quarta-feira, 25 de abril de 2012

UM FERRO VELHO DE ÔNIBUS

ACF BRILL
Ao som de um blues que fala do Cadillac da mamãe.... A maior parte desses ônibus é igual aos GM Coach urbanos que rodaram muito no brasil, os "Gostosões". Eram assim chamados por terem sido os primeiros  urbanos com ar condicionado e suspensão a ar nos dois eixos, além de câmbio automático em pleno começo dos anos 50. 

GM COACH GOSTOSÃO
Há também os rodoviários GM Coach antecessores dos PD 4104 da Cometa, os Siversides de 1948, além de um Brill ou outro de eixo dianteiro avançado. Em 1948 a gasolina era barata e eles usavam descomunais motores Waukesha a gasolina de 9 litros e seis cilindros em linha, que trabalhavam deitados dentro do chassi, ao contrário dos GMC. 
GMC COACH SILVERSIDES
Equipados com motores 4/71 Detroit Diesel de dois tempos, som lindo e muita fumaça preta, tinham câmbios Allison automáticos de duas marchas no caso dos urbanos. Já os rodoviários eram para homens fortes e hábeis de cambiada, com quatro marchas sem a minima sombra de sincronização. Era uma delícia observar um motorista de alto bordo executar sua arte trocando as marchas sem uma arranhada...


Nenhum comentário: