O mini Clubvan
O mercado de veículos comerciais leves está crescendo bastante no mundo todo e as minipicapes e os minifurgões estão sendo cada vez mais utilizados para coleta e entrega urbanjas das mais diversas mercadorias. O mais novo furgãozinho é o Mini, que ainda no fim deste ano chegará ao mercado não em uma e sim em três versões.
A ORIGEM, O MINI CLUBMAN |
O protótipo do Clubvan foi mostrado inicialmente no salão de Genebra do começo do ano, o que para os observadores indicava que chegaria a mercado em relativamente pouco tempo: a marca Mini tem ficado famosa como a que mais rapidamente torna seus carros-conceito em veículos de produção.
Um furgão pequeno derivado diretamente de um automóvel não é novidade para a Mini: o Morris Mini Van foi lançado em 1960 com compartimento de carga fechado, porta traseira dividida e entreeixos 10 cm mais longo do que o do automóvel de que derivava. O Mini Clubvan está sendo marcado como um van premium, não apenas para transporte comercial de cargas leves, mas também, e principalmente, para o uso de esportistas e outros compradores que precisam levar equipamentos de laser em veículos de relativo luxo, melhor acabamento e preço bem mais alto.
Externamente, o Clubvan tem as mesmas dimensões do atual Clubman, porém com o banco traseiro substituído por um compartimento de carga plano, seis pontos de amarração para a carga e saídas de 12 volts para equipamento elétrico. O acesso para carga é bem melhor do que no Mini Van de meio século atrás, através de porta traseira dividida e de uma porta lateral pequena do lado da calçada.
Atrás dos bancos dianteiros uma divisória baixa em alumínio e uma grade superior em aço inoxidável permitem transportar carga até o teto – um espaço livre de 1,15 m de comprimento por 1,02 cm de largura em seu ponto mais estreito gera volume de 860 litros e aceita peso máximo de 500 kg. O acabamento interno inclui carpete de alta qualidade e revestimento de teto em antracito ao longo de todo o veículo. As janelas laterais são pintadas na mesma cor da carroçaria e reforçadas com policarbonato, enquanto as janelas nas portas traseiras são escurecidas para manter escondidos os itens transportados.
O Clubvan tem tração dianteira, direção elétrica, suspensão dianteira MacPherson, suspensão traseira multi-braços, Auto Start/Stop, marcação de pontos de mudanças de marchas e frenagem regenerativa.
O modelo de entrada, o Mini One Clubvan, vem com motor 1.6 com comando variável de válvulas e 72 hp, que o leva a 100 km/h em 11,1 segundos e à máxima de 185 km/h, com consumo médio no ciclo de testes europeu de 5,5 litros por 100 km (18,2 km/litro) e que gera 129 g/km de CO2.
O Mini Cooper Clubvan tem motor de 90 hp, vai de zero a cem em 9,8 segundos e chega a 201 km/h – mantendo o mesmo consumo e as mesmas emissões do One Clubvan.
O Mini Cooper D Clubvan é o mais eficiente, com motor turbodiesel common-rail de injeção direta de 112 hp, zero a cem em 10,2 segundos, máxima de 222,4 km/h, consumo de 25,6 km/litro e emissões de CO2 de 103 g/km.
Todos os três vêm com caixa manual de seis marchas, sendo que o Cooper D tem opção de caixa automática de seis velocidades.
Rodas e pneus normais são de 15”, com opção de 16” ou 17”. Outras opções são faróis adaptivos de xenônio, controle climático automático, sistema de navegação, rádio Mini Boost, auxílio de estacionamento, espelhos anti-ofuscamento interno e externos, e engate de reboque.
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