sexta-feira, 13 de abril de 2012

RODEIO DE CAMINHÕES NO RIO NESTE FIM DE SEMANA



Nos dias 14 e 15 de abril, o Rio de Janeiro irá receber a grande final do 1º Rodeio de Caminhões, organizado pela Raízen, joint venture entre Shell e Cosan. Como parte da campanha de segurança “Zero Acidente”, a competição que será realizada no Rio Centro reúne motoristas de transportadores contratados  de diversas partes do Brasil que testarão suas habilidades em manobras padronizadas dirigindo caminhões. O investimento da companhia nesta campanha é de R$ 1,2 milhão.

“O principal objetivo da competição é estimular a segurança entre os motoristas das transportadoras contratadas, reconhecendo aqueles que tiveram excelente performance no último ano, dirigindo defensivamente e sendo responsáveis nas rodovias”, afirma Leon Esteche, Gerente de Segurança Saúde e Meio Ambiente (SSMA) para  Logística da Raízen.

A grande final será composta por seis provas diferentes, que testarão as habilidades dos motoristas, como controlar a velocidade de forma adequada, dirigir em linha reta e em curvas, manobrar e estacionar de marcha ré e manobrar o caminhão em espaços reduzidos. Cada motorista terá 10 minutos para fazer todo o percurso. 

Desde novembro de 2011, já foram realizadas quatro etapas classificatórias nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte/Nordeste. Todos os participantes iniciais foram pré-selecionados de acordo com o seu bom desempenho nas rodovias do país. Em cada etapa, os três primeiros colocados receberam prêmios especiais e foram classificados para a grande final, que contará com a presença da família dos finalistas, da diretoria das transportadoras e de executivos da Raízen. O primeiro colocado ganhará um carro zero quilômetro, o segundo uma motocicleta e o terceiro um kit linha branca (geladeira, fogão e lavadora).

 “A oportunidade de competir e demonstrar as habilidades em manobras usando os caminhões é um poderoso  incentivo para direção segura e mudança de comportamento. A expectativa é a de que o evento faça parte do calendário anual de segurança da Raízen”, conta Esteche.


Nenhum comentário: