quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER






edita@rnasser.com.br Fax: 55.61.3225.5511 Coluna 0412 25.jan.2012

Peugeot 408 turbo já chegou

A novidade mereceria movimento e apresentação festivos para mostrar e chamar atenções sobre a opção do conjunto de motor e transmissão à altura das demais boas características do seu maior sedã feito no Mercosul. Mas a Peugeot agiu sem o impacto assinalador. Envia aos concessionários os 408 com motorização BMW 1600, 16 válvulas, turbo, e 165 cv de potência – a mesma do RCZ. Vem atracado a transmissão automática de 6 velocidades, tipo nova edição, revista e melhorada do conjunto aprovado no 3008.

Tem tratamento individualizador, diferenciando-se do 2.0, porta as letrinhas THP – turbo high pressure, turbo de alta pressão. Confusão de publicitário: carro francês, feito no Mercosul, terminologia em inglês, e a alta pressão não é no turbo, com social soprada de 1 bar, mas na injeção direta, que zune 150 vezes mais forte. Enredo de samba carnavalesco não faria melhor... Preço projetado em R$ 83.900, alinhado à condição existente para Peugeots de alta gama, se com entrada de 55%, restante em 12 vezes sem juros aparentes.

Válida a informação é de se presumir a supressão da versão Sport. Custa apenas R$ 2 mil menos, ante um oceano de diferença entre performance e prazer de dirigir.

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Peugeot 408: conjunto à altura: sigla confusa
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308 vem aí

Terceira semana de fevereiro os 308, também argentino, substituto do recém- descontinuado 307, chegará ao mercado. Querem os concessionários que a agilidade dos novos executivos da holding PSA e da marca, promovam as boas qualidades do automóvel – não aproveitadas no 307.

A motorização inaugura o que Fabrício Biondo, diretor de marketing das marcas Peugeot e Citroën chama de novo motor, o 1.6 feito em Porto Real, 16 válvulas, 122 cv a etanol, válvulas com admissão variável e a novidade da partida elétrica Bosch, por aquecimento, sem o jurássico tanquinho de gasolina, um dos itens que depõem contra a engenharia brasileira.

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Peugeot 208. Meados de fevereiro
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A tentativa volta à individualidade

Automóveis perderam individualidade e personalidade ao somar o aparato eletrônico para projetá-los com as exigências legais de emissões, com redução de peso e menor resistência aerodinâmica. Regras idênticas, objetivos comuns, ferramentas iguais, resultam em coisas muito parecidas.

Para piorar, reduz o número de executivos interessados em automóveis como ícones de uma cultura, produto industrial mais importante do século passado, e nos organogramas das empresas há ascensão de finanças e baixa da engenharia.

Processos e produtos impactam usuários. Poucos se interessam pelo veículo, características, diferenças, ganhos tecnológicos, prazer em conduzir, vendo-os apenas mal necessário ante a falta de transporte público. E deles pouco sabem, sequer do Manual de Proprietário.

A indústria não interveio para instigar diferenças, características, prazer de uso, deixando-o virar anônima commodity. Sem o que exaltar, diretores comerciais assemelham-se a gerentes de banco e suas contas de juros, prazos e montantes para financiamento.



A Experiência Citroën

Em investimento não divulgado, a Citroën alugou pelo 2012 o espaço da antiga loja Diesel no valorizado cruzamento das ruas Oscar Freire e Consolação, em São Paulo. Espaço caro na região mais cara do país, instala o seu Citroën Oscar Freire. Inspira-se, como contou a Coluna semana passada, na boa experiência do C42, espaço turístico-cultural da marca à Avenue Champs Elisées, em Paris.

