terça-feira, 14 de agosto de 2012

NÃO LIGUE SEU AR CONDICIONADO EM ALTA ROTAÇÃO!

Uma coisa que pouca gente sabe e que ninguém diz é para não ligar o compressor quando motor estiver em giros altos. O compressor é acionado pelo motor do carro através de uma polia eletromagnética conectada à polia inferior do motor por uma correia. Com o  sistema desligado a correia gira junto com o motor mas a polia, que tem uma parte externa e outra interna, só gira a primeira parte. A interna é ligada a ela por eletro imãs que as solidarizam quando necessário. normalmente isso acontece no regime de marcha lenta, a 500/800 RPM, quando o impacto dessa união é mínimo e previsto no projeto do sitema. Mas quando o motor está girando a 3 mil RPM, como é o caso de muitos carros em velocidades ao redor de 120 km/h, por exemplo, a polia e a correia sofrem  um esforço súbito muito forte, um tranco cavalar. 

Essa mesma correia aciona em muitos casos a bomba d´água e o alternador e a bomba da direção hidráulica, a chamada correia poly V dos carros modernos que faz um caminho de rato por entre as diversas polias do motor. um, dois dez, cem trancos e um dia a casa cai, a correia quebra e você fica sem eletricidade, refrigeração do motor e direção, a chamada saia justa, perincipalmente se for na estrada onde acontece uma maior velocidade sempre. Veja nas fotos como a polia, a preta, é sediada na ponta do compressor e tem fios que ligam ou desligam os eletro imãs.
a solução é simples: poupe sua correia e suas polias pisando na embreagem e deixando a rotação do motor cair antes de apertar o botão do ar condicionado, aquele com o pictograma do cristal de gêlo. assim o compressor é inicializado com o motor em baixa rotação e o impacto é menor. Afinal carinho, mesmo com a máquina, nunca é demais...
Outro conselho útil é ao ligar seu ar em um dia muito quente,com o carro estacionado no Sol, abra as janelas e faça ar fresco circular no interior do carro. Além de "limpar o ar interno dos gases nocivos evaporados dos plasticos do interior também facilita a vida do sistema ao permitir a respiração de ar menos quente, tornado a ssim a perda de temperatura mais rápida e eficiente. E nunca use a circulação de ar externo fechada em dias de chuva ou os vidros fechados acabarão mais embaçados ainda.

24 comentários:

Zé Rodrigo disse...

Há controvérsias. E quando o termostato desliga o compressor em função da temperatura definida ter sido alcançada, mais adiante, quando a temperatura subir, o mesmo termostato vai acionar o compressor e isto se fará a qualquer rotação que esteja o motor.

Sacco disse...

O Mahar está se referindo aos sistemas mais simples que não são "gerenciados" por termostatos. Aluguei um Palio 2012 mês passado e o sistema era on/off. O do Citroën, que tenho mais familiaridade tem um engenho de acoplamento da polia mais delicado, por assim dizer.

ISHI AR CONDICIONADO 47 32649677 www.ishi.com.br disse...

OLÁ, UM ALUNO ME MANDOU UM EMAIL CONTENDO ESTE COMENTÁRIO. NÃO COSTUMO QUESTIONAR OU FICAR CRITICANDO ESSES TEXTOS, MAS NESTE CASO, TIVE QUE FAZER UM COMENTÁRIO:

NÃO SEI DE ONDE VOCE TIROU ESTA “PÉROLA”, MAS LAMENTÁVELMENTE, APESAR DA BOA VONTADE DO TAL GERENTE, LHE FALTOU UM POUCO DE CONHECIMENTO NO ASSUNTO.

REALMENTE ESTE MODELO DE COMPRESSOR É ACIONADO POR UMA EMBREAGEM.
ACONTECE QUE ESTE COMPRESSOR É DE FLUXO FIXO, OU SEJA ELE NÃO TEM AUTOCONTROLE DE FLUXO DE “GAS”, POR ISSO O SISTEMA NECESSITA DE UM CONTROLE ANTICONGELAMENTO DO EVAPORADOR , VULGO “TERMOSTATO”.

QUANDO O SISTEMA DE AR CONDICIONADO FUNCIONA, O EVAPORADOR VAI PERDENDO TEMPERATURA E QUANDO CHEGA POR VOLTA DE ZERO GRAU, O COMPRESSOR TEM QUE PARAR DE FUNCIONAR, CASO CONTRÁRIO, A ÁGUA DE CONDENSAÇÃO DO AR QUE PASSA PELO EVAPORADOR COMEÇARÁ A CONGELAR NAS SUAS ALETAS, CAUSANDO UMA BARREIRA DE “GELO” NO EVAPORADOR, DIFICULTANDO OU IMPEDINDO A PASSAGEM DO AR PELO EVAPORADOR.

RESUMINDO, DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS, VAIJANDO OU NÃO, O COMPRESSOR VAI DESLIGAR, COMANDADO PELO “TERMOSTATO” 9ou sensor anti congelamento) E LOGO DEPOIS VAI TORNAR A LIGAR, ESTE CICLO IRA SE REPTIR SEMPRE, CONTINUAMENTE, COMO EM UMA GELADEIRA, OU AR CONDICIONADO DE PAREDE.

AGORA IMAGINE SE OS PROJETISTAS NÃO LEVASSEM ISTO EM CONSIDERAÇÃO, DEVERÍAMOS PISAR NA EMBREAGEM E TIRAR O PÉ DO ACELERADOR ANTES DO COMPRESSOR ENTRAR EM FUNCIONAMENTO, PARA ALIVIAR ESTE ACIONAMENTO EM “ALTA ROTAÇÃO”.

