A cadeira elétrica de hoje, em homenagem ao primeiro carro da Fundação Mahar, é num humilde Fusquinha 1303. Modelo irmão do Variantão brasileiro, com suspensão McPherson na frente, é filho dileto da onda de medo de carros com motor traseiro instigada por um idiota chamado Ralph Nader nos EUA no final dos anos 60. Junto com a suspensão traseira de dupla junta homocinética que não muda de cambagem a nova plataforma fêz uma Fuca muito legal de pilotar - um amigo aqui no Rio tem um - mas esse tem um pequeno detalhe: o motor de Subaru STi Turbo de 280 CV. É um quatro cilindros Boxer como o VW original com dois litros, refrigerado a água e deve andar junto com muito Porsche bom da vida....
Existe nos EUA um kit de adaptação pronto, como o que existe para AP em Chevette, que é plug and play nas caixas VW, que aguentam bem o porradão de energia do motor Japa, um procígio de tecnologia com todas as 16 válvulas e dois comandos por bancada que se tem direito. O probleminha é que ele só tem vão livre decente quando instalado em Kombi: veja a foto de traseira e pense em um quebra molas: vai quebrar outras coisas... À venda por 60 mil Euros no site romeno WEBCAR.
6 comentários:
E pra passar no controlar com uma maquina assim??? Noa faz mais documento?
Brinquedinho muito interessante.
Aqui em Sampa, já vi um Fusca-Baru, mas dos nossos e não o anabolizado 1303, de suspensões modernosas.
E tambem com uma versão do motor Subaru mais modesta.
Tambem ficou bem interessante.
Nada mal, pelo menos é um boxer.
Romeu
ANONIMO SE VOCE QUER TER UM CARRO ASSIM E O PROBLEMA É SO CONTROLAR TRANSFIRA ANTES PARA QUALQUER CIDADE DO INTERIOR.OK
Um amigo meu tem um fusca assim, aqui em SP. É um carro muito gostoso de andar...e como anda e ainda ficou lindo. Agora ele esta montando um porche spyder (replica) com motor e cambio Subaru. Há, só um detalhe o fusca dele passou no controlar de primeira.
Qual a sua bronca com o Nader?
Caro Danilo,
Ralph Nader publicou um livro chamado "inseguro a Qualquer Velocidade" que condenou o Corvair. É que qualquer carro com motor "pendurado" na traseira costuma dar uma escapadinha, mas nada que um contra-esterço não resolva. Para entender, veja aqui ( http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2011/12/vw-ea-128-e-se-o-corvair-fosse-um.html) e aqui ( http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2010/02/um-papo-muito-estranho.html).
Postar um comentário