Quer aproveitar os freqüentadores de elevado poder aquisitivo e as hordas de turistas para divulgar a marca. Nada de expor a linha de produtos, mas um ou outro, e local para rápidos shows, cursos, apresentação de moda, lançamento de livros, charmosa brasserie, as melhores revistas mundiais de cada segmento, detalhes explicados com entusiasmo por Francesco Abruzzezi, 40, italiano, ex-Fiat e novo diretor geral da Citroën no Brasil. A iniciativa se baseia em Cultura, Arte, Moda, Design, Gastronomia e Música. A clientes da marca, atenções especiais. A interessados, um totem para compor veículos, indicar preços, simular financiamentos.

Na prática, mostrar que os Citroën querem sair do saco de gatos onde estão hoje todos os produtos e marcas, disputando o cliente apenas e tão somente pelo preço final, ou pelo desconto, ou tamanho do financiamento, carência no pagamento, ou valor de parcela, ou alguma mágica aritmética. Enfim, resgatar a seus produtos serem vistos sobre formulação, conteúdo, design. O símbolo inicial do espaço será o DS3, com vendas a curto prazo.

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Papo furado sobre CNH e renovação

Circula na Internet com a força das correntes, mensagem alertando sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação e sua não renovação no prazo de 30 dias. Segundo o texto, a omissão geraria perda e, para obtê-la, seguir as novas regras do Contran – curso com ampliada base programática, custos elevados, etc e tal.

A Coluna entendeu faltar base jurídica para a violência e, verificando a data da publicação da norma informada pela corrente, o 22 de novembro de 2011, constatou ter sido um domingo, quando o Diário Oficial da União não circula. Indagou da assessoria do Denatran e a resposta oficial está abaixo:

--------------------Mensagem----------- encaminhada----

De: denatran

Data: 25 de janeiro de 2012 10:18

Assunto: Re: Fwd: Mudança no vencimento da CNH. e no extintor

Para: EDITA

informação falsa.

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Roda-a-Roda

Importados– A Ford importará mais mexicanos New Fiesta hatch e sedan para ampliar a inesperada liderança no recentemente criado segmento dos compacto Premium. Para dar substância ao negócio, reduziu em R$ 3.500 os preços sugeridos – agora respectivos R$ 45.950 e R$ 47.950.

Lá fora – Balanço nas vendas da companhia em 2011 indica maior crescimento de vendas com o canadense Edge e o turco Transit.

Dúvida - Ventos goianos dizem que a Suzuki transferiria sua operação de Itumbiara para a também goiana Catalão, onde se montam Mitsubishis, ambas representadas pelo Grupo Souza Ramos.

Fica - O eng Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki, informa ser especulação sem base. O que ocorre, explica, é o relacionar de operações industriais para saber se algumas podem ser feitas em Catalão e, com isto, facilitando a operação e aumentando o índice de nacionalização. Os Suzuki Jimny com alma goiana começam a ser montados no fim do ano.

Marco – O 100.000º Porsche Cayenne será vendido no Brasil. Branco, versão S, motor V8, foi montado aos 20 de janeiro. No total o Cayenne, utilitário esportivo, com opções de motor V6 – 300 cv; S V8 - 400 cv; e Turbo V8 com dois sopradores e 500 cv, já vendeu 460 mil unidades, sendo o produto mais rentável da empresa.

Vemaguet fashion – Quer conhecer o novo Audi Q3 2.0 TSFI quattro ? Nas revendas da marca, menor dos utilitários esportivos da família, curioso pela frear a potência dos motores 2.0, 16 válvulas, injeção direta e turboalimentador, em 170 e 211 cv. Transmissão automática 7 marchas, suspensão independente, tração nas 4 rodas, roda-livre. Roda livre? A avó do Q3 usava o sistema. Era a dona Vemaguet. Entrega em maio.

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Audi Q3 tem roda-livre – aos saudosistas é Vemaguet fashion...
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Negócio – A ultrapassagem do EcoSport pelo Duster motivou a Ford a realinhar – reduzir – preço do seu utilitário esportivo. Oficialmente R$ 3 mil. Na prática, muito mais. Os distribuidores Ford ouvem propostas atrevidas para limpar pátio e garantir produção até o meado do ano. Deu resultado na primeira quinzena – o Eco reassumiu a liderança.

