A Chrysler vai terminar em Detroit o lento strip do lançamento de seu filho dileto com a Fiat, o novo Dodge Dart. Em dois dias o Dart vai ser apresentado oficialmente no Salão de Detroit trazendo à luz um carro do tamanho do antigo Dodge Neon – 4,5 m de comprimento –, mas fica no tamanho a única semelhança. Não que o Neon fosse despido de atrativos, mas a nova plataforma Alfa Romeo Giulietta vai ser um novo mundo em termos de comportamento dinâmico.
Os motores são três: o quatro-cilindros 2-litros 16V aspirado de 158 cv e 20 kgf·m, um 1,4-litro Multiair, igual ao do 500 Abarth, com 168 cv e 24 kgf·m de torque e o topo de linha: um avião com um 2,4 Multiair turbo de 172 cv e 23,6 kgf·m. Váo ser acoplados a uma caixa manual de seis marchas ou automatizada com dupla embreagem – um Dualogic mais caro –-, cujo funcionamento é análogo ao de uma automática convencional ou o consumidor americano não a aceita. Essa caixa tem a suavidade e o comodismo de uma automática mas a economia de uma caixa manual. Mas a grande novidade é uma automática convencional de conversor de torque com NOVE marchas! Se esse carro fôr fabricado no México vai chegar aqui com preço bom e vai revolucionar a posição da Chrysler no mercado brasileiro, pois é muito bonito. Julguem por si mesmos no video abaixo.
2 comentários:
Realmente bonito ele é, mas muito bonito mesmo. Só que não deveria se chamar Dart, se ele continuasse a se chamar Neon estaria de bom tamanho. Um dar deveria ser baseado no Charger, aliás acho que o Charger deveria ser o Dart e um cupê na mesma plataforma deveria ser o Charger. Mas, quem sou eu para falar...
Francisco
Nossa, "avião" com 172 cv e 23...de torque?
Como chamaria então so Dart nacionais da decada de 70 que tinha quase 200cv e mais de 40 de torque?
Ridículo nos dias de hoje acharem que carros com 150, 170 cv são "aviões"
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