É POR ISSO MESMO QUE EXISTE UM SISTEMA DE EMBREAGEM, ONDE OS MATERIAS SÃO DIMENSIONADOS PARA SUPORTAR ESTE TORQUE, ATRITO, ROTAÇÃO, TEMPERATURA, ETC.

Mesmo em compressores de fluxo variável que não necessitam sensores anticongelamento no evaporador, não há perigo algum em ligar o compressor em alta rotação em condições normais. O sistema foi projetado para isso.

O SISTEMA DE AR CONDICIONADO É CERCADO DE MITOS E ESTE É MAIS UM DELES.

Marcus Victoriae disse...

Vi9vendo e aprendendo né meu caro Mahar .....

Anônimo disse...

Bom, já esta esclarecido. Pessoal começou com esse papo em churrasco. Sistema tem embreagem, termostáto atua desligando e religando automaticamente a quando necessário. Então, aperta a qualquer rotação e bota pra F.

Vitor disse...

Amigos, eu também não acreditava nisso não, pelo menos até ontem. Mas um amigo de confiança, num grand siena 2013, há 10 dias atrás, ligou o ar condicionado quando estava a uns 130 km/h. O ar nem chegou a gelar, e quando levou a um mecânico, abriu e tava cheio de óleo no compressor. Resultado: vai gastar R$ 1800,00 em um novo!

Unknown disse...

Vitor,

Tem alguma coisa errada nessa historia do seu amigo. Todo compressor precisa de óleo pra funcionar, inclusive o meu parou pq o mecânico trocou colocou o gas e não colocou oleo, resultado o compressor travou. Fale para o seu amigo procurar uma segunda opinião!

Anônimo disse...

Desculpe, mas esse texto é uma grande bobagem. O sistema de controle do ar condicionado liga e desliga o compressor, automaticamente, o tempo todo e em qualquer rotação, então é obvio que o sistema esta dimensionado para suportar esses esforços.

Thiago disse...

Boa tarde,

Alguem sabe me dizer ou onde consigo achar o torque e a rpm minima para funcionar um compressor de ar condicionado automotivo?

thiagopelluso@hotmail.com

Unknown disse...

o sr ja ouviu ALGUMA VEZ NA VIDA A PALAVRA MANUTENÇAO PREVENTIVA.TROCA DE OLEO .CORREIA,OLEO DE FREIO ETC,QUANDO CHEGA NA KILOMETRAGEM DE RODAGEM

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola amigos, meu carro se eu pegar uma br ele gela pelo menos meia hora e depois para começa a sair uma fumacinha tipo gases pelas saidas de ar e sua a telinha. E dento da cidade ele gela normal. O que pode ser isso? Palio fire 2010.

Unknown disse...

Ola amigos, meu carro se eu pegar uma br ele gela pelo menos meia hora e depois para começa a sair uma fumacinha tipo gases pelas saidas de ar e sua a telinha. E dento da cidade ele gela normal. O que pode ser isso? Palio fire 2010.

José Rezende - Mahar disse...

Experimente aumentar a temperatura no termostato do sistema de ar condicionado pois na estrada fica frio demais. A fumaça é vapor d´águua.

Anônimo disse...

Amigos alguém. Poderia me ajudar pôr favor. O ar do meu honda fit nao funciona em dias muito quente, notei que o compressor não arma em dias quentes.

Anônimo disse...

Ninguem entende nada de ar condicionado automotivo.

Alex Santos disse...

Pode ser excesso de pressão! Leve o carro pra dar uma olhada na pressão, agora é bom vc ir quando eativer quente, pois a pressão do gás muda de acordo com a temperatura ambiente.

Unknown disse...

Olá estou com problema no meu ar condicionado, tenho um cílio 1.0 16v , meu ar gela muito bem quando estou a 50 km/h, quando passo dos 60 ou 70 km/h ele para de gela , não gela mas , só fica ventilando mas não gela, aí quando reduzo a velocidade volta a gela.

Unknown disse...

Eu tenho um palio fire e meu carro desliga o ar quando o mesmo está em uma temperatura bem fria. Já é o segundo palio que eu possuo que também apresenta essas características.

Anônimo disse...

Mito !!!! o ar condicionado possui uma embreagem, ou seja, independente do giro nao vai fazer esforço, nao aitera em nada o compressor. abç

Unknown disse...

Boa tarde! Já passei por isso, o termostato ta ruim e o ar não desliga automaticamente, o que congela e impede que o ar passe, troca o termostato, uma dica: no meu caso coloquei um termostato universal, não precisou desmontar o painel para tirar o outro, saiu bem mais barato

Alexandre disse...

ESTOU COM O MESMO PROBLEMA ... ALGUÉM SABE O QUE É
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Olá estou com problema no meu ar condicionado, tenho um cílio 1.0 16v , meu ar gela muito bem quando estou a 50 km/h, quando passo dos 60 ou 70 km/h ele para de gela , não gela mas , só fica ventilando mas não gela, aí quando reduzo a velocidade volta a gela.

Anônimo disse...

Mas o compressor é cheio de oleo, é o lubrificante dele!

Unknown disse...

Olá, estava viajando hoje com o ar condicionado ligado, de repente o vidro ficou todo congelado esbranquiçado, não dava para ver nada. Liguei o alerta e parei no acostamento para ver o que tinha acontecido. O vidro congelou pelo lado de fora. Alguém pode me ajudar. Palio 2010 economy celebration