Prévia – Olhada antecipada ao novo picape Ranger, em especial como vadear cursos d’água com até 80 cm de profundidade?

http://www.ford.com.au/servlet/Satellite?c=DFYPage&cid=1248885252235&pagename=wrapper&site=FOA#overlay=1248923755532,

Não há mágica. Aspiração e filtro elevados; caixas eletrônicas protegidas.

Lei – Iniciou valer a determinação do Denatran de paulatina agregação de sistema ABS nos freios e almofadas de ar em automóveis nacionais. A Volkswagen comemora obedecer à norma em Gol Power, Gol Rallye, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend. Economia por escala, preço baixou a R$ 1.300.

Oportunidade – Ganhará pontos institucionais e vendas concretas a marca que, em lugar de descontos, oferecer os equipamentos sem custo.

Mais por menos - A Ford aumentou o conteúdo da linha Fiesta RoCam – 1.0 –  e baixou o preço: R$ 26.900 Hatch e R$ 28.990 Sedan. No pacote com ar e direção hidráulica, compra 1.0 e leva 1.6 a respectivos R$  33.900 e R$ 35.900.

Garantia – Acordo interessante entre as associadas ao Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores: o serviço de uma tem garantia e assistência de qualquer filiado em qualquer lugar no país. Por hipótese um motor retificado no Rio Grande do Sul, se tiver problemas no Nordeste, lá será assistido, honrando a garantia de origem.

Ameaça – O governo carioca acertou com a Confederação Brasileira de Automobilismo: fará novo autódromo, em Deodoro, aprazível subúrbio, e receberá o atual, na Barra da Tijuca. Agora quer destruir um antes de fazer o outro. Promessa de político acreditada como verdade? Nem no Rio de Janeiro.

Realinhamento – As dificuldades da indústria automobilística fazem matrizes cortar despesas por si e filiais. A Peugeot cancelou seu programa de participar das 24 Horas de Le Mans, grande propulsora de imagem para seus diesel.

Aqui – Mais lucrativa operação mundial da marca, a Fiat no Brasil resumiu suas verbas de automobilismo. Na Argentina saiu da TC 2000, mais divulgada das categorias. E substituiu a Copa Linea por uma Copa Punto, com mais nova geração dos motores 1.4 T-Jet fornecidos pela Abarth, empresa Fiat, agora com 220 cv, câmbio de 6 marchas, freios Brembo.

Retífica RN – Atento, leitor Bob Sharp sugere esclarecer texto da Coluna passada sobre a maneira sul-americana de saque ao bolso do contribuinte: os 35 pontos porcentuais aplicados como barreira de proteção á falta de competitividade interna somam-se ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), não ao Imposto de Importação (II).

Gente – Cassio Pagliarini, engenheiro mecânico, retomada. OOOO Formulador de produtos na Ford e diretor na Renault, que deixou por exaustão, novo gerente geral de vendas e marketing na Hyundai – a original. OOOO Do ramo. OOOO Paulo Solti, 42, engenheiro metalúrgico, desafio. OOOO Usar experiência de formação de rede concessionária para sedimentar a Volvo, novo presidente. OOOO Sérgio Reze, 75, empresário, na messe. OOOO Após deixar a presidência da Fenabrave, a associação dos revendedores, aceitou a da Assobrav, dos distribuidores VW. OOOO Habilidade para lidar com a Volkswagen que perdeu os executivos-chave no marketing e comercialização. OOOO Maria das Graças Foster, executiva da Petrobrás, promovida. OOOO Era Diretora de Gás e Energia, será a nova Presidente. OOOO Amaro Bernardo da Silva, 59, motorista de taxi, passou. OOOO Era o último motorista de taxi Fusca, nele assassinado. Recife. OOOO













2 comentários:

O Corsário Viajante disse...

Como sempre, excelente texto.

Quim disse...

Na foto do 308 está escrito 208.
Ótimo texto.