rádio é digital DAB, com entradas auxiliares (incluindo USB), preparação para telefone Bluetooth e acesso a informações de viagens.
Entre os bancos dianteiros o espaço foi ampliado devido ao novo freio eletrônico de estacionamento. Pela primeira vez num Volkswagen, o compartimento abaixo do apóia-braço central inclui opcionalmente um porta-celular com antena indutiva que não apenas amplia a potência do sinal do fone ali colocado, como também reduz o dreno da bateria.
Padrão em todo novo Golf é um sistema de multi-colisão, que automaticamente freia o veículo após uma batida, reduzindo a energia cinética e minimizando a possibilidade de um segundo impacto. Pesquisas alemãs mostram que cerca de um quarto dos acidentes com ferimentos são eventos de múltiplas colisões. O novo Golf, em suas versões acima de SE, vem com sistema PreCrash, que detecta a possibilidade de um acidente, pré-tensiona os cintos de segurança, fecha as janelas e o teto solar e deixa apenas uma pequena abertura, garantindo a maior proteção dos airbags.
Outras ajudas eletrônicas incluem controle adaptivo de cruzeiro, que usa sensores de radar para manter uma distância segura do veículo à frente; Front Assist, que freia o carro até a imobilidade, a velocidades até 150 km/h; City Emergency Braking, que opera a até 30 km/h e pode evitar ou reduzir as chances de ocorrência de um acidente; Driver Alert System, sistema de alerta ao condutor, que monitora o motorista, detectando sinais de cansaço; o sistema Lane Assist que ajuda a manter o carro em sua faixa específica, fornecendo assistência de contra-esterço quando necessário; e o sistema Dynamic Light Assist, assistência dinâmica de luz, que opcionalmente mascara o facho alto dos faróis, mantendo uma iluminação forte sem perturbar o tráfego em sentido contrário.
O sistema de direção é de razão variável, para maior estabilidade a alta velocidade e manobras mais fáceis na cidade. Se o comprador especificar o Park Assist, o novo Golf estaciona sozinho em vagas 80 cm mais longa do que o carro.
Gama inicial de motores: TSI 1.2 de 85 cv, consumo global de um litro a cada 20,5 km e 113 g/km de CO2; TSI 1.4 de 140 cv, com tecnologia ativa de cilindros (desativa dois cilindros quando se precisa de menos potência), 20,8 km/litro e 112 g/km; 1.6 diesel de 105 cv, 26,3 km/litro e 99 g/km; e 2.0 150 cv, 24,4 km/litro e 106 g/km